Tudo aquilo que acontece na vida de uma pessoa é resultado da capacidade que ela tem de criar a própria história. As pessoas criam os seus estudos, os seus empregos, os seus bens materiais, a família que desejam constituir, os seus sonhos etc. Cada um desses aspectos que são desenvolvidos nas diferentes áreas da vida é, antes de tudo, imaginado por uma mente criativa, que, então, se esforça no sentido de tornar essas projeções mentais realidade.

Essa é a base do chamado coaching generativo, uma modalidade de coaching que explora exatamente a capacidade que uma pessoa tem de se libertar das crenças limitantes e de criar novos horizontes para si mesmo. Neste artigo, você vai conferir como isso é possível. Boa leitura!

O que é o coaching generativo?

O coaching generativo é uma ferramenta que permite que as pessoas alcancem os seus objetivos nas diferentes áreas das suas vidas, por meio da sua capacidade criativa e inovação. No início das sessões, é comum que os coachees (as pessoas que passam pelo processo de coaching) afirmem que não conseguem realizar algumas coisas que desejam em suas vidas. É aí que o coach faz a pergunta-base do coaching generativo: “o que você deseja criar em sua vida?”.

A partir desse questionamento, o indivíduo começa a relacionar tudo aquilo que ele deseja criar para si, na sua vida pessoal, na sua família, nas suas finanças, no seu trabalho, na sua autoestima, nos seus relacionamentos, e por aí vai. O coach, então, ajuda a pessoa a encontrar recursos internos que possibilitem a concretização dessas metas.

O processo permite que as pessoas passem a enxergar a si mesmas como criadoras da própria realidade. Elas também começam a ver as adversidades da vida como oportunidades de crescimento, o que demanda a criatividade para superá-las. As sessões exploram a identidade do coachee, os seus sonhos, valores e objetivos. Estimulando a capacidade de criar e de realizar algo novo, é possível transformar esses sonhos em realidade.

Como o processo funciona?

O coaching generativo basicamente segue a mesma estrutura do coaching convencional. Coach e coachee se reúnem, em frequência predefinida, nas sessões em que são apresentadas ferramentas de autoconhecimento. A partir do momento em que a pessoa começa a conhecer melhor a si mesma, ela define a sua missão, a sua visão, os seus valores e os seus objetivos.

PSC

A partir desse momento inicial, os dois iniciam um trabalho conjunto para desenvolver as competências necessárias para que o coachee possa criar a realidade que deseja. Isso envolve a capacidade de superar obstáculos e desenvolver novos pensamentos, crenças, atitudes e comportamentos. Frequentemente, é preciso deixar de lado crenças antigas que limitavam o potencial criativo do indivíduo, substituindo-as por formas mais funcionais de enxergar a vida.

É por isso que as sessões mergulham profundamente no autoconhecimento, de modo que a pessoa reconheça os seus pontos fortes e os seus pontos que precisam de melhorias, agindo no sentido de resolvê-los. A partir daí, é desenvolvido um planejamento estratégico, com ações concretas que levem o coachee do estágio atual ao estágio desejado.

Em cada sessão, é feito um acompanhamento avaliativo sobre as ações que estão sendo colocadas em prática pelo indivíduo, a fim de monitorar a sua capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos em sua evolução. É o momento de sair de vez da zona de conforto!

Por que esse tipo de coaching é importante?

Muitas pessoas afirmam que nada podem fazer para mudar as suas vidas. De fato, há alguns acontecimentos que não estão sob o nosso controle. No entanto, a maneira como reagimos a esses fatos está! E é isso o que muita gente esquece. O coaching generativo devolve para a pessoa a ideia de que ela é autora da própria história, e não uma mera vítima do destino.

O comportamento de um indivíduo é uma consequência das suas crenças. Por isso, se uma pessoa não se sente capaz de criar a própria história, ela precisa desfazer essa crença para mudar as suas atitudes. É isso o que o coaching generativo faz.

Em outras palavras, esse tipo de coaching permite que as pessoas e as equipes despertem melhores versões de si mesmas, extremamente criativas, de modo a construir um futuro feliz, alcançando os seus objetivos. Transformar obstáculos em oportunidades de crescimento, administrar adequadamente as emoções e efetivamente criar o futuro pessoal e profissional são as metas do coaching generativo.

Como o coaching generativo pode beneficiar as pessoas?

O coaching é um conjunto de técnicas de desenvolvimento pessoal que permitem que a pessoa conheça melhor a si mesma, identifique as suas forças, reconheça os aspectos que precisam ser modificados, determine objetivos e trace um planejamento estratégico que possibilite o alcance dessas metas, de modo mais rápido e eficaz.

Por isso, o coaching generativo é indicado para absolutamente qualquer pessoa que acredita que pode ir mais longe em seus caminhos de vida, pessoais e profissionais. O que se pede em troca, contudo, é que o coachee esteja verdadeiramente engajado no seu processo de mudança, isto é, disposto a eliminar crenças limitantes e a adotar uma postura mais criativa e proativa diante dos seus objetivos.

Resumidamente, o coaching generativo é benéfico para as pessoas porque promove o autoconhecimento e estimula o pensamento criativo para que elas encontrem soluções inovadoras para os obstáculos das suas respectivas trajetórias.

Como o coaching generativo pode beneficiar as empresas?

Por estimular o pensamento criativo, o coaching generativo não é benéfico apenas aos indivíduos, mas também a equipes completas de trabalho. Ao incentivar a autonomia, a comunicação, a mudança de estratégias, a inovação e a exploração eficaz das forças de cada membro, as equipes podem alcançar resultados cada vez melhores em comunicação, vendas, negociação, capacitação profissional, inovação, liderança e condução de processos seletivos.

Como esses processos todos são essenciais ao bom desempenho de qualquer empresa, é natural que eles ajudem as instituições a obterem melhores resultados. Isso cria uma geração de profissionais motivados, que acreditam nas suas próprias capacidades e que, consequentemente, produzem mais, dando início a um círculo contínuo bastante vantajoso para todos.

Esse tipo de coaching, quando aplicado em equipes, permite que todos reflitam sobre as crenças que estão gerando bons resultados, mas também sobre aquelas que precisam ser deixadas de lado. Além disso, ele também permite que as pessoas identifiquem as suas forças e fraquezas, agindo no sentido de superar as adversidades e desenvolver a inteligência emocional, tão essencial no trabalho em grupo.

Isso produz uma equipe com lideranças eficazes, organização, planejamento, clareza de comunicação, equilíbrio emocional, motivação e diferentes capacidades que elevam a produtividade.

Como você pode perceber, querida pessoa, o coaching generativo é extremamente útil e benéfico aos indivíduos e às empresas. Ele possibilita que as pessoas entendam que a sua capacidade criativa é o que de fato constrói um futuro feliz, em que as metas são alcançadas.

Gostou deste artigo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!