O marketing digital consiste em um conjunto de estratégias que as empresas adotam na internet para fortalecerem as suas marcas, conquistarem um público de interesse e, consequentemente, promover mais vendas para os seus produtos e serviços. Muita gente acha que um especialista em marketing digital apenas faz posts no Instagram. Isso até pode fazer parte das suas atividades, mas esse universo é infinitamente mais amplo do que isso.

Não é à toa que os departamentos de marketing têm crescido muito, contando com profissionais de atendimento, analistas de dados, planejadores estratégicos, redatores, designers, produtores audiovisuais, analistas de mídias digitais, programadores, analistas de SEO, e por aí vai. Neste artigo, você vai conhecer as principais atividades dos especialistas neste segmento. Boa leitura!

Pesquisas de mercado

Tudo no mundo do marketing começa com uma boa pesquisa de mercado. É por meio dela que os especialistas do ramo conhecem o seu público, fazem segmentações estratégicas, selecionam os canais de comunicação com mais afinidade, acompanham as tendências do mercado, monitoram as ações da concorrência e obtêm insights valiosos para o seu trabalho.

Planejamento estratégico

Com os dados das pesquisas em mãos, os especialistas em marketing digital começam a ter ideias de ações digitais para atrair e fidelizar o seu público, sempre com criatividade e estratégia. Diversas ações podem ser adotadas, como a criação/renovação de sites, a produção de conteúdo relevante, as estratégias de SEO, a publicidade tradicional, o uso do e-mail marketing, o gerenciamento das redes sociais, e por aí vai.

Outbound marketing

O outbound marketing é o chamado “marketing tradicional”, aquele em que as empresas correm atrás de possíveis clientes, sejam eles pessoas físicas ou outras empresas. Esse tipo de marketing consiste nos anúncios pagos que a publicidade oferece, como os banners que são publicados nos portais online, os e-mails de mala direta e os próprios telefonemas para prospectar novos clientes. Por mais que seja muito utilizado, o outbound marketing tende a ser mais invasivo e menos seletivo.

Inbound marketing

Em oposição ao outbound marketing, o inbound marketing tem o objetivo de atrair as pessoas que estejam interessadas nos assuntos da empresa, em vez de “caçar clientes”. Para isso, as empresas criam sites, blogs e páginas em redes sociais. Nesses canais, publicam conteúdos relevantes, de modo que as pessoas percebam que ali há uma empresa com autoridade no assunto. A ideia é “educar” o público e estimular nele o interesse em comprar, conduzindo a pessoa pelo funil de vendas.

Marketing de conteúdo

PSC

O marketing de conteúdo é a ferramenta que viabiliza o inbound marketing, de modo que não existe um sem o outro. Como citamos, o marketing digital é composto por planejadores estratégicos, redatores e designers que fazem pesquisas, definem os canais mais interessantes para atrair um público potencial e produzem conteúdos de qualidade, com dicas, tutoriais, entretenimento, artigos relevantes, e por aí vai. Esse conteúdo pode ser publicado em diferentes mídias:

  • Blogs: os blogs são, frequentemente, a porta de entrada de potenciais clientes. Ali, são publicados artigos com conteúdos relevantes, explorando as palavras-chave mais pesquisadas pelo público na internet, de modo que esse conteúdo seja facilmente encontrado e que a empresa seja vista como autoridade nos temas em questão;
  • Websites: hoje em dia, uma empresa sem site praticamente não existe. É nele que ela deve apresentar a sua identidade institucional (missão, visão e valores), a história da organização, os produtos e serviços que comercializa, os diferenciais em relação à concorrência, além de ter acessos diretos ao blog e aos canais de contato e vendas;
  • Redes sociais: as redes sociais também são excelentes oportunidades para impactar o público. Nesses portais, a ideia é produzir conteúdos que mesclem informação com entretenimento, de modo mais leve e menos extenso do que os blogs. Valem textos, fotos, memes, vídeos, lives, notícias, links para o blog/site, enquetes, testes, fóruns etc.
  • E-mail marketing: conforme os usuários do site e do blog consumam o seu conteúdo, eles podem compartilhar com as empresas (por livre e espontânea vontade) os seus e-mails. A partir daí, a organização pode enviar a essas pessoas conteúdos personalizados, com assuntos do interesse do cliente (ou potencial cliente), bem como ofertas especiais;
  • Materiais ricos: materiais ricos são conteúdos mais completos, em que o indivíduo geralmente deve preencher algum cadastro com os seus dados pessoais para baixar, como é o caso dos e-books e das newsletters. É uma técnica importante para obter dados dos clientes e manter com eles uma relação mais duradoura.

SEO

SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization, que significa “otimização para mecanismos de busca”. Trata-se de um conjunto de ações que fazem com que o site e o blog da empresa apareçam nas melhores posições nos sites de busca (como o Google) sempre que uma palavra-chave associada ao universo da empresa for pesquisada pelas pessoas. Essas ações consistem na própria exploração do uso de palavras-chave, na produção de conteúdo relevante e no desenvolvimento de sites organizados (com fácil navegabilidade, boa arquitetura e design atrativo e simples).

Branding

Branding é mais um termo em inglês, que significa “construção/gestão de marca”. Trata-se de um conjunto de ações que criam e adaptam as marcas, de modo que elas comuniquem valor ao público e fortaleçam a reputação da empresa. Identidade visual, logotipos, slogans, símbolos, linguagens, personalidade, valores institucionais e a exploração estratégica desses elementos em todos os canais já citados compõem o branding, influenciando a imagem que as pessoas têm daquela organização.

Vendarketing

O vendarketing é um termo recente, que consiste na integração entre os departamentos de marketing e de vendas. O marketing tem o objetivo de atrair para a empresa um público com bom potencial para tornar-se cliente, por meio de conteúdos relevantes que o eduquem e despertem o interesse. O departamento de vendas, por sua vez, obtém os dados desses potenciais clientes gerados pelo marketing e dá continuidade ao processo, a fim de fechar a venda.

A integração entre os dois departamentos é fundamental justamente para que a empresa monitore os resultados obtidos e identifique quais canais e ações de marketing digital, bem como estratégias de vendas, têm sido mais úteis, relevantes e bem-sucedidos na geração de clientes. Isso é essencial para que a empresa decida se vai manter as ações desenvolvidas ou se vai pensar em novos caminhos.

Customer success

Por fim, há uma área que tem crescido consideravelmente dentro do marketing digital (mas não apenas dele), que é o customer success, ou “sucesso do cliente”. Essa área é composta por profissionais cuja função é desenvolver relações duradouras com os seus clientes, fidelizando-os. São profissionais que realizam pesquisas de satisfação, que ouvem o que o cliente tem a dizer e que estimulam novas compras.

O marketing digital, portanto, é muito mais do que um post no Instagram. Ele consiste em um conjunto de técnicas estratégicas para atrair potenciais clientes e satisfazê-los da melhor maneira possível. Como há muitas possibilidades que a internet oferece, é preciso pesquisar, definir as estratégias com melhor potencial e mensurar os resultados obtidos constantemente para adequar as ações.

Por isso, essa área é composta não apenas por um especialista em marketing digital, mas por um time de profissionais com diferentes atividades, mas todas com foco no cliente.

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