A rotina da grande maioria das pessoas é extremamente agitada, com uma série de obrigações pessoais e profissionais a cumprir. Com isso, muitos sequer percebem o tempo passar e acabam se esquecendo da importância de olhar para dentro de si, se conhecer e identificar as suas necessidades. Ter esse cuidado é essencial para que viva de acordo com a sua própria essência e, assim, possa ser plenamente feliz.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo, Verdadeiramente e na Essência!

A Importância de Olhar Para Dentro de Si

Imagine uma pessoa que, por conta da correria do dia a dia, passou a viver no piloto automático, sem parar para refletir sobre as suas escolhas e a sua vida de uma forma geral. Decisões importantes relacionadas à sua carreira, relacionamento e família foram tomadas quase que mecanicamente, sem que ela pensasse se aquilo era o melhor. Um dia, quando essa mesma pessoa olhar para trás, correrá o risco de perceber que desperdiçou anos preciosos levando uma vida que não a completava.

Viver sem olhar para dentro de si e se ouvir é o mesmo do que viver no escuro, sem saber se os caminhos escolhidos realmente irão te levar para o destino que deseja, que é a felicidade. Para evitar isso é preciso colocar luz sobre o seu eu interior, reconhecer quais são os seus valores, os seus sonhos, o que te deixa feliz, triste e, claro, qual é o seu propósito, a missão que faz com que a sua vida tenha sentido.

Caso você, ao ler este artigo, tenha percebido que está vivendo no modo automático, sem se atentar ao que se passa em seu interior, acalme-se. Sempre é tempo de se conhecer e se transformar, por isso, não se lamente, prefira fazer algo que, de fato, irá te trazer algo bom. Substitua a lamentação pela ação e veja como passará a enxergar soluções onde antes via apenas problemas. Lembre-se que é tudo uma questão de perspectiva.

7 Dicas Para Começar a Olhar Para Dentro de Si e Se Conhecer Melhor

Se deseja passar a olhar para dentro de si e começar o seu processo de autoconhecimento, tenho a certeza que irá gostar das dicas a seguir. Coloque cada uma delas em prática e prepare-se para se conhecer de uma maneira intensa e poderosa.

1 – Saia da Zona de Conforto

PSC

Quando se fala sobre olhar para dentro de si, um dos principais pontos a serem considerados são as emoções, porque a forma com a qual elas nascem e se manifestam é o que determina a essência de um indivíduo. Se você tem o costume de evitar situações que mexam com os seus sentimentos, comece a mudar a sua postura e sair da zona de conforto com maior frequência, porque é através dessas experiências que poderá se conhecer melhor e entender como as suas emoções funcionam.

2 – Identifique os Seus Estímulos Emocionais

Os estímulos emocionais são os elementos que suscitam determinadas emoções em uma pessoa. Assim sendo, injustiças podem gerar raiva em alguns e tristeza em outros, e assim acontece com mais uma infinidade de sentimentos e situações. A partir do momento em que começar a se observar, conseguirá enxergar em que ponto cada emoção vem à tona. Perceber isso é fantástico e irá permitir que gerencie tudo aquilo que se passa dentro de ti e, assim, possa viver de maneira mais leve e equilibrada.

3 – Evite Rotular os Seus Sentimentos

Um sentimento não deve ser julgado como bom ou ruim, simplesmente porque não precisa esse tipo de classificação não cabe nesse contexto. Além disso, esses rótulos farão com que tente negar tudo aquilo que considera negativo ou se force a expressar demais o que é positivo, mesmo quando não for real. Percebe como isso pode ser prejudicial? Portanto, procure olhar para si com naturalidade, sem julgamentos, pois assim os seus diálogos internos serão mais esclarecedores e te ajudarão a tomar boas decisões.

4 – Não Tome Decisões Quando Estiver Muito Feliz ou Muito Triste

O nosso humor tem uma grande influência em relação às decisões que tomamos. Dessa maneira, é interessante que evite decidir algo importante quando estiver muito feliz ou muito triste, para que as emoções não falem mais alto do que a razão e te levem a agir de uma maneira que não te represente verdadeiramente. Se alguém lhe fizer uma pergunta ou precisar fazer uma escolha, olhe para si e veja se está em condições de refletir de maneira racional, se não estiver, espere o pico das emoções passar para voltar a pensar no assunto.

5 – Distancie-se Para Analisar as Situações

Quando estamos envolvidos em uma situação específica com outras pessoas, é natural que a nossa visão nos coloque no centro de tudo, o que pode comprometer a busca por uma solução justa para todos. Por isso, é interessante que experimente se distanciar para analisar a questão e, também, se coloque no lugar dos outros. Assim, a sua percepção será aumentada e irá entender os pontos em que errou, o que poderia ter feito de diferente e como pode agir daqui para frente.

6 – Identifique Seus Valores e Seja Guiado Por Eles

Você sabe quais são os seus valores? São chamados de valores o conjunto de características que determinam a forma com a qual uma pessoa age e se relaciona com as outras. É, basicamente, o seu modus operandi, a sua forma de enxergar o mundo. Por essa razão, identificar os seus valores é um passo fundamental na sua busca pelo autoconhecimento e isso apenas poderá ser feito se começar a olhar para dentro de si e se observar.

7 – Observe o Lado Exterior Também

Até aqui falei sobre o autoconhecimento como uma busca interna, contudo, é necessário lembrar que o nosso lado exterior é reflexo do interior. Por isso, se observar externamente é uma etapa fundamental, e isso vale tanto para a sua aparência quanto para a forma com a qual age e externaliza os seus sentimentos. Em se tratando de aparência, o seu olhar, a sua feição, o modo de se vestir e os cuidados que tem consigo, podem te ajudar a se conhecer melhor, identificar necessidades e pontos fortes. Portanto, se olhe no espelho não para se julgar e sim para se conhecer.

Grande parte das pessoas passa toda a vida sem prestar atenção a si mesmas e às suas emoções. Olhar para si é importante porque todos nós carregamos em nosso interior uma força poderosa, capaz de nos levar para onde quisermos. Então, não permita que a sua força seja desperdiçada, conecte-se com ela e ouse ir além!

 

Copyright: Google –  https://www.psicologiasdobrasil.com.br/