Os gestores organizacionais, como líderes, têm um papel essencial para a empresa: instaurar nos seus departamentos ou equipes de trabalho a orientação para resultados.
Por meio do estimulo à criação, disseminação e claro entendimento de conhecimentos estratégicos às atividades desenvolvidas, é possível propiciar um amplo nível de entendimento da empresa aos colaboradores. Isso permite que eles evoluam no desempenho do seu trabalho, percebendo a importância das atividades que executam para o produto final, assim, propiciando melhorias valiosas à empresa.
Neste artigo, vamos compreender melhor o que é a orientação para resultados e como ela pode ser desenvolvida nas equipes de uma organização. Para saber mais sobre o assunto, é só dar continuidade à leitura a seguir!
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O que é a orientação para resultados e qual é a sua importância?
A conscientização dos colaboradores é acompanhada da responsabilidade que têm, devido ao papel que desempenham na organização. Assim, o líder consegue orientar os profissionais a empregarem os seus esforços para realizarem o trabalho de forma produtiva, focados no resultado que devem alcançar para que o produto final esteja compatível com as expectativas da organização. Essa é a orientação para resultados nas empresas.
A liderança do gestor é muito relevante para transmitir essa necessidade de orientação para o resultado. O foco nos objetivos é essencial, tendo em vista que as empresas dependem do alcance das metas predefinidas para que obtenham sucesso. É por isso que cada equipe deve agir em busca de resultados positivos, caso contrário, a organização permanecerá sempre no mesmo lugar.
Dicas para agir com orientação para resultados
A seguir, relacionamos algumas dicas para que os gestores sejam bem-sucedidos no engajamento da sua equipe com o desenvolvimento dessa postura.
1. Determine os objetivos da equipe
Em primeiro lugar, é necessário compreender que a orientação para resultados começa justamente na definição de quais são esses resultados desejados. Em outras palavras, o gestor deve definir as metas que a sua equipe deve alcançar. Lembrando que metas eficazes são específicas, mensuráveis, realistas, relevantes e com prazos definidos. Seguindo essas características, será possível definir e comunicar um objetivo preciso e eficaz, unindo os membros da equipe empenhados no seu alcance.
2. Estabeleça as expectativas individuais
A partir de uma comunicação simples e clara, expresse ao seu colaborador o que é esperado dele e do trabalho que realiza. Esclareça o que deve ser ressaltado e o que deve ser evitado, de acordo com as intenções da empresa. Consciente da sua contribuição para a organização, o indivíduo desempenhará as suas atividades de forma precisa e focada para o resultado. Esse tipo de orientação inicial do gestor é primordial para que cada colaborador dê o melhor de si e alcance as metas em questão.
3. Tire as dúvidas e resolva as injustiças
Comunique-se bem com seus colaboradores, até que as dúvidas sejam exauridas, de modo a evitar trabalhos feitos de forma incorreta. Estabeleça as prioridades e acompanhe o desenvolvimento das atividades, a fim de evitar que qualquer mal-entendido venha a causar uma injustiça a algum membro da equipe, como um benefício não alcançado pela não consecução de uma meta que não estava bem delimitada. Deixe as informações claras e mantenha-se acessível aos colaboradores.
4. Faça um acompanhamento contínuo e conceda feedbacks
A importância de feedbacks no trabalho é destacada. Ao prover respostas às ações dos colaboradores, os gestores propiciam a eles um esclarecimento dos pontos em que eles falharam, elencando os motivos da falha e o caminho a ser percorrido para evitá-la.
O processo também é útil para reconhecer os méritos e motivar os profissionais. Acompanhá-los constantemente no trabalho é relevante, pois, assim, é possível dar uma assistência rápida em caso de erros no desempenho da atividade, que futuramente podem causar grandes transtornos à organização.
5. Elimine conflitos de interesses
O líder deve mostrar claramente à sua equipe que, no ambiente de trabalho, todos possuem interesses pessoais e profissionais, mas que, ao desempenharem as suas atividades, o interesse sobressalente deve ser o da empresa: produzir um produto ou serviço de qualidade, que atenda às expectativas da sua clientela. Assim, o gestor deve sempre resolver os conflitos individuais, priorizando o atendimento aos objetivos coletivos. Quem não souber trabalhar coletivamente dificilmente terá futuro na organização.
6. Defina métricas e recalcule a rota quando necessário
Métricas são indicadores de desempenho, ou seja, dados numéricos que permitem que os colaboradores saibam se os seus esforços estão ou não aproximando a equipe do objetivo em questão. Se a resposta for positiva, basta dar continuidade ao que está sendo executado. Se for negativa, porém, é preciso recalcular a rota, ou seja, fazer ajustes ou adotar uma nova estratégia, até que os valores analisados voltem a indicar que a equipe está se aproximando do estado desejado. Isso deve ser rotina!
7. Comemore os bons resultados
Por fim, é sempre importante celebrar as conquistas da equipe e reconhecer os méritos de cada um quando um resultado positivo for alcançado. Isso demonstra que o líder e a empresa reconhecem os esforços e as competências dos seus liderados. Além disso, esse reconhecimento serve de estímulo para que resultados ainda melhores sejam alcançados futuramente. Lembre-se sempre de que a motivação é a força que impulsiona as pessoas ao alcance de metas extraordinárias!
Uma dica especial!
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E você, querida pessoa, identifica a orientação para resultados no seu ambiente de trabalho? De que forma? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!