Você sabe o que é Gestão de Pessoas? Entende bem o que um profissional dessa área faz?  Segundo Abílio Diniz, um dos empresários mais bem-sucedidos do Brasil, esse é um dos departamentos mais importantes das empresas e deve ser o primeiro a ser contratado.

A Gestão de Pessoas compreende todos os processos relativos à contratação, atração, retenção, motivação e maximização dos resultados dos funcionários em seu ambiente profissional.  Está diretamente relacionada ao desenvolvimento da cultura organizacional, ao gerenciamento dos recursos humanos e de todos os demais procedimentos pertinentes à empresa.

Por isso, quando pensamos em uma organização, temos que pensar na GP como um mecanismo efetivo, agregador e que estrategicamente deve estar alinhado aos demais objetivos e metas da empresa. Isso explica, em parte, a sua importância, porém, a sua atuação vai além. Saiba mais sobre o tema no artigo a seguir!

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A importância da Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas começou a ganhar espaço a partir da década de 1920, com a criação da Escola das Relações Humanas, que passou a estudar quais eram os fatores que levavam à motivação do homem no seu ambiente de trabalho. Até então, a satisfação dos funcionários não era objeto de estudo, muito menos de atenção dos empregadores, que achavam que pagar um salário já era mais que suficiente.

Abraham Maslow (1908-1970), famoso e importante psicólogo americano, foi um dos pioneiros no estudo da autorrealização e da satisfação profissional. Criador da Psicologia Humanista, também conhecida como Psicologia do Ser, ele desenvolveu a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, que apresentava e destacava a importância de alguns elementos básicos à satisfação de todo ser humano em sua vida pessoal e também em seu trabalho.

As pesquisas de Maslow ajudaram muito na maior valorização da Gestão de Pessoas nas empresas, uma vez que uma organização é basicamente formada por pessoas e processos. Entender quais são as necessidades dos profissionais e também identificar as melhorias processuais faz total diferença na construção de uma organização de alto desempenho.

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Benefícios da Gestão de Pessoas

A qualidade dos processos de contratação, a retenção de talentos, o desenvolvimento dos colaboradores e líderes, o atendimento das suas expectativas financeiras, os planos de carreira, os treinamento, os benefícios sociais diretos e indiretos, a salubridade do ambiente, as possibilidades de crescimento e especialmente o reconhecimento são fatores da Gestão de Pessoas que fazem toda a  diferença.

Essas práticas se tornaram mais frequentes graças ao crescimento da Gestão de Pessoas e à sua proximidade com o alto escalão, o que até pouco tempo era incomum. Hoje, muitos presidentes de empresas vieram do RH, e essa participação maior deu a eles uma visão sistêmica do negócio, o que torna os processos mais efetivos, e a gestão de pessoas melhor e mais próxima da realidade.

Tudo isso demonstra que as empresas estão valorizando mais o seu capital humano e dando a devida importância às suas equipes. Na prática, essa atitude, foi o que tornou a Gestão de Pessoas uma área estratégica em qualquer organização.

A cada dia que passa, as empresas evoluem um pouco mais em sua forma de pensar sobre as pessoas e os processos e, com isso, podem criar formas mais dinâmicas, inclusivas e efetivas para desenvolver os seus profissionais e conquistar resultados extraordinários para o negócio.

Funções dessa área nas empresas

Nas empresas, a área de Gestão de Pessoas, também conhecida como Gestão de Recursos Humanos, apresenta algumas funções importantes, que vão muito além das burocráticas rotinas do departamento de pessoal. Confira as principais delas a seguir!

  1. Recrutamento e seleção: processos seletivos, com descrição de vagas, anúncios de oportunidades, análise de currículos, entrevistas, dinâmicas presenciais, análise de desempenho, contratação e integração do colaborador;
  2. Organização de cargos e funções: mapeamento de todos os cargos e as suas respectivas funções em cada departamento da empresa, compreendendo a dinâmica dos processos e como pode melhorar;
  3. Desenvolvimento de planos de carreira: análise das possibilidades de crescimento na hierarquia da empresa e dos critérios para que isso ocorra;
  4. Avaliação de desempenho e feedback: desenvolvimento de técnicas de avaliação de desempenho, aplicação e comunicação de resultados a cada colaborador, de forma humanizada e em parceria com os gestores das áreas;
  5. Comunicação interna: em parceria com o departamento de Comunicação e Marketing, cabe à Gestão de Pessoas comunicar os colaboradores acerca de eventos, normas, reuniões, procedimentos e demais conteúdos relevantes;
  6. Ações de engajamento e motivação de equipes: o chamado endomarketing, com premiações por desempenho, além de eventos integrativos, passeios, palestras, ações temáticas, confraternizações etc.;
  7. Treinamento e desenvolvimento de pessoas: aplicação da educação corporativa, por meio de cursos e treinamentos que atendam aos objetivos da empresa, ajudando a capacitar os colaboradores e a formar novos líderes;
  8. Melhorias no clima organizacional: adoção de medidas que promovem saúde e qualidade de vida no trabalho, como pesquisas internas de satisfação, aquisição de móveis ergonômicos, verificação da salubridade no ambiente, definição de normas internas, combate ao assédio no trabalho e resolução de conflitos internos;
  9. Retenção de talentos: em consequência dos itens anteriores, consiste na adoção de medidas que fortalecem o employer branding da empresa, ou seja, a sua força enquanto empregadora. Isso reduz a rotatividade de colaboradores e aumenta a retenção de talentos.

Conclusão

E se o seu objetivo como empresário é fazer a sua empresa se desenvolver e crescer cada vez mais, inclua o coaching como uma ferramenta de expansão de competências para os seus colaboradores e líderes. Invista em formações em Coaching para seus funcionários e para o seu RH. Invista em Gestão de Pessoas e Coaching.

E você, querida pessoa, como avalia a Gestão de Pessoas no seu ambiente de trabalho? Quais são as principais funções desse departamento na sua empresa? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!