E se houvesse alguém capaz de motivar os atletas, ajudá-los a compreender as suas forças e as suas fraquezas, auxiliar na definição dos seus objetivos e traçar estratégias que permitem o alcance dessas metas nos esportes de alto rendimento? O Brasil certamente seria uma potência olímpica, não é mesmo?

Bem, o fato é que essa pessoa existe. Estamos falando do coach desportivo (ou “coach esportivo”, como preferir). Esse profissional se utiliza de toda a base de conhecimentos do coaching aplicando-a especificamente ao desempenho dos atletas, sejam eles amadores, sejam eles profissionais de alto rendimento.

Neste artigo, você vai compreender tudo sobre o funcionamento desta modalidade de coaching e sobre os benefícios que ela oferece. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O que é o coaching desportivo?

O coaching desportivo é uma modalidade específica de coaching que emprega todos os conhecimentos e ferramentas típicos da área ao alcance da excelência no mundo dos esportes. Assim, ele pode ser aplicado não apenas aos próprios atletas, mas também aos seus treinadores e aos demais profissionais desse universo tão complexo.

O mundo dos esportes lida essencialmente com a competição, com a performance física e com a administração das emoções. Enquanto os treinadores conhecem os processos específicos de formação do atleta em cada modalidade, o papel do coach desportivo consiste em ajudar o atleta a conhecer a si mesmo, a definir os seus objetivos, a estabelecer as suas forças e os seus pontos que precisam de mais desenvolvimento e a administrar adequadamente as suas emoções.

O processo de coaching desportivo ocorre normalmente, como o coaching tradicional. São realizados encontros, denominados sessões, entre o coach e o coachee (a pessoa que passa pelo processo de coaching). Em cada sessão, há um mergulho em uma jornada de autoconhecimento e de desenvolvimento de um mindset vencedor, beneficiando a performance do atleta, do treinador, enfim, da pessoa que estiver ali. A ideia é fazer uma boa gestão de competências, organizando a carreira como um todo.

Como o processo funciona?

PSC

O objetivo do coaching desportivo é auxiliar o atleta na obtenção de uma carreira de alta performance, ou seja, de grandes resultados na modalidade escolhida. O coach jamais dirá ao atleta quais provas ele deve escolher ou quais treinamentos físicos ele deve realizar. Ele vai apenas questionar o atleta para que ele mesmo identifique as suas forças e faça escolhas compatíveis com os seus objetivos e competências.

O coach realiza um trabalho essencialmente mental e emocional, ajudando o atleta a superar as suas crenças limitantes. Ele facilita o processo por meio do qual o atleta define os seus objetivos e desenha as estratégias essenciais para alcançá-los. No entanto, o coach não é um treinador. Ele jamais vai oferecer rotinas de treinamentos ou dietas, por exemplo.

O trabalho do coach desportivo é orientar o atleta emocionalmente, despertando uma postura de equilíbrio mental e de autoconfiança. São trabalhados os valores, os padrões de pensamento e de comportamento, o autoconhecimento e a superação das barreiras pessoais do coachee.

As principais qualidades desenvolvidas no coaching desportivo são: concentração, foco, dedicação, disciplina, autoestima, autoconfiança, equilíbrio emocional e motivação. Com base no desenvolvimento dessas competências de forma contínua, o coach e o coachee conseguem determinar um plano de alcance dos objetivos profissionais do atleta, acompanhando a evolução identificada e promovendo os ajustes necessários no processo.

Quais são as vantagens proporcionadas?

O processo de coaching desportivo é extremamente útil, não apenas para que o atleta obtenha bons resultados na modalidade escolhida. A ideia é que ele também tenha recursos mentais e emocionais para lidar com as adversidades, como a pressão externa, as rivalidades, os momentos de derrota, as lesões, e por aí vai.

O bom desempenho dos esportes consiste sempre no jogo externo e no jogo interno. O externo depende das competências técnicas do esporte, mas o jogo interno depende das competências pessoais mentais, como as já citadas acima. É no jogo interno que o coaching desportivo canaliza as suas energias e conhecimentos.

  • Aos treinadores

Para os treinadores que se submetem ao processo de coaching, o principal benefício obtido com a técnica é a construção de um relacionamento saudável com os seus atletas. O treinador é um líder que, como qualquer outro, precisa transmitir confiança aos seus liderados. Para isso, ele precisa ser um grande motivador e uma pessoa com boa compreensão das instabilidades emocionais típicas da vida de qualquer atleta. Basicamente, o coaching para treinadores trabalha todas as habilidades de liderança.

Além disso, ele precisa agir com experiência e com confiança, de modo que o próprio atleta perceba que está em boas mãos. Para isso, os treinadores desenvolvem, no processo de coaching, as suas competências comunicacionais, ou seja, a sua capacidade de se dirigir ao atleta com clareza e objetividade, engajando as equipes e lidando adequadamente com cada atleta (potencializando as suas qualidades e administrando os seus pontos de desenvolvimento).

  • Aos atletas

Para os atletas que participam das sessões de coaching, como você já percebeu, o trabalho realizado é essencialmente estratégico e emocional. Estratégico no sentido de que permite que o próprio atleta identifique as suas forças e fraquezas, determine os seus objetivos no esporte e trace estratégias de sucesso para alcançar esses objetivos (sempre com a supervisão do seu treinador).

Além disso, o processo é emocional porque permite ao atleta administrar as suas emoções diante das inseguranças da vida esportiva, isto é, diante dos adversários, das lesões, das pressões externas (torcida, mídia, colegas etc.), enfim, que saiba lidar adequadamente com todos esses fatores.

É da combinação entre a estratégia e a inteligência emocional que surge um atleta vencedor, ou seja, alguém que conquista bons resultados e que, acima de tudo, é feliz fazendo o que faz. O coaching desportivo pode ser aplicado aos atletas individualmente ou a equipes inteiras, explorando a coletividade, a cooperação, o respeito aos colegas, os objetivos coletivos e a comunicação eficaz entre todos.

Conclusão

Além dos atletas e dos treinadores, outros profissionais do mundo do esporte também podem realizar sessões de coaching para que sejam cada vez mais bem-sucedidos em seus trabalhos. Estamos falando de nutricionistas, fisioterapeutas, preparadores/educadores físicos, médicos e psicólogos do esporte.

O processo de coaching, portanto, é bastante completo, mas não substitui o trabalho dos treinadores. Ao contrário, ele atua como um complemento de autoconhecimento, permitindo que o atleta encontre os seus pontos fortes — que podem e devem ser explorados para que ele obtenha melhoras expressivas em seu desempenho e, consequentemente, alcance os objetivos que ele mesmo definiu para a sua trajetória. Tudo isso só é possível com uma administração eficaz das emoções nesse processo.

O coaching desportivo tem crescido muito, sendo inclusive aplicado em copas do mundo de futebol e em jogos olímpicos. A complementaridade entre o bom desempenho físico e o bem-estar mental é nítida e tem adquirido fundamental importância, sempre que os melhores atletas do Brasil e do mundo demonstram esse equilíbrio fundamental entre as duas forças.

E você, querida pessoa, sabia que o coaching desportivo pode promover tanto progresso nas carreiras do esporte? O que pensa sobre o tema? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!