O dia tem 24 horas. A semana tem 7 dias. O ano tem 12 meses. Algumas verdades jamais mudarão. No entanto, a forma como nós aproveitamos todo esse tempo varia de pessoa para pessoa. Assim, podemos ver alguns indivíduos que parecem dar conta de muitas coisas, enquanto outros se perdem na rotina por pura falta de organização.

Neste artigo, você vai entender o conceito de gerenciamento de tempo e a sua importância para aproveitar melhor a vida. Também vai conferir algumas dicas práticas para que isso seja possível. Ficou curioso? Então, continue a leitura e descubra como aproveitar melhor esse recurso tão valioso!

O gerenciamento do tempo e a sua importância

Segundo a definição da Enciclopédia Livre, o conceito de Gerenciamento do Tempo  pode ser definido como o ato ou processo de planejamento e execução do controle consciente sobre a quantidade de tempo gasta com atividades específicas.  Na prática, representa saber organizar o tempo, de modo eficaz, utilizando cada hora disponível de maneira produtiva e focada.

Entender a importância do gerenciamento e as melhores formas de fazê-lo é uma competência essencial no cotidiano de todo profissional e de toda pessoa, de modo geral. Tanto na carreira como na vida pessoal, existem várias demandas que precisam ser atendidas e realizadas, diariamente, e organizar o seu tempo, mesmo que aos poucos, é imprescindível.

Desse modo, saber definir prioridades e comprometer-se verdadeiramente com o resultado que deseja alcançar é fator decisivo para conquistar mais qualidade de vida, dentro e fora do trabalho. Pensando nisso, vamos conhecer alguns benefícios da gestão do tempo e saber melhor como isso facilita a nossa vida e potencializa os nossos resultados.

Dicas para se beneficiar da gestão do tempo

1.Desenvolva o hábito de planejar

Planejar a sua semana de trabalho e os compromissos da vida pessoal ajuda a visualizar melhor as suas tarefas, agendar os horários e compromissos e identificar o tempo necessário à execução de cada demanda. Para isso, use aplicativos, planilhas, lembretes no e-mail e notificações no celular.

Além disso, você também pode recorrer à boa e velha agenda. Por meio dela, você anota todas as suas obrigações, evitando depender da memória. Além disso, essa ferramenta o ajuda a equilibrar a sua semana e a distribuir melhor as atividades ao longo dela, sem que você se sobrecarregue.

2. Seja focado

Não adianta nada planejar, se você não estiver 100% comprometido com os seus compromissos e focado em atendê-los, dentro dos prazos. Por isso, definido o seu planejamento e tendo conhecimento das responsabilidades, concentre-se em realizar tudo que foi proposto.

Nesse sentido, faça uma coisa de cada vez. Não queira fazer tudo ao mesmo tempo, pois isso só gastará a sua energia e não trará os resultados que você deseja. Por isso, dedique-se 100% a cada tarefa, eliminando todas as possíveis distrações. Isso certamente fará de você alguém mais concentrado e produtivo.

3. Defina os seus objetivos

Para que serve o seu tempo? Defina os seus objetivos e sonhos, profissionais e pessoais, e reserve parte do seu tempo também para dedicar-se a si mesmo. Concentre-se nos seus estudos, atividades extras, prática de esportes, ou mesmo no ato de estar mais com a sua família, amigos e pessoas queridas.

Como nos ensina a ferramenta da roda da vida, a nossa existência é feita por diferentes áreas, cabendo a cada um de nós equilibrar o tempo que dedicamos a todas elas, de modo saudável. Esse equilíbrio é muito importante para alcançar autossatisfação, sem que nos dediquemos a apenas uma das áreas, negligenciando as demais.

4. Tenha um tempo de lazer e descanso

Quando nos organizamos, mesmo em meio a tantas responsabilidades, conseguimos ter mais tempo livre para fazermos o que quisermos ou simplesmente para investir no famoso e necessário ócio criativo.

É importante ter períodos para não fazer nada. Pausas entre as tarefas, folgas, fins de semana, férias — tudo isso contribui com o descanso, momento em que recuperamos as energias do corpo e da mente. Além do repouso, também devemos investir no lazer, seja na companhia das pessoas queridas, seja por meio de hobbies individuais. Encontre um tempinho para fazer aquilo que lhe dá prazer.

5. Acorde cedo

Uma dica muito bacana na gestão do tempo é acordar cedo. Você não precisa madrugar, mas é interessante acordar antes das 8h da manhã. Isso faz o seu dia “render”. Quando acordamos mais tarde do que isso, temos a sensação de que já perdemos a manhã, o que nos leva ao desânimo e à procrastinação.

Especialistas alertam que é saudável que as pessoas tenham um horário definido para deitarem-se e levantarem-se todos os dias, inclusive aos fins de semana. O cérebro gosta de rotina, e isso nos torna mais saudáveis, bem-dispostos e produtivos.

6. Não carregue o mundo nas costas

Se você está se sentindo sobrecarregado ou tem a percepção de que o seu tempo não rende, algo precisa ser revisto. Será que você está assumindo tarefas demais? Está executando atividades que outras pessoas poderiam fazer, ou ao menos ajudá-lo?

É importante fazer esses questionamentos a si mesmo, de modo que você saiba quando pedir ajuda ou delegar a realização de determinadas atividades a outros. Além disso, também é fundamental saber dizer “não” quando as solicitações e propostas recebidas não couberem na sua agenda ou simplesmente não forem do seu interesse. Isso não é egoísmo, mas sim autocuidado!

De modo geral, estes são alguns dos benefícios de organizar o seu tempo, pessoal e profissional, e de gerenciá-lo efetivamente. Quando conseguimos entender essa importância, conseguimos também planejar melhor a nossa vida e fazer o tempo trabalhar a nosso favor, e não o contrário.

E se você quer potencializar os seus resultados, aumentar o seu autoconhecimento e desenvolver novas competências e habilidades, em todas as áreas da vida, invista no seu aprimoramento: invista em coaching! Para isso, conheça a formação Professional & Self Coaching — PSC e ouse ir além!

E você, querida pessoa, como tem gerenciado o seu tempo? Em quais aspectos pode melhorar? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!