Há momentos em que a vida parece uma sucessão de problemas, não é mesmo? É o casamento que não nos faz feliz, é o trabalho que não oferece perspectivas de crescimento, são as amizades que parecem ter perdido o brilho, e por aí vai.

Se você se sente infeliz em alguma área da sua vida, saiba que mudar é um sinal de sanidade mental. O desejo da mudança é muito bem-vindo nesses momentos de adversidade, pois indica, em primeiro lugar, que você não quer mais viver aquela realidade.

Você, ser de luz, nasceu para ser feliz e para encontrar a plenitude em todas as áreas da sua vida: pessoal, profissional, social, amorosa, familiar, espiritual e financeira. Se você se sente feliz e realizado em tudo isso, parabéns! No entanto, se você acredita que algumas coisas precisam ser mudadas em algum (ou vários) desses aspectos, saiba que existe a maneira ideal para promover essas alterações.

Como o desenvolvimento pessoal é um processo constante, é importante entender que as mudanças naquilo que não vai bem são necessárias. A saber, existem três elementos que de fato permitem que você faça uma mudança para melhor nessas áreas da vida. Preparado para conhecê-los?

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

1º elemento: objetivo

O lado bom das crises é que elas revelam tudo aquilo que nós não queremos mais em nossas vidas. Você pode não querer mais trabalhar em sua área atual, não querer mais se relacionar com o seu companheiro, não ter mais dívidas, não ter tantos problemas de saúde, não ter tantos conflitos com os seus familiares, entre outros.

Para que a mudança que você deseja se concretize, é preciso transformar esses itens que você não quer mais naquilo que você de fato deseja. Por exemplo, se você não quer mais ter dívidas, o seu objetivo é aprender a administrar melhor o seu dinheiro. Se você não deseja ter problemas de saúde, o seu objetivo é encontrar um estilo de vida mais saudável. Viu como é fácil? É só identificar aquilo que você não quer mais e encontrar a mudança que você de fato deseja.

Depois de ter definido esse objetivo, é preciso encontrar as estratégias que conectem o seu ponto atual ao ponto desejado. Por exemplo, para sair das dívidas, a estratégia é adquirir conhecimentos por meio da educação financeira. Para encontrar um estilo de vida mais saudável, a estratégia é encontrar uma dieta mais nutritiva e menos gordurosa, combinada com uma rotina de atividades físicas.

2º elemento: ação

Agora que você já sabe o que não quer mais em sua vida, o seu objetivo e a estratégia que permitirá que você o conquiste, é hora de partir para a ação. Uma dica muito importante nesse sentido é escrever esse objetivo e, de preferência, deixá-lo visível em algum lugar, como um mural em seu quarto. Assim, você não corre o risco de se esquecer dele, e ele será reforçado em mente sempre que você o vir.

Para que você consiga a mudança que tanto deseja, é preciso compreender que essa transformação não ocorrerá da noite para o dia. Toda mudança significativa é resultado de ações que colocamos em prática diariamente, ou seja, da aquisição de novos hábitos.

Não adianta, por exemplo, você controlar os seus gastos num mês e, no mês seguinte, já cair em tentação novamente. A educação financeira exige que você aprenda a mapear os seus ganhos e os seus gastos, a cortar os itens supérfluos, a aprender a negociar, a obter fontes de renda extra, a investir adequadamente uma determinada quantia e a administrar o seu estilo de vida. Se você é do tipo que não se controla quando vê uma liquidação no shopping, por exemplo, deixe o seu cartão em casa e saia com o dinheiro contado apenas para a compra que precisa fazer.

Quanto ao exemplo de uma vida mais saudável, ele também se concretiza com o tempo. Você deve seguir uma dieta adequada ao seu objetivo (de preferência com o acompanhamento de um nutricionista), fazer exames de check-up periódicos e encontrar um exercício físico para praticar regularmente. É melhor caminhar 30 minutos todos os dias do que ficar três horas na academia num dia só e depois cair no sedentarismo novamente. O segredo da ação é a constância!

3º elemento: princípios de vida

Para que você seja capaz de tomar decisões sábias e colocar as suas estratégias em prática, é muito importante que você tenha princípios de vida bem enraizados. Por exemplo, se você acordar numa segunda-feira com aquela preguiça de ir à academia, é o seu princípio da determinação que o fará vencer essa preguiça e dar conta das suas atividades.

Além da determinação, há outros princípios que devem nortear tudo aquilo que pensamos e que fazemos, como: honestidade, persistência, humildade, capacidade de aprender com os próprios erros, inteligência, equilíbrio emocional, autoconfiança, e por aí vai.

É muito importante que você defina quais princípios são essenciais em sua vida. Sempre que uma pessoa vive de acordo com os seus princípios, ela vive uma vida autêntica, de modo que a mudança que ela tanto deseja fique mais clara e mais fácil de ser realizada.

Em contrapartida, aqueles que não têm princípios de vida sólidos e claros tendem a desistir, a “cortar caminho” e a fracassar com mais frequência em seus projetos. Como alguém sem princípios será capaz de definir o que quer e como chegar lá? Certamente vai ficar mais difícil.

Elemento extra: pessoas que despertem o seu melhor

Podemos transformar essa tríade num quarteto, se levarmos em consideração um quarto elemento que pode fazer a diferença na hora de promovermos mudanças em nossas vidas: as pessoas com as quais convivemos.

Você já deve ter ouvido por aí que nós somos a média das cinco pessoas com as quais passamos mais tempo, não é mesmo? De fato, isso revela o quanto o ambiente em que vivemos é capaz de nos influenciar — e isso pode ser positivo ou negativo.

Se você definiu um objetivo para si e está determinado a promover mudanças em sua vida, tome cuidado com as pessoas com quem você divide os seus planos. Sempre haverá aqueles indivíduos tóxicos que vão desencorajar você, por meio de frases do tipo: “isso nunca vai dar certo”, “você está maluco de acreditar nisso” ou “é melhor ficar do jeito que as coisas estão”.

Um ambiente tóxico pode destruir a nossa motivação e nos levar à desistência dos nossos planos. Portanto, se você deseja ouvir algum conselho, recorra às pessoas que realmente te apoiam e querem o seu bem. Afaste-se de quem só tem palavras desanimadoras a oferecer.

Agora, você já sabe quais são os elementos fundamentais para promover transformações positivas em sua vida: objetivo, ação, princípios de vida e pessoas motivadoras. Que você saiba combinar todos esses elementos e utilizá-los a seu favor, na conquista dos seus objetivos e na realização dos seus sonhos. Persista e acredite sempre na sua capacidade de mudar a sua vida para melhor!

Se você gostou desta reflexão ou se tem mais alguma dica que deseje dividir conosco, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Dessa forma, você levará um conteúdo transformador a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dele!