Todas as pessoas carregam uma ampla bagagem de conhecimento, habilidades e sentimentos, mas também de frustrações, medos e falhas. Por conta disso, muitas vezes, a visão individual da realidade não é capaz de mostrar claramente qual é o próximo passo que podemos dar ou o que podemos fazer para melhorar o nosso dia a dia.

Visando à criação de uma consciência maior e melhor sobre esses conhecimentos e habilidades, o coaching surgiu como uma poderosa ferramenta que potencializa o desenvolvimento humano. Neste artigo, você vai compreender em que consiste esse método e o que faz um profissional dessa área. Para saber mais sobre o tema, basta continuar a leitura a seguir!

Mas afinal, o que é coaching?

O coaching é a melhor e mais eficiente ferramenta de capacitação humana e também é uma das carreiras que mais crescem no Brasil e no mundo. É um conjunto de conhecimentos, ferramentas e técnicas que facilitam o alcance de resultados de forma acelerada.

Atrelado a diferentes áreas do conhecimento, como a administração de empresas, a gestão de pessoas, os recursos humanos e a psicologia, o coaching visa ao encontro de soluções e ao alcance acelerado de metas previamente estabelecidas nos âmbitos profissional, pessoal, social e familiar. Essa metodologia é aplicada por um profissional devidamente habilitado: o coach. Já o indivíduo que recebe a orientação do coach é denominado coachee.

Hoje em dia, é possível vivenciar o processo de coaching para alcançar resultados extraordinários em diferentes áreas da vida.

Na vida profissional, podemos encontrar:

  • Coaching familiar;
  • Coaching de relacionamento;
  • Coaching espiritual;
  • Coaching financeiro;
  • Coaching esportivo;
  • Coaching de emagrecimento;
  • Coaching nutricional;
  • Coaching de inteligência emocional.
PSC

Já no que diz respeito à vida profissional, podemos encontrar:

  • Coaching corporativo;
  • Coaching de carreira;
  • Coaching para concursos;
  • Coaching de equipes;
  • Coaching de vendas;
  • Coaching de empreendimento;
  • Coaching de recrutamento;
  • Coaching de liderança.

O que faz um coach?

O coach é o profissional que conduz todo o processo de coaching. Ele possibilita uma parceria extremamente eficaz, que auxilia os clientes — ou coachees —, no alcance de resultados positivos nas suas vidas. O processo pode ser feito em grupo ou individualmente.

Nas sessões de coaching, o coach (profissional) e o coachee (cliente) trabalham com foco na conversação e, por meio da observação, perguntas poderosas, feedbacks, técnicas e ferramentas, o profissional contribui para o aprimoramento intelectual, comportamental e emocional do cliente.

Essa interação entre o coach e o coachee possibilita a criação de um ambiente seguro para a clareza de valores, a tomada de decisões, o planejamento de vida e carreira e, principalmente, as ações.

Assim, o coachee poderá expandir o seu relacionamento interpessoal, melhorando aspectos como: comunicação, liderança, motivação, trabalho em equipe, respeito às diferenças, adaptação a mudanças, foco, planejamento e melhorias de desempenho e produtividade na área trabalhada.

Quanto à expansão no âmbito intrapessoal, são trabalhados aspectos como: administração emocional, autoconhecimento, quebra de crenças limitantes, definição de valores e missão de vida, definição de objetivos e metas pessoais e profissionais e fortalecimento da autoestima.

5 atividades principais de um coach

Agora que você já compreende, em linhas gerais, a atuação de um coach, vamos conferir as 5 principais ações do coach em relação ao seu coachee.

1. Conhecer o coachee e estimular o autoconhecimento

Em primeiro lugar, o coach deve conhecer o coachee e descobrir qual é a área em que ele deseja alcançar resultados positivos. Além disso, as sessões iniciais também visam ao desenvolvimento do autoconhecimento. Assim, por meio de diversas ferramentas e testes, o coachee consegue identificar os seus pontos positivos, a serem potencializados, e os seus pontos que ainda precisam de mais desenvolvimento. É conhecendo a si mesmo que o indivíduo começa a progredir.

2. Auxiliá-lo na definição de objetivos inteligentes

Depois de conhecer o coachee e entender o que ele deseja, é hora de transformar esse desejo em um objetivo inteligente. Para isso, é utilizada a estratégia SMART, que indica que todo objetivo precisa ser específico, mensurável, alcançável, relevante e ter um prazo definido. O coach ajuda o coachee a definir metas com essas características, definindo o ponto de partida da sua caminhada, com base em tudo o que já se sabe sobre ele. É um detalhamento do que ele quer alcançar.

3. Orientá-lo no planejamento estratégico

O coach deve ajudar o coachee a compreender o seu estado atual e o seu estado desejado (o alcance do objetivo de que falamos no item anterior). É preciso traçar um caminho que una esses dois pontos, por meio de ações estratégicas. Por exemplo: para passar em um concurso público, é preciso definir uma rotina de estudos, fazer cursos, comprar livros etc. O coach ajuda o coachee a organizar a sua rotina e a estabelecer o que deve ser feito e como deve ser feito, definindo também os prazos.

4. Monitorar o progresso do coachee e motivá-lo

Depois de estabelecer as ações que devem ser colocadas em prática, o coach deve monitorar o progresso do coachee. Nesse processo, é preciso corrigir as falhas, reconhecer os progressos e dar feedbacks constantes. Além disso, é fundamental sempre manter o coachee motivado e confiante nas suas próprias capacidades e competências. O coach é também um grande motivador, que estimula a pessoa a agir, sobretudo quando ela está com dificuldades de acreditar em si mesma.

5. Compartilhar técnicas e conhecimentos transformadores sobre diferentes áreas do saber

Por fim, também é função do coach compartilhar os seus conhecimentos durante o processo para ajudar o coachee a superar as dificuldades do caminho. Motivação, inteligência emocional, administração do tempo, gestão de pessoas, disciplina, organização, planejamento estratégico, entre outras áreas do conhecimento são dominadas pelos coaches, que nunca param de estudar e de atualizar o que sabem. Assim, esse compartilhamento de saberes enriquece o repertório do coachee.

Como você pode perceber, o trabalho de um coach é bastante complexo. Ele deve conhecer o coachee, oferecer ferramentas de autoconhecimento, promover a definição de objetivos, orientar o planejamento estratégico, compartilhar conhecimentos, monitorar o progresso do indivíduo, dar feedbacks constantes, fortalecer a motivação e nunca parar de estudar. Aqui no IBC — Instituto Brasileiro de Coaching, contamos com os melhores coaches do país, que são referencia em todas essas ações!

E você, querida pessoa, já participou de uma sessão de coaching? Já pensou em fazer dessa área a sua profissão? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!