A tecnologia tem se mostrado como uma grande aliada das atividades humanas em diversas frentes: finanças, trabalho, estudo, entretenimento, medicina, e por aí vai. Isso não seria diferente no universo da educação, tanto acadêmica como corporativa. Por isso, surgiu o chamado LMS — Learning Management System (em português: Sistema de Gestão de Aprendizagem).
Essa ferramenta tem impactado positivamente os processos de ensino a distância, inclusive beneficiando as empresas. Ficou curioso para saber como isso funciona? Então, continue a leitura do artigo a seguir para descobrir o que é, como funciona e quais são os benefícios do LMS!
Contents
O que é LMS?
LMS é um sistema de gestão de aprendizagem, ou seja, uma plataforma online de educação. Ela utiliza a tecnologia do ensino a distância para tornar o ensino e a aprendizagem mais acessíveis, práticos e atrativos.
LMS é o nome dado aos softwares que pedagogicamente organizam os conteúdos dos cursos, permitindo que sejam configurados e personalizados de diferentes maneiras. Assim, eles são muito úteis para as escolas e universidades que oferecem o ensino a distância, bem como para empresas que oferecem cursos e treinamentos online aos seus colaboradores. O mesmo sistema realiza e facilita o controle de todas as etapas, facilitando e trazendo inovações às plataformas EAD.
Quais são os tipos de plataforma LMS que existem?
Existem 2 tipos de plataforma LMS: a educacional e a corporativa. Elas apresentam características distintas, que são adaptadas a essas duas situações de ensino e aprendizagem. Conheça melhor as características de cada uma dessas plataformas na sequência.
-
LMS educacional
As plataformas de LMS educacional são utilizadas por instituições de ensino (infantil, fundamental, médio, técnico e superior) para operacionalizar e disponibilizar cursos online aos seus alunos. Essas plataformas também servem como ferramenta auxiliar na gestão dos cursos presenciais. Por meio delas, os professores podem tirar dúvidas de alunos, registrar as notas dos estudantes, personalizar conteúdos de acordo com a necessidade, verificar o desempenho dos participantes em tempo real, e por aí vai.
-
LMS corporativa
Já as plataformas de LMS corporativa são oferecidas às empresas como um suporte aos seus processos de desenvolvimento e capacitação profissional. Por meio delas, as organizações oferecem cursos e treinamentos para que os seus colaboradores adquiram novas saberes e reciclem os conhecimentos antigos. Dessa forma, essas plataformas auxiliam tanto no progresso individual de cada funcionário, como no progresso da organização como um todo, pois o conhecimento conduz a melhores resultados.
Quais são as funções do LMS?
As plataformas de LMS são diversificadas, de modo que as suas funcionalidades variam muito. No entanto, há algumas que são consideradas principais e que, por isso, aparecem na maioria delas. Cabe à sua empresa avaliar quais são as funcionalidades mais relevantes e necessárias ao seu negócio antes de tomar a sua decisão. Conheça as mais importantes a seguir.
-
Gamificação
A gamificação é o processo de transformar uma atividade em um jogo, de modo que os seus participantes fiquem mais motivados e entusiasmados com as tarefas. Assim, essas plataformas conseguem transformar o ambiente de ensino e aprendizagem em um jogo pelo qual o aluno enfrenta desafios, acumula pontos, ganha recompensas, passa de fases etc.
Esse aspecto lúdico é útil tanto nas instituições de ensino como nas empresas, pois desperta a motivação para que as pessoas participem dos cursos e treinamentos ali oferecidos. Algumas organizações oferecem até mesmo prêmios reais, de acordo com o desempenho dos participantes.
-
Gerenciamento de cursos presenciais
É comum a associação do LMS aos cursos online, mas esse tipo de plataforma também pode ser bastante útil nos cursos presenciais. Esses softwares ajudam, por exemplo, a registrar a presença e a frequência dos alunos nas aulas, além de organizar a programação do curso e os recursos necessários em cada atividade.
A alocação de professores, a distribuição de equipamentos, o gerenciamento das agendas de cada sala de aula e o registro das notas e do desempenho geral dos alunos são algumas das demais funcionalidades que o LMS oferece como apoio aos ambientes que oferecem cursos na modalidade presencial.
-
Organização e distribuição de conteúdo
Quanto ao conteúdo online, diferentes formatos podem ser utilizados para montar aulas digitais e oferecê-las às pessoas, com muita qualidade e diversificando os métodos possíveis. Vídeos, áudios, PDFs, animações, páginas em HTML, links externos e arquivos em geral podem ser utilizados para organizar e distribuir o conteúdo.
Algumas plataformas permitem que as aulas e os conteúdos sejam montados ali mesmo, de modo que a instituição ou o instrutor pode adicionar os seus textos, vídeos e imagens de maneira intuitiva, sem grandes problemas.
-
Execução de testes e pesquisas
Por fim, outra funcionalidade que nem todos sabem, mas que é bem interessante no LMS, é a execução de testes e pesquisas. Assim, ao final de um curso, o instrutor pode elaborar e aplicar aos participantes uma atividade avaliativa, que pode ser composta por questões de resposta numérica, de resposta aberta, de múltipla escolha, de relacionamento entre colunas, de verdadeiro ou falso, e por aí vai.
As questões servem para verificar a aprendizagem dos participantes, e o instrutor pode configurar um tempo máximo para a realização da atividade e até mesmo distribuir pesos diferentes para as questões.
Quais são os principais benefícios que o LMS oferece?
O LMS, enquanto tecnologia de ensino digital, oferece diversos benefícios, tanto às instituições de ensino como às empresas em geral. Entre eles, podemos citar:
- Redução de custos com treinamentos (equipamentos, espaço físico, deslocamento dos participantes, materiais físicos etc.);
- Capacidade de reprodução do curso, pois ele fica salvo e pode ser assistido a qualquer momento, o que não é possível com os cursos presenciais;
- Maior engajamento, pois o curso pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora, dando mais liberdade e conforto aos alunos;
- Mais motivação, despertada pela gamificação da plataforma;
- Mais agilidade ao produzir e ao distribuir os conteúdos a várias pessoas;
- Maior controle sobre a presença e as notas dos alunos;
- Diagnóstico da organização/escola, identificando as principais dificuldades dos colaboradores/alunos;
- Aprendizagem mais dinâmica, com o uso de diferentes formatos e com possibilidades mais interativas.
O LMS, como você pode perceber, é uma tecnologia que está revolucionando a educação online nas instituições de ensino e nos programas de capacitação das empresas. Considerando todos os benefícios e funcionalidades citados acima, adote essa ferramenta como um meio de alcançar resultados extraordinários na sua empresa!
E você, querida pessoa, o que pensa sobre o LMS? Qual é a sua opinião sobre as plataformas digitais de educação? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!