Não é novidade para ninguém que o comércio digital, ou e-commerce, não para de crescer. Diante desse novo comportamento do consumidor, é fato que as lojas físicas precisam ser repensadas. Ao mesmo tempo, tudo aquilo que envolve comunicação digital e logística precisa ser arquitetado com muito cuidado, pois esses aspectos fazem toda a diferença na relação marca-consumidor na atualidade.
É nesse contexto que surge o conceito de dark store, cuja tradução literal do inglês é “loja escura”. Mas em que consiste esse conceito no âmbito dos negócios? Por que ele tem ganhado importância nos últimos tempos? É o que você vai conferir no artigo a seguir. Continue a leitura e saiba mais!
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Dark store: o que é?
Com o crescimento do e-commerce, a logística tornou-se um grande critério de desempate entre as empresas mais e menos bem-sucedidas em satisfazer o cliente. Nessa realidade, é fundamental transportar e entregar o que o cliente deseja em segurança e no menor prazo possível. Por isso, surgiram as dark stores, também conhecidas como ghost stores (lojas-fantasma).
São lojas físicas fechadas para o consumidor final. Elas funcionam basicamente como armazéns ou pontos de distribuição espalhados por lugares estratégicos, apenas para acelerar a retirada de produtos e a entrega dos itens nas casas dos clientes. A rede de supermercados australiana Coles adotou esse modelo de negócios em 2016, ao notar que os corredores das lojas ficavam lotados de carrinhos de pessoas que já haviam feito pedidos online, prejudicando a experiência de compra dos consumidores físicos.
Durante a pandemia de Covid-19, esse tipo de loja ganhou força, pois, já que as lojas físicas ficaram fechadas ao público, muitas delas atuaram como armazéns e pontos de distribuição, facilitando a logística para dar conta dos pedidos digitais. É uma tendência que tende a continuar.
Quais tipos de dark store existem?
O objetivo das dark stores é aprimorar a experiência de compra online, por meio de uma logística eficaz. Nesse sentido, há 2 modelos dessas lojas, que variam de acordo com as características de cada empresa.
- Lojas 100% voltadas à distribuição: nesse caso, a loja física é 100% fechada para o consumidor final. Ela é apenas um canal de distribuição, devendo ser organizada pensando na praticidade e no trabalho dos profissionais da loja, e não no consumidor;
- Lojas híbridas: nesse caso, a loja é dividida em dois espaços: uma área de organização logística para os pedidos online e uma área de vendas presenciais. O consumidor só tem acesso a essa última parte.
Quais são os benefícios da adoção do modelo dark store?
Agora que você já compreende o significado e os tipos de dark store que existem, é hora de conferir as vantagens que esse modelo de negócios pode proporcionar às empresas que o adotarem.
1. Logística facilitada
Conforme citamos, as dark stores são centrais de distribuição de produtos espalhadas geograficamente para atender aos pedidos online. Assim, fica mais fácil que o cliente seja atendido por uma loja que esteja mais próxima da sua residência, o que tende a tornar o processo de entrega não apenas mais rápido, como também mais barato. Caminhões, carros, motos e até mesmo bicicletas podem ser utilizados, já que as distâncias tendem a ser menores.
2. Operações simplificadas
Nas dark stores, a organização do ambiente não leva em consideração as estratégias clássicas para atender ao consumidor final. Aqui, o objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores da loja, na hora de organizar os pedidos. Assim, todos os espaços da loja e até mesmo as áreas de checagem e pagamento são estrategicamente projetados para dar conta das solicitações digitais de produtos.
3. Benefícios financeiros
Na estratégia das dark stores, as lojas físicas com uma performance de vendas baixa podem se tornar dark stores e, com isso, tornarem-se mais lucrativas. Quando posicionados estrategicamente, esses pontos de distribuição facilitam a logística dos pedidos online e, consequentemente, melhoram a experiência de compra do consumidor nas demais lojas físicas — que não precisam mais se preocupar com os pedidos digitais. Assim, a empresa como um todo tende a lucrar mais.
4. Estoques mais eficazes e organizados
Nas dark stores, os sistemas tecnológicos permitem um acompanhamento mais preciso de cada produto, direcionando os pedidos dos estoques para as lojas mais estratégicas no atendimento a cada consumidor — considerando a distância, o tempo e o preço da entrega em cada caso. Esse acompanhamento ameniza os riscos de solicitação de produtos com baixo estoque ou de o item já estar no carrinho de outra pessoa.
5. Acompanhamento de hábitos de consumo
A distribuição geográfica das dark stores oferece, ainda, um benefício muito interessante: permitir o conhecimento dos hábitos de consumo das pessoas e como eles variam de um lugar para outro. Isso possibilita fazer testes, por exemplo, ao introduzir produtos novos em determinadas regiões, verificando como eles são aceitos antes de abrir a sua comercialização para toda a área atendida pela empresa. Isso gera uma economia financeira nesses testes.
6. Funcionamento 24 horas por dia
Por fim, por mais que algumas lojas físicas operem 24 horas por dia, ainda há muitos obstáculos nesse procedimento: organizar equipes para o turno da madrugada, lidar com a baixa demanda noturna, além das questões de segurança. No caso das dark stores, como elas são fechadas ao público geral, nada as impede de funcionar 24 horas por dia, afinal de contas, o objetivo delas é atender o cliente online. Isso permite que haja uma redução no tempo de entrega e mais satisfação ao consumidor.
Como você pode perceber, as dark stores são pontos de venda espalhados estrategicamente pela área atendida pela empresa. Não são lojas destinadas ao atendimento presencial ao consumidor, mas sim pequenas redes de distribuição que facilitam a entrega dos pedidos online, o que gera mais praticidade e economia ao trabalho da empresa, ao mesmo tempo em que aumenta a satisfação do consumidor, devido à proximidade e ao prazo de entrega acelerado.
E você, querida pessoa, o que pensa sobre o conceito de dark store? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!