O conceito de “afeto” pode ter diferentes significados, dependendo do contexto em que aparece. Em linhas gerais, ele se refere às emoções que as pessoas sentem por outros indivíduos, por lugares, por acontecimentos, por animais, por objetos, e por aí vai. O neurocientista e psicobiólogo estoniano Jaak Panksepp foi um grande estudioso desse processo, tendo inclusive criado o termo “neurociência afetiva”.

Dentro dessa área, Panksepp definiu o que chamou de 7 sistemas afetivos, ou seja, 7 maneiras de expressão das emoções e que estão dentro do cérebro de todos os seres humanos, sem exceção. O que difere um indivíduo do outro, contudo, é a maneira como cada pessoa “orquestra” esses sistemas na sua conduta. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura deste artigo!

Equilíbrio, homeostase e prazer

Todos os nossos sentimentos e emoções têm suas origens nesses sistemas e em suas possibilidades de combinação. Cada sistema afetivo representa uma necessidade afetiva das pessoas, e compreendê-los nos ajuda a satisfazer essas necessidades de uma maneira saudável.

Isso nos leva ao conceito de homeostase, que é a capacidade que o organismo tem de regular a si mesmo para manter-se em equilíbrio e garantir a sobrevivência. Isso acontece em termos de pressão, temperatura, entre vários outros aspectos, inclusive emocionais. Quanto mais uma pessoa se aproxima da homeostase, isto é, desse equilíbrio, mais ela sente prazer. Quanto mais ela se afasta da homeostase, mais ela sente tensão.

Todos os sentimentos são derivados dessa oscilação do organismo, que ora se aproxima da homeostase, ora se afasta dela e precisa retomar o estado de equilíbrio. É dessa oscilação que Panksepp identificou os 7 sistemas afetivos, ou seja, as 7 necessidades básicas de qualquer indivíduo, que originam todas as nossas emoções.

Os 7 sistemas afetivos

Confira, na sequência, quais são os 7 sistemas afetivos, ou 7 necessidades básicas, definidos por Panksepp.

1. Necessidade de buscar

PSC

Essa é a mais fundamental necessidade humana, já que ela aparece em todas as demais, pois ela quer dizer que sempre que uma pessoa identifica algum desconforto ou desequilíbrio, ela precisa buscar a solução. Em qualquer momento em que o ser humano identifique algo que lhe falta ou que não lhe faça bem, esse sistema será ativado, como mecanismo de defesa, para que encontre uma solução para o seu problema.

A ideia é que essa busca gere uma expectativa para retomar o estado de equilíbrio desejado, amenizando as tensões da vida. Todos os outros sistemas afetivos derivam deste.

2. Necessidade de fuga

Quando uma pessoa se relaciona com o mundo, ela certamente encontrará situações ou elementos com potencial para lhe fazer mal, conhecidos como ameaças. Essas ameaças elevam a tensão e disparam um mecanismo cerebral de fuga, ou seja, de desejo de escapar daquela ameaça. Assim, quando nos deparamos com um problema, o cérebro toma essa decisão de fugir, a fim de diminuir a tensão.

Esse sistema afetivo está relacionado ao medo e à ansiedade, que são justamente as emoções de alerta que toda pessoa sente ao identificar uma ameaça e que a levam a tomar atitudes para se defender e sobreviver.

3. Necessidade de luta

Diante de uma ameaça, o cérebro toma uma decisão em frações de segundos: fugir (que é o item anterior) ou lutar, isto é, enfrentar o fator ameaçador. Esse também é um mecanismo de defesa que aparece sempre que um obstáculo surge entre o indivíduo e aquilo que ele deseja.

Desse sistema, derivam a raiva e a agressividade, o que não necessariamente indica que a pessoa seja violenta, mas apenas que ela tem, dentro de si, esses impulsos de defender o que acredita e de lutar pelos seus objetivos. Não se trata de uma questão de certo ou errado (o que seria a moralidade), mas de afastar-se do que faz mal e de aproximar-se do que faz bem — uma tendência natural de qualquer ser humano saudável.

4. Necessidade de sexualidade

A sexualidade de qualquer animal, inclusive do ser humano, é um mecanismo que a natureza tem de estimular a reprodução e perpetuar as espécies. Na teoria dos 7 afetos fundamentais, a excitação sexual corresponde a um aumento de tensão, que é aliviada quando a relação sexual ocorre.

Isso significa que a excitação sexual também é uma forma de afeto, ou seja, de relacionar-se com o mundo à procura de um meio de amenizar a tensão e de sentir prazer.

5. Necessidade de amor

O quinto sistema afetivo é um dos que mais representam queixas da parte das pessoas, pois é justamente a necessidade de ser amado. Esse é um dos sistemas que dependem mais do outro do que de si, o que é sempre um desafio para qualquer pessoa. Nele, estão as nossas necessidades de carinho, de amor, de pertencimento, de amizade e de aceitação.

Essas necessidades dependem do vínculo que estabelecemos com outras pessoas e podem surgir em basicamente todos os lugares das nossas vidas: família, círculos de amizade, relacionamentos amorosos, ambiente de trabalho etc. Todo ser humano tem essa necessidade, e a sua não satisfação gera tensão.

6. Necessidade de cuidar

Se, por um lado, temos a necessidade de sermos cuidados, como vimos no item anterior, também temos a necessidade de cuidar. Isso ocorre principalmente nas figuras parentais, mas também entre amigos e até mesmo em muitas profissões que envolvem essa atitude (de cuidar de pessoas, de plantas, de animais etc.).

Essa necessidade é bastante complementar ao sistema acima e é uma das bases para o surgimento da empatia, que é a capacidade que uma pessoa tem de colocar-se no lugar de outro indivíduo, imaginando como ela se sentiria se estivesse naquela posição. Esse processo beneficia os relacionamentos humanos.

7. Necessidade de dominar

Esse é o mais controverso dos sistemas afetivos, no sentido de que gera divergências até mesmo entre os próprios teóricos. Basicamente, ele reflete uma necessidade humana de manter o domínio dos relacionamentos e de fazer o possível para ser melhor do que os outros, estando na raiz da competitividade, da inveja e do conceito de status.

Isso se vê, por exemplo, entre várias espécies de mamíferos, em que os filhotes competem entre si a todo instante pelo alimento ou pela atenção dos pais e até mesmo dos donos (no caso dos animais domésticos). Esse sistema também interfere diretamente em todos os outros.

Os 7 afetos fundamentais não têm o objetivo de estimular julgamentos morais entre o que é certo e o que é errado, mas apenas de evidenciar os sistemas básicos da emocionalidade humana que estão enraizados no nosso cérebro. Eles desencadeiam todas as nossas emoções e são muito importantes para que as pessoas ajam no sentido de buscar o que é bom e prazeroso e de se afastar do que é ruim e tenso. A satisfação dessas necessidades gera o prazer e alivia a tensão.

O debate é bastante complexo, pois reconhecer essas necessidades básicas nos ajuda a lidar com elas sem negar a sua existência, mas também sem acreditar que as outras pessoas têm a obrigação de nos satisfazer.

Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!