Fazer algo pela primeira pode envolver uma série de sensações, como suor nas mãos, batimentos cardíacos e respiração acelerados, pupilas dilatadas, entre outras. Tudo isso acontece por conta da adrenalina, um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais que tem como objetivo deixar o indivíduo em estado de alerta, algo bastante comum quando se está frente ao desconhecido, o que pode incluir tanto saltar de asa delta quanto falar para um grande público. Continue acompanhando e saiba mais a respeito de o que é adrenalina e qual é a sua importância na vida dos seres humanos.
Contents
Entenda Melhor o Que é Adrenalina e Como Ela Se Manifesta
O corpo humano é fantástico e muito sábio, por isso, cada uma de suas funções tem uma razão para existir. A adrenalina é um bom exemplo disso, pois é responsável por aumentar a frequência cardíaca e as contrações musculares, a fim de manter o bombeamento de sangue e oxigênio para os músculos e o cérebro quando em condições de estresse fisiológico, o que a torna um hormônio de sobrevivência.
Ela nos ajuda a sermos rápidos ou fortes quando estamos sob algum tipo de ameaça, que pode ser real, como no caso de um ataque de animal selvagem, ou imaginária, ao falar para um grande público pela primeira vez. Desse modo, quando há algo que o cérebro considera perigoso, a adrenalina fornece a força necessária para que o indivíduo fique e o enfrente ou possa correr para longe, ambas ações que demandam força muscular.
A adrenalina gera as mudanças fisiológicas que o corpo precisará para atacar, se defender ou fugir. Então, mesmo antes de a pessoa reagir ou realizar qualquer uma das outras ações disponíveis, seu coração e seus músculos já estarão prontos para o que for necessário. E se nos primórdios da humanidade esse hormônio era parte de um mecanismo de sobrevivência para que os primeiros seres humanos pudessem vencer competições por terras e comida, hoje se manifesta em outros tipos de situação.
No início de uma competição de corrida, por exemplo, os atletas ouvem o aviso para que se preparem para a largada. Então, se agacham e já podem perceber seu coração acelerando e os músculos se contraindo. Esse é um sinal de que a adrenalina já está presente no sangue de cada um deles, assegurando que estejam prontos para darem o seu melhor assim que ouvirem o comando.
Relação Entre a Adrenalina e Sair da Zona de Conforto
Para o ser humano em geral, o conforto está em fazer coisas seguras, que já se sabe o resultado, como, por exemplo, ir para o trabalho, realizar suas funções de praxe, voltar para casa e assim por diante. Grande parte de nossas ações do dia a dia seguem essa linha e está tudo bem. Porém, o problema acontece quando uma pessoa se recusa a sair dessa zona confortável, deixando de lado os seus sonhos por medo de não ser capaz de alcançá-los.
A melhor maneira de se libertar do medo de sair da zona de conforto é agindo, simples assim. Claro, sempre considerando as possíveis consequências e zelando pela sua segurança, que pode ser física, emocional, financeira ou envolver outros aspectos relacionados ao que deseja fazer. É necessário se forçar a dar esse primeiro passo para que sinta a adrenalina de fazer algo pela primeira vez e tenha vontade de experimentar essa sensação novamente.
É claro que a intenção disso não é tornar ninguém um dependente de adrenalina, que precisa dela com frequência para se sentir feliz. Mas sim retirar essa nuvem de medo que paira sobre o desconhecido para muitas pessoas, pois você só sabe se vai conseguir realizar algo se tentar e, também, porque falhar não é o fim do mundo e é principalmente nesse tipo de experiência que temos a oportunidade de crescer e evoluir.
5 Dicas Para Sair da Zona de Conforto e Sentir o Poder da Adrenalina
Por mais assustador que algo que é desconhecido para você pareça, enfrentar o medo irá lhe render ondas poderosas de energia e adrenalina. Então, terá a oportunidade de experimentar uma sensação maravilhosa de satisfação por ter se permitido ir além. Confira, a seguir, dicas que irão te ajudar nessa missão de libertação e desenvolvimento.
1 – Faça Coisas Que Nunca Fez
Uma ótima maneira de começar a perder o medo de sair da zona de conforto é inserindo na sua rotina coisas que nunca fez. Praticar um novo esporte, viajar sozinho para um lugar diferente, conhecer lugares novos na sua cidade, participar de eventos da sua igreja ou bairro, enfim, as oportunidades são diversas, basta que amplie a sua visão para identificá-las.
2 – Expresse Sua Opinião Mais Vezes
Geralmente, pessoas que sentem receio de sair da zona de conforto costumam guardar para si suas opiniões, principalmente aquelas sobre temas mais polêmicos. Se esse é o seu caso, experimente começar a se expressar, mas, claro, sempre de forma educada e tomando o cuidado para evitar entrar em brigas desnecessárias.
3 – Acrescente Novidades à Sua Rotina
Você costuma almoçar no mesmo restaurante todos os dias, ouvir as mesmas músicas, praticar o mesmo esporte? Que tal acrescentar um pouco de novidade à sua rotina? Saiba que pequenas mudanças podem te ajudar a alcançar grandes resultados, experimente e poderá comprovar isso.
4 – Converse Com Pessoas Diferentes
Quando estiver no ponto de ônibus ou na fila do banco, por exemplo, experimente tirar os fones de ouvido e conversar com as pessoas. Faça isso também no trabalho, na vizinhança e em qualquer oportunidade que surgir. Conversar com pessoas com as quais você não tem proximidade e que têm opiniões diferentes das suas irá te ajudar a se familiarizar com o novo cada vez mais.
5 – Permita-se Tentar
Sempre que sentir vontade de fazer algo, não permita que o medo de não conseguir te paralise. Lembre-se que só saberá se vai conseguir algo se realmente tentar. Então, se permita e siga adiante, claro, considerando as consequências e fazendo o que puder para minimizar os riscos envolvidos.
Após experimentar a adrenalina de sair da zona de conforto, verá o quanto é fantástico superar limites e se tornar consciente no extraordinário poder de ação e realização que possui. Ouse seguir em frente e ir além!
Copyright: 1152836891- https://www.shutterstock.com/pt/g/redlinevector