A palavra empregabilidade, por si só, já nos dá um direcionamento sobre seu significado. Trata-se do quão um profissional é “empregável”, ou seja, o quanto ele é aceito pelo mercado considerando sua formação e experiências. E o índice de empregabilidade foi criado exatamente para isso, para ajudar pessoas que estejam tanto buscando oportunidades quanto recrutando candidatos para vagas.

Através desse cálculo, fica mais simples entender quais são as chances de um profissional ser contratado, considerando seu perfil, o dos concorrentes e as necessidades do mercado. Se interessou pelo assunto? Continue lendo e saiba mais a respeito.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Entenda melhor o que é Índice de Empregabilidade

O setor de recursos humanos, como o próprio nome diz, está ligado a pessoas e toda a sua completude, a coisas que, muitas vezes, não podem ser mensuradas. Entretanto, como forma de tornar os processos de recrutamento e seleção mais eficazes, especialistas buscam maneiras de analisar elementos subjetivos de maneira objetiva.

Nós podemos facilmente calcular dados numéricos, como a quantidade de cursos ou de experiências que um profissional teve. Porém, esse cálculo não nos dá a dimensão exata do quanto aquele indivíduo está preparado para assumir um cargo. Ele pode ter feito dois cursos, ter apenas uma experiência e ser mais preparado do que outro que soma dez cursos e cinco experiências.

Como uma forma de facilitar essa análise, mas sem comprometer a atenção aos detalhes, especialistas desenvolveram softwares capazes de calcular o índice de empregabilidade. São ferramentas adquiridas por empresas para facilitar a seleção de novos colaboradores. Existem sites internacionais que oferecem o cálculo gratuitamente para os usuários, mas, por se tratar de algo que considera a região, não funciona para outros países.

De qualquer maneira, conhecer esse assunto é importante para que reflita sobre o seu índice de empregabilidade, se questionando sobre o quanto está preparado em comparação com o mercado. Por mais que não seja possível obter uma resposta exata, dá para ter uma noção interessante e usar essas percepções para identificar pontos em que precisa evoluir.

7 Atitudes para aumentar seu Índice de Empregabilidade

Independentemente de ter feito ou não o cálculo, aumentar a empregabilidade é uma meta que todo profissional deve ter, esteja ele no início da carreira ou já seja experiente. Afinal de contas, com a rapidez com a qual as coisas se transformam atualmente, a melhoria contínua se mostra como uma condição fundamental para alcançar e manter o sucesso. Veja, a seguir, sete atitudes para aumentar o seu índice de empregabilidade.

1 – Mantenha-se atualizado

A primeira atitude que um profissional deve tomar para aumentar o seu índice de empregabilidade é estar sempre atento aos movimentos do mercado. Dessa maneira, fica mais fácil identificar as habilidades e competências que precisa adquirir e desenvolver, mantendo-se dentro dos parâmetros atuais.

Outro benefício de ter a melhoria contínua como objetivo é que isso gera um grande estímulo interno, o que faz toda a diferença nos resultados. Uma pessoa empenhada em aprender e se desenvolver certamente tem o seu índice de empregabilidade aumentado significativamente.

2 – Se observe sob a perspectiva do empregador

Talvez, se você se enxergar apenas sob o seu próprio ponto de vista, pode ter uma imagem diferente do que teria se observando sob a perspectiva do empregador. Considerando seu perfil profissional atual, responda: você se contrataria? Pense sobre o mercado, a capacitação de outros profissionais e faça um paralelo com você. Lembrando que a intenção não é se inferiorizar e sim identificar pontos que, talvez, precisem ser aperfeiçoados.

3 – Tenha um perfil completo e atualizado no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social fantástica para saber o que está acontecendo no seu setor, conhecer a qualificação de outros profissionais da mesma área que a sua, fazer contatos. É realmente uma plataforma muito útil e que facilita a análise da sua empregabilidade. Se ainda não tem um perfil, crie agora mesmo. Se já tem, mas não o atualiza há tempos, comece o quanto antes a fazer isso e dê vida para a sua página.

4 – Aprenda novos idiomas

Dominar um ou mais idiomas, além da língua portuguesa, é indispensável para quem deseja alçar voos altos na carreira, independentemente da área de atuação. A opção mais viável de segundo idioma é o inglês, que é a língua mais falada do mundo. Se você já domina a língua inglesa, parta para estudar outra, como espanhol ou francês, por exemplo. Mas certifique-se de ser bom o suficiente em uma antes de querer aprender outra.

5 – Desenvolva suas soft skills

O índice de empregabilidade não envolve apenas habilidades técnicas, mas também aquelas ligadas ao comportamento, que são chamadas de soft skills. Trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e inteligência emocional são bons exemplos de soft skills. Procure saber mais a respeito do assunto e faça uma análise das que já possui e de outras que precisa desenvolver.

6 – Aprenda com suas falhas

Que atire a primeira pedra quem nunca cometeu um erro em relação à carreira. As falhas são naturais porque fazem parte de qualquer processo de desenvolvimento, incluindo tanto a vida pessoal quanto profissional. Então, em vez de se culpar e se sentir inferior em relação aos outros, procure aprender com essas experiências, elas certamente irão te fortalecer e permitir que tome decisões com mais sabedoria.

7 – Construa uma network poderosa

Por fim, por mais que o índice de empregabilidade se refira diretamente ao indivíduo, ou seja, a você como profissional, ter uma network poderosa também é importante. Aproveite todas as oportunidades que tiver para fazer contatos, trocar ideias, experiências, indicações. Quanto mais pessoas do meio no qual atua te conhecerem, maiores são as chances de ser lembrado quando boas oportunidades surgirem.

Você já tinha ouvido falar a respeito do índice de empregabilidade? Como acha que está o seu? Aproveite para refletir a respeito e use as conclusões a que chegar para planejar os seus próximos passos e trilhar um caminho de desenvolvimento e sucesso. Deixe também seu comentário abaixo falando sobre as suas percepções acerca do tema e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

Imagem: Por CharacterFamily