Grande parte dos problemas emocionais que muitas pessoas possuem tem sua origem na infância. Isso acontece porque, no início da vida, as experiências são sentidas com maior intensidade, principalmente por conta da inocência infantil. Uma questão bastante delicada em relação a esse assunto diz respeito aos pais abusivos, que são aqueles que agem de forma inadequada em relação aos seus filhos, seja através de negligência, abuso de substâncias ou diversas formas de violência.
Se você passou por essa experiência no passado e percebe que isso está se refletindo em sua vida atual, acalme-se. Por mais que tenha sido uma fase complicada e que deixou marcas, acredite, pois será capaz de vencer essa dor e ressignificá-la dentro de si.
Contents
As Principais Marcas Deixadas Por Pais Abusivos
As agressões, sejam elas físicas ou verbais, podem deixar muitas marcas emocionais em uma pessoa, principalmente quando acontecem na infância e partem dos pais, que deveriam ser aqueles que oferecem amor e proteção para a criança. Essas experiências ruins do passado afetam, principalmente, a forma com a qual o indivíduo irá se relacionar e, também, a sua autoestima. Além disso, podem gerar problemas como depressão, síndrome do pânico e outros transtornos psicológicos.
É importante deixar claro que a intenção aqui não é a de julgar esses pais, afinal cada indivíduo tem as suas dores, mas sim de oferecer ajuda para aqueles que sentiram na pele esses abusos. Além disso, em muitos casos, as pessoas agem de forma agressiva em relação aos filhos porque essa é a única referência que têm, já que também foram tratadas dessa maneira pelos seus genitores. Portanto, se atentar ao problema é fundamental para que esse ciclo seja rompido e as próximas gerações possam receber uma educação positiva.
Como Superar um Passado de Abusos?
Por mais que as situações de abuso tenham ficado no passado, em algum momento elas podem voltar à tona, mesmo que o indivíduo já tenha se tornado um adulto. Quando isso acontece, existem algumas medidas que podem ser adotadas para superar essas lembranças. Veja quais são elas.
1 – Procure Ajuda Especializada
Evite negligenciar o problema e procure ajuda para lidar com essas memórias que te trazem sentimentos ruins. Dessa forma, um profissional especializado em saúde mental poderá indicar o tratamento adequado, além de te ajudar a entender melhor o que está sentindo. Esse cuidado é necessário para evitar que as marcas deixadas pelos abusos sofridos se transformem em transtornos emocionais e comprometam ainda mais o seu bem-estar. Quanto antes buscar ajuda, melhor será para você e as pessoas com as quais convive.
2 – Elimine o Sentimento de Culpa
Sofrer abusos na infância é algo bastante marcante porque as crianças tendem a se culpar pelo comportamento inadequado dos adultos. Nesse sentido, o indivíduo cresce achando que é dele a responsabilidade por tudo o que lhe aconteceu, o que não é verdade. E, mesmo com a chegada da maturidade, essas lembranças costumam se manter seguindo esse padrão. Portanto, é necessário que pense na situação sob o seu ponto de vista atual, de forma madura e realista, para que perceba que é a vítima e não o culpado.
3 – Valorize Outros Relacionamentos
Geralmente, crianças e adolescentes que têm relacionamentos complicados com os seus pais, buscam outras pessoas para se apoiarem, e você pode fazer o mesmo na vida adulta. A falta de amor por parte daqueles que te criaram costuma deixar um grande vazio, que pode ser preenchido através de relações positivas com outros familiares, amigos, o cônjuge e, até mesmo, os filhos, no caso daqueles que os possuem. Por mais que os pais ocupem um espaço central na vida de um indivíduo, olhe ao seu redor e irá identificar outras pessoas dispostas a darem e a receberem amor.
4 – Encare as Lembranças
Por mais doloroso que isso seja, apenas quando conseguir encarar as lembranças é que conseguirá, de fato, superá-las. Então, pare para refletir a respeito das experiências que viveu e questione-se para entendê-las. O que aconteceu? O que você achou que aconteceria na época? Como isso influenciou na pessoa que se tornou hoje? Como se sente em relação aos seus pais? Encontre respostas para essas e outras questões para conseguir ver o abuso sofrido sob um aspecto mais objetivo e possa, então, assumir o controle e definir quais ações precisa tomar.
5 – Fale Sobre os Seus Sentimentos
Além de pensar no que aconteceu, falar também é uma ótima maneira de aliviar o peso que essas lembranças têm em seu coração e na sua mente. Dessa maneira, quando sentir que está pronto para dar esse passo, desabafe com uma pessoa da sua confiança ou mesmo um profissional, como um psicoterapeuta. Apesar de parecer que tocar no assunto irá torná-lo mais intenso, o que acontece é realmente o contrário. Experimente e verá como irá se sentir muito mais leve.
6 – Veja os Seus Pais Como Seres Humanos
Os pais têm a obrigação de arcarem com as responsabilidades em relação aos seus filhos, dando-lhes educação e amor. Contudo, isso não faz com que se tornem perfeitos e, por mais que seja normal ver o pai e a mãe como pessoas especiais, a verdade é que eles são seres humanos como todos os outros, e que, por isso, estão susceptíveis e cometerem erros. É claro que violência, negligência e outros tipos de abuso são inaceitáveis, entretanto, o fato de vê-los como falhos poderá te ajudar a superar as lembranças ruins.
7 – Não Tenha Vergonha do Que Aconteceu
Um sentimento bastante comum entre os indivíduos que sofreram abusos na infância e adolescência, principalmente por parte dos pais, é a vergonha. Isso acontece porque eles se sentem constrangidos, como se fosse deles a responsabilidade pelas agressões, e, por isso, deixam de se abrir e de buscar ajuda. Se, em algum momento, se sentir assim, saiba que não há motivos para se constranger, afinal as atitudes negativas não partiram de você. Prefira se orgulhar da sua força, porque sem ela não teria conseguido superar tudo isso.
Espero que este artigo tenha te ajudado de alguma forma nesse processo de superação e ressignificação. Lembre-se de buscar ajuda, se apoiar em pessoas queridas e, principalmente, acreditar na grande força que habita o seu interior.
Copyright: 384611071 – https://www.shutterstock.com/pt/g/photographeeeu