Você já ouviu falar em feedback loop? Inicialmente, esse recurso se refere a uma utilidade das ferramentas de disparo de e-mail marketing. Por meio dela, os remetentes dos e-mails podem ficar sabendo se os destinatários marcaram a mensagem como spam.

Hoje em dia, porém, o feedback loop é um recurso muito mais amplo, consistindo em uma ferramenta essencial para a avaliação do desempenho das diferentes estratégias de marketing adotadas por uma empresa. Para isso, nada melhor do que coletar as opiniões do próprio cliente, não é mesmo? Ninguém melhor do que ele para dizer se a organização está ou não no caminho certo em termos de marketing.

De forma cíclica, o feedback loop possibilita a mensuração de resultados de campanhas de marketing, o que é essencial para garantir o sucesso de uma empresa. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura a seguir!

Feedback loop: um conceito do marketing

Quando falamos em feedback, quase sempre nos vêm à mente a ideia de um líder avaliando os seus funcionários. Esse processo é bastante comum nas organizações, e é por meio dele que os colaboradores adquirem uma noção mais clara dos seus pontos fortes e dos seus aspectos em que ainda é necessário desenvolver-se mais.

O feedback loop, no entanto, é uma estratégia de marketing em que as empresas colhem o feedback dos seus clientes e dos seus próprios colaboradores. A ideia é que as opiniões colhidas sirvam como meios de promover melhorias contínuas nas campanhas e ações, tanto da área do marketing como da área de vendas.

Pense no loop de uma montanha russa: as pessoas que se aventuram por ele dão uma volta em 360º e logo retornam ao mesmo ponto em que estavam. Da mesma maneira, as empresas pegam as opiniões derivadas de ações de marketing que já foram colocadas em prática e as reintegram ao seu plano de marketing, de modo que seja possível dar continuidade ao que deu certo e corrigir o que não foi tão bem avaliado.

Dessa forma, causa e efeito são analisados de maneira cíclica, promovendo uma otimização nas suas ações.

Feedback loop e a sua importância

Como você já deve ter percebido, o objetivo do feedback loop é bem claro: ouvir o que o cliente tem a dizer e promover melhorias nas ações da empresa com base no feedback coletado. Esse processo pode ser aplicado a tudo aquilo que faz parte do universo do marketing: produtos, serviços, preços, campanhas de comunicação, ações promocionais, eventos, atendimento, distribuição, e por aí vai.

Quando o cliente é ouvido, a empresa sabe que tomará a decisão certa, afinal de contas, está sendo “orientada” pelo próprio público que pretende atingir. Além do mais, o próprio cliente se sente valorizado, pois ele percebe que a sua opinião de fato é importante para a organização e será utilizada na adoção de melhorias, que tornarão a vida dele mais fácil.

Dessa maneira, as empresas conseguem fidelizar os clientes, isto é, construir relacionamentos duradouros e positivos, ao mesmo tempo em que melhora os produtos e serviços oferecidos. Os feedbacks negativos, em particular, são extremamente úteis, pois facilitam a identificação de falhas e promovem uma correção mais rápida e eficaz acerca desses pontos negativos, antes que se tornem graves crises.

Quanto aos feedbacks positivos, eles ajudam a empresa a perceber o que satisfaz o seu consumidor, de modo que possa investir mais nesses elementos. Portanto, esse mecanismo torna a empresa mais confiante ao tomar as suas decisões, pois as suas estratégias ficam mais alinhadas ao público-alvo, o que torna as equipes de trabalho mais seguras e motivadas.

3 dicas para adotar o feedback loop nas organizações

Agora que você já sabe o que é o feedback loop e qual é a sua importância, é hora de saber como ele pode ser colocado em prática. Para isso, fique atento às 3 dicas a seguir e adote-as na sua organização. Confira!

1. Comece as avaliações pelo e-mail marketing

O e-mail, em oposição ao que muitas pessoas dizem, não está morto. Ao contrário, ele continua sendo um ótimo canal de comunicação, desde que utilizado estrategicamente. Assim, você deve empregá-lo para disparar conteúdos relevantes e ofertas especiais às pessoas que toparam se cadastrar no seu mailing.

Contudo, para que a estratégia seja considerada eficaz, avalie as seguintes questões: as pessoas estão abrindo os seus e-mails? Eles estão sendo considerados spam? Há assuntos ou horários que geram melhores resultados? Estenda esse tipo de avaliação de resultados também aos seus posts nas redes sociais.

2. Colha feedbacks frequentes dos seus clientes

As empresas podem colher feedbacks dos seus clientes de diferentes formas: pelo atendimento presencial, por e-mail, pelas redes sociais, por telefone, por chat, e por aí vai. Coloque todos esses canais de comunicação à disposição do seu público, de modo que os colaboradores da sua empresa consigam fazer um levantamento das opiniões dos clientes acerca dos produtos, serviços, campanhas etc.

Faça breves pesquisas de opinião e satisfação com o consumidor. Encare-as como um investimento, e não como um gasto, afinal de contas, a opinião do seu cliente ou potencial cliente é a mais importante, concorda?

3. Colete feedbacks também dos seus próprios colaboradores

Além do público externo, é importante que a empresa também se preocupe com o seu público interno, composto pelos seus próprios colaboradores. Dê especial atenção àqueles que lidam diretamente com o cliente, pois eles certamente terão uma percepção mais eficaz quanto ao que pode melhorar na empresa para satisfazer o público. Os funcionários sentem-se felizes quando percebem que as suas opiniões e impressões são de fato utilizadas nas estratégias organizacionais.

Além do mais, é essencial ouvir também o que os funcionários pensam sobre como é trabalhar naquela organização. Verifique o que eles admiram na empresa e o que eles gostariam que fosse diferente. Se o seu público interno também estiver satisfeito, os colaboradores trabalharão com mais motivação e dedicação, o que tende a elevar a produtividade da empresa como um todo.

Como você pode perceber, o feedback loop é um recurso essencial para que as empresas avaliem se as suas ações, sobretudo as relacionadas aos departamentos de marketing e vendas, estão de fato satisfazendo os clientes ou precisam de ajustes para que esse desempenho seja melhor. Portanto, siga as dicas acima e ouça o que os seus públicos interno e externo têm a dizer para que você melhore de forma contínua. Sucesso!

E você, ser de luz, já teve alguma experiência com o feedback loop nos locais de trabalho pelos quais já passou? O que pensa sobre o assunto? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!