O conceito de inteligência quase sempre é atribuído às capacidades de raciocínio e ação eficazes de um indivíduo. Contudo, também podemos falar em tipos coletivos de inteligência, como é o caso da inteligência empresarial.

Nesse caso, a inteligência de uma empresa constitui o somatório de conhecimentos e atitudes de todos aqueles que fazem parte dela. É desse somatório que surgem as análises, as decisões estratégias, a organização dos processos internos e todas as ações para que a empresa mobilize os seus recursos para alcançar os melhores resultados possíveis.

Mas será que a sua empresa é inteligente? Por que esse tipo de inteligência é importante? É o que você vai conferir no artigo a seguir. Boa leitura!

O que é a inteligência empresarial?

Toda empresa é composta por determinados recursos: pessoas, capital, equipamentos, ferramentas, tecnologias e informações. A inteligência empresarial consiste na capacidade que as pessoas que fazem parte de uma organização têm de utilizar todos esses recursos de forma estratégica, com vistas ao alcance dos objetivos empresariais.

Para que isso seja possível, é preciso analisar o cenário interno e externo em que a empresa está inserida, coletar informações, interpretá-las estrategicamente e, com base nelas, tomar decisões planejadas em todas as áreas de atuação: marketing, finanças, gestão de pessoas, produção, tecnologia, vendas, atendimento, e por aí vai.

Quanto mais uma empresa analisa os dados do mercado e toma as suas decisões com base neles, menores serão os riscos aos quais ela estará exposta. Isso dará à organização mais segurança e eficácia para alcançar bons resultados e superar a concorrência. Isso é agir com inteligência empresarial.

Quais são as funções desse tipo de inteligência?

PSC

Há várias funções nas organizações que dependem da inteligência empresarial — na verdade tudo aquilo que se faz nesse meio precisa de decisões inteligentes. Contudo, podemos simplificar essas funções em 4 princípios-chave.

1. Diagnosticar cenários com precisão

As ferramentas de inteligência empresarial visam essencialmente à coleta e à análise de dados essenciais ao bom funcionamento da organização. São informações sobre o desempenho da empresa, sobre a concorrência, sobre o público-alvo e sobre os fatores externos que podem influenciá-la (política, economia, leis, natureza, cultura etc.). A obtenção e a análise desses dados permitem que a empresa faça o diagnóstico do seu cenário atual, compreendendo os desafios a serem vencidos.

2. Mitigar os riscos nas organizações

Com uma compreensão mais clara do cenário atual, a empresa conseguirá entender quais ações pode tomar sem correr grandes riscos. Dúvidas e incertezas diminuem com o acesso à informação — e isso vale para as pessoas e para as empresas! Os riscos financeiros, de perdas de vendas, de insatisfação do consumidor ou de estratégias ineficazes sempre vão existir, mas são consideravelmente reduzidos quando as decisões tomadas são sempre baseadas em informações confiáveis.

3. Desenvolver um olhar analítico

O acesso à informação é importante, mas de nada vai adiantar se ele não estimular nos membros da organização uma visão crítica e analítica. Nesse sentido, a inteligência empresarial deve envolver o cruzamento de dados, de modo que os analistas da organização cheguem a determinadas conclusões sobre os negócios. Isso é extremamente útil para identificar os riscos e pontos negativos, mas também para reconhecer as oportunidades e pontos positivos da empresa.

4. Favorecer uma tomada de decisões mais consciente

A atualização e o monitoramento contínuos dos dados da empresa e do seu cenário fazem com que as decisões sejam tomadas de modo ágil e eficaz. Tão logo seja identificado que uma estratégia não está sendo eficiente, por exemplo, já é possível alterá-la no meio do caminho, a fim de evitar grandes perdas. Assim, a inteligência empresarial pode promover a criatividade, um bom relacionamento entre todos os departamentos e uma gestão mais estratégica sobre todas as áreas.

Qual a importância da inteligência empresarial?

Ao ler as funções acima, provavelmente você já teve uma boa noção de como esse tipo de inteligência é importante para as organizações, não é mesmo? Confira, a seguir, 4 motivos pelos quais você deve investir nesse tipo de conhecimento.

1. Exercitar o planejamento estratégico

Infelizmente, muitas empresas brasileiras fecham as portas antes mesmo de completar um ano de funcionamento. Isso se deve à ausência ou à ineficácia do planejamento estratégico das suas ações. A inteligência empresarial estimula a organização e o planejamento nas empresas, evitando que enfrentem crises e falências prematuras. O estudo dos dados da empresa, dos concorrentes e do público minimiza os riscos e favorece o êxito nas ações a serem tomadas.

2. Monitorar resultados

A tecnologia envolvida na inteligência empresarial beneficia o acompanhamento dos dados da organização em tempo real. Isso permite verificar se as ações desenvolvidas estão ou não alcançando os seus objetivos. Assim, qualquer cenário negativo pode ser alterado antes que o problema cresça. Quando isso ocorre, a empresa dá respostas mais seguras e rápidas diante das circunstâncias, o que é fundamental na resolução/prevenção de crises e até mesmo na superação das ações dos concorrentes.

3. Gerir riscos e fazer previsões seguras

As informações obtidas geram análises profundas, o que oferece segurança à empresa para antecipar ações e agir com rapidez. É possível até mesmo simular cenários e realizar previsões, dependendo das tecnologias empregadas. A detecção de oportunidades e ameaças faz com que a empresa se prepare adequadamente para esses cenários futuros. É por isso que a inteligência empresarial é tão essencial às estratégias de todo e qualquer departamento.

4. Alinhar metas

Por fim, podemos compreender que a inteligência empresarial permite que a missão, a visão e os valores das empresas ganhem vida, ou seja, que sejam traduzidos nos objetivos e nas ações ali desenvolvidas. Esse tipo de inteligência promove um alinhamento de todos os departamentos, de modo que todos, cada um com as suas responsabilidades, ajam rumo ao alcance das metas gerais da empresa. Quando todos os colaboradores estão “na mesma página”, os processos internos ficam muito mais fáceis e organizados.

A inteligência empresarial, portanto, consiste em um conjunto de ações de pesquisa, planejamento, ação e monitoramento contínuo de resultados, com a finalidade de minimizar riscos e potencializar as oportunidades das organizações. É assim que elas alcançam as suas metas e conseguem superar a concorrência, oferecendo a melhor experiência possível aos seus públicos.

E você, ser de luz, consegue perceber aspectos da inteligência empresarial no seu ambiente de trabalho? Quais? Utilize o espaço a seguir para deixar o seu comentário. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!