Você já ouviu falar em logística? Hoje em dia, essa área do conhecimento aparece como nome de departamentos empresariais e até mesmo como título de cursos de ensino técnico e superior. Trata-se de um setor extremamente importante para as empresas — não apenas para que garantam a sobrevivência, mas também para que progridam continuamente.

Uma boa logística evita o desperdício de recursos diversos — tempo, máquinas, tecnologias, pessoas, produtos, materiais e, consequentemente, de dinheiro. Em contrapartida, o descuido nessa área pode provocar graves crises. Mas afinal de contas, o que é a logística? Em quais setores ela se subdivide? É o que você vai descobrir neste artigo. Continue e tenha uma excelente leitura!

O que é logística?

“Logística” é um termo originário do grego, tendo a mesma raiz do raciocínio lógico-matemático. O primeiro contexto em que foi utilizado foi durante as guerras, a fim de descrever as movimentações das tropas, as organizações dos combatentes e a administração dos mantimentos em tempos de recursos escassos.

Hoje em dia, a logística é uma especialidade da administração de empresas que tem como função orquestrar os seus processos de estocagem de materiais, embalagem, transporte de mercadorias e abastecimento de insumos que garantam a execução das atividades da organização.

A função da logística não é apenas garantir a sobrevivência da empresa, mas fazer isso de modo estratégico, com o objetivo de otimizar a utilização dos recursos disponíveis, melhorando a situação financeira da organização e também a própria satisfação dos clientes.

Qual a importância dessa área?

A logística cuida de diferentes aspectos essenciais às atividades de uma empresa, como a gestão de estoques, o gerenciamento de compras, a armazenagem de produtos, a distribuição de pedidos e a entrega das mercadorias. Se a empresa consegue coordenar todos esses processos com um controle rígido e atualizado, ela não terá problemas como: atrasos em entregas, falta de materiais, produtos encalhados ou crises financeiras por desperdício de recursos.

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Um bom controle logístico possibilita, na verdade, o oposto: a redução do desperdício e dos gastos, permitindo que a empresa economize montantes financeiros que possam ser aplicados em novos produtos e serviços, satisfazendo o cliente de forma cada vez melhor.

Por conta disso, a logística é fundamental no planejamento estratégico da empresa, já que impacta diretamente todos os outros setores, como a produção, o marketing, as vendas e o departamento financeiro. A rápida identificação dos problemas na logística permite que eles sejam prontamente resolvidos, de modo que as demais áreas corporativas não sejam prejudicadas.

Quais setores compõem a logística empresarial?

A logística de uma empresa é composta por um somatório de fatores, sendo que todos eles devem ser cuidados e orquestrados em sintonia. Podemos subdividi-la em 7 desses fatores, que você compreenderá melhor a seguir.

1. Armazenagem

A armazenagem consiste na correta conservação de todos os materiais e produtos que a empresa deve manter nas suas dependências. Quando executada corretamente, ela evita desperdícios (especialmente com materiais perecíveis), impactando diretamente os estoques. Assim, a empresa deve considerar o espaço disponível para a armazenagem, a infraestrutura necessária, a iluminação, a temperatura do ambiente e a segurança dos materiais, de modo a preservar a qualidade das mercadorias ao máximo possível.

2. Embalagem

A embalagem é o nome dado ao processo que reveste e protege as mercadorias, de modo que sejam adequadamente prevenidos problemas como perda de conteúdo, danos físicos, amassados, e riscos à segurança das pessoas que manipularem o objeto. Sendo assim, a embalagem de louças, por exemplo, precisa seguir um protocolo determinado, geralmente com plástico-bolha e caixas que garantam tanto a integridade dos objetos durante o transporte e a entrega quanto a segurança de quem os manipular.

3. Estoque

A gestão de estoques depende de uma análise contínua sobre os dados de vendas e demanda por determinados produtos e materiais. Essa análise permite que os estoques estejam em equilíbrio, ou seja, sem mercadorias encalhadas (que podem estragar), mas também sem que venham a faltar diante das solicitações dos clientes. Essa relação entre a oferta e a demanda exige monitoramento de dados, muita matemática e alguma sensibilidade para acompanhar as movimentações do mercado.

4. Gestão da informação

Não são apenas os produtos e materiais que circulam pela empresa que devem ser administrados pela logística. A própria informação também deve ser adequadamente gerenciada, atualizada e divulgada.

Dessa forma, a área de logística também deve fazer relatórios estatísticos transparentes e atualizados, com todos os dados referentes aos estoques, pedidos, entregas, atrasos, transportes, avarias etc. Relatórios completos e atualizados permitem uma tomada de decisões mais eficaz, capaz de proteger as finanças da empresa, desde que os dados sejam corretamente interpretados.

5. Processamento de pedidos

O processamento de pedidos corresponde à subdivisão da logística que é responsável por preparar, transmitir, receber e registrar os pedidos. Devem ser emitidos relatórios sobre os status dos pedidos — se já foram recebidos, preparados, transportados e entregues. Essa área compõe a chamada cadeia logística, um processo essencial para qualquer empresa que tem o objetivo de entregar os seus produtos e prestar os seus serviços sem atrasos.

6. Transporte

O transporte é uma das subáreas mais conhecidas da logística das empresas. Ele é responsável por levar mercadorias, equipamentos, matérias-primas e até mesmo pessoas de um lugar a outro, a fim de garantir o andamento das atividades.

Esse setor concentra a maioria dos custos da logística, de modo que é sempre importante estudar meios de reduzir gastos, sem que isso comprometa a segurança e a pontualidade das entregas que devem ser feitas. A definição dos cronogramas, das rotas, das medidas de segurança, dos meios de transporte e da empresa transportadora são obrigações dessa área.

7. Supply Chain

Supply Chain é um termo em inglês, traduzido como “cadeia de suprimentos”, responsável por atender os próprios funcionários da empresa, as empresas parceiras, os fornecedores, as transportadores, enfim, todos os que atuam nas atividades corporativas. Essa área deve abastecer cada um desses grupos com tudo aquilo que lhes seja necessário para cumprir adequadamente as suas respectivas funções. Além disso, deve também trabalhar para manter esses grupos cada vez mais integrados, de modo a satisfazer o cliente da melhor maneira.

Como é possível perceber, a logística das empresas é uma área rica, que consiste em um somatório de diferentes funções. Todas elas são essenciais para que as atividades da organização sejam executadas com excelência e pontualidade, garantindo segurança, celeridade, eficiência e satisfação total do cliente. Para isso, é preciso contar com organização, planejamento estratégico e monitoramento atualizado de dados em cada uma das subáreas acima.

E você, querida pessoa, conhecia todas essas responsabilidades da área da logística nas organizações? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!