A bio é uma pequena caixa de texto que fica logo abaixo do nome da pessoa/marca em uma página do Instagram. Há muitas pessoas que não dão a ela o devido valor, mas a verdade é que ela tem, sim, uma grande influência na hora de as pessoas decidirem se vão ou não seguir você.

Por isso, é importante que você mostre, nessas poucas linhas, quem você é e de que forma você pode ser útil para a sociedade. Trata-se de um primeiro ponto de contato entre você e o público. Portanto, seja cuidadoso ao redigir as informações desse campo. Infelizmente, muitas pessoas cometem alguns erros nessa apresentação, o que as impede de conquistar novos seguidores. Confira alguns desses erros a seguir.

1. Foto de baixa qualidade

Em alguns perfis, a foto aparece com uma qualidade tão baixa que mal conseguimos identificar se é uma pessoa ou algum outro símbolo. Uma boa foto de perfil ou um logo apropriado para as redes sociais é necessário para promover essa rápida identificação de quem você é.

Se colocar um foto pessoal sua, certifique-se de que ela não esteja desfocada ou com a sua imagem muito longe. Por ser uma imagem de perfil, é importante que ela tenha poucos elementos, bem simples, mas com um contraste que facilite a visualização. Se o fundo tiver mais destaque do que você, por exemplo, não haverá clareza visual e a sua imagem não ficará tão atrativa.

2. Nomes muito complexos

Os nomes de uma página no Instagram devem ser simples, tanto quanto o das pessoas ou das marcas. Por isso, a menos que você seja um ginasta ucraniano, procure manter o nome da sua página o mais simples possível. É importante que ele seja fácil de pronunciar e de gravar na memória.

Além disso, lembre-se de que pontos, traços e outros caracteres dificultam a compreensão do nome da página pelos algoritmos do próprio Instagram. Isso faz com que a sua página fique mais difícil de ser encontrada nas buscas dos usuários. Simplifique o quanto for possível. Se você tiver um nome muito comum, coloque um artigo antes do nome ou um número ao final dele, como “ojoseroberto” ou “joseroberto1”.

3. Utilização de hashtags

As hashtags são muito importantes nas publicações do Instagram, pois elas definem os assuntos do post e o tornam mais fácil de encontrar nas páginas de busca. No entanto, a bio não é o melhor lugar para utilizá-las. Lembre-se de que o objetivo da bio é apresentar você e incentivar a pessoa a conhecer o seu perfil. Se você colocar hashtags ali, pode estimular as pessoas a clicar nelas, o que as fará sair do seu perfil, indo contra o objetivo inicial.

Por isso, evite colocar as hashtags nesse espaço. Se preferir, coloque na bio um link geral com todas as suas informações de contato, como telefones, website e perfis de outras redes sociais.

4. Descrições genéricas

A pergunta que você precisa responder na bio é: “em que você pode ser útil para as pessoas?”. Portanto, nessas poucas linhas que o espaço oferece, você deve se apresentar. Em se tratando de um perfil profissional, você não deve colocar “José, 40 anos, administrador de empresas”, mas de fato explicar o que você faz e como beneficia a sociedade por meio do seu trabalho.

A sua missão, a sua visão e os seus valores são boas sugestões de itens para compor a sua bio. Eles apresentam quem você é e podem despertar nas pessoas impactadas o desejo de segui-lo. Portanto, seja criativo e desenvolva a capacidade de colocar em poucas palavras o seu propósito de vida e de trabalho.

5. Falta de diferenciais

Se você é um administrador de empresas, por exemplo, precisa ter em mente que, assim como você, há outros milhares, talvez milhões, de administradores divulgando os seus respectivos serviços no Instagram. Hoje em dia, é difícil pensar em um nicho em que não exista uma concorrência acirrada. Portanto, o que você precisa fazer é refletir sobre os seus diferenciais, ou seja, os itens em que você supera a concorrência ou que só você é capaz de fazer.

Quanto mais você explorar esses diferenciais, mais estimulará as pessoas a seguirem você, e não o “administrador XPTO”. Contudo, é importante que as qualidades que você colocar na bio vão ao encontro das necessidades do público — daí a importância de conhecer bem o que as pessoas querem e esperam de você.

6. Ausência de destaques nos stories

É possível fixar alguns stories permanentes logo abaixo da sua bio. Por isso, selecione aqueles que são mais importantes para você, de modo que fiquem ali em definitivo, sem desaparecer em 24 horas, como ocorre com os outros.

Selecione aqueles stories em que você fala sobre si mesmo, em que mostra os seus diferenciais, em que apresenta a sua empresa etc. Se tiver depoimentos de clientes, melhor ainda, pois as palavras de outras pessoas conferem mais credibilidade ao seu perfil. Antes de decidir se vão seguir ou não alguém, muitas pessoas assistem a esses stories fixados. Portanto, pense com estratégia e com carinho em quais vai colocar em destaque.

7. Poluição visual

O Instagram disponibiliza alguns recursos visuais na bio, como a utilização de emojis. Além disso, há alguns sites que permitem até mesmo que você utilize outras fontes para o Instagram, além da tipografia oficial da plataforma. Quando bem utilizados, esses recursos de fato podem colocar alguns tópicos da sua bio em destaque.

Entretanto, o uso desses acessórios visuais precisa ser muito bem planejado. Quando aparecem em excesso ou quando a fonte escolhida for muito rebuscada, a leitura da informação pode ficar comprometida, levando o usuário a abandonar o seu perfil. Lembre-se de que a bio é um espaço pequeno e que qualquer elemento visual ganhará destaque se for utilizado ali. Portanto, seja moderado no uso desses recursos, de modo a evitar a poluição visual.

Como você pode perceber, por mais que a bio seja um espaço de dimensões reduzidas, ele é muito importante, e há muitos erros que podem ser cometidos nele. Assim, fique atento às dicas acima e pense com carinho e muito planejamento antes de decidir o que colocar na bio. Ela é o cartão de visitas do seu perfil. Seja criativo e estratégico ao redigir essa parte tão importante da sua página.

E você, querida pessoa, tinha noção de quão delicada pode ser uma bio no Instagram? Então, que tal revisar a sua agora e seguir as dicas acima? Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além disso, compartilhe-o nas suas redes sociais com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se beneficiar destas informações.