O conceito de sucesso pode variar consideravelmente de uma pessoa para outra. As prioridades e os estilos de vida do indivíduo determinam para si o que de fato significa ser bem-sucedido.

No entanto, há alguns comportamentos e crenças que podemos tomar como universais, ou seja, que fatalmente são registrados em todo indivíduo que alcança os seus objetivos, sem exceção. Algumas dessas crenças são curiosas, como entender que o sucesso incomoda e que é preciso parar de agir apenas para agradar aos outros.

Confira a lista completa com os 10 fatores que constroem uma pessoa de sucesso no artigo a seguir!

  1. Adquirir autoconhecimento

O primeiro passo para o sucesso é adquirir autoconhecimento, ou seja, entender quem você é. O que traz felicidade para si? O que você faz bem? Quais são os seus conhecimentos? Por quais motivos as pessoas o procuram? Aonde você quer chegar nas diferentes áreas da vida? Quais são os seus valores? Quais são as suas prioridades? Quanto mais você conhecer a si mesmo, maiores serão as chances de seguir um caminho genuíno, em vez de se deixar influenciar pela opinião alheia.

  1. Sonhar com compromisso

Todo sucesso concretizado foi, um dia, um sonho. Isso significa que as pessoas de sucesso sonham, mas de forma compromissada. Isso significa que elas não pensam coisas do tipo “Ai, queria tanto abrir o meu negócio, mas acho que isso não é para mim”. Elas sonham transformando o sonho em objetivo, e não deixando essa visão de sucesso lá no campo das ideias que não se concretizam. Por isso, precisamos aprender a sonhar: com os pés no chão e com disposição para construir essa realidade.

  1. Desenvolver a resiliência e a persistência

O sucesso, conforme citamos, envolve sonhar e trabalhar para que esses sonhos se concretizem. É claro que ao passarmos da teoria à prática, percebemos que há uma série de obstáculos no meio do caminho. Quando isso ocorrer, devemos desenvolver a resiliência, que é a capacidade de recuperar as forças emocionais para seguir em frente. O mesmo vale para a persistência, que é a habilidade de tentar de novo, de diferentes formas e aprendendo com os próprios erros, até efetivamente acertarmos.

  1. Construir e fortalecer relacionamentos

Talvez você encontre o sucesso ao percorrer o seu caminho sozinho. Contudo, é fato que as coisas ficam mais fáceis — e até mais rápidas — quando contamos com a ajuda de outras pessoas. Essa ajuda pode vir na forma de tempo, de ferramentas, de apoio financeiro, de apoio moral, de conhecimentos compartilhados, e por aí vai. Em sociedade, somos pessoas com habilidades diferentes, justamente para que possamos ajudarmo-nos uns aos outros. Assim, o sucesso também depende dos nossos relacionamentos.

  1. Nunca deixar de aprender
PSC Renascimento

O aprendizado é fundamental às pessoas de sucesso. Elas entendem que, antes de tomar qualquer atitude, é preciso aprender, ou seja, adquirir conhecimentos e lapidar habilidades, de preferência com quem tem mais experiência. Mesmo diante dos momentos difíceis, como os erros e fracassos, essas pessoas não desanimam, pois utilizam as adversidades para entender por que erraram e como podem tentar de forma mais inteligente na próxima vez. O aprendizado é contínuo em toda a trajetória.

  1. Lidar com o medo de forma funcional

À primeira vista, pode parecer que as pessoas mais bem-sucedidas são extremamente corajosas e sem medo. Elas até são corajosas, mas isso é diferente de não ter medo. Os receios aparecem no caminho de todas as pessoas, e o que faz a diferença é a forma como cada um lida com eles. Podemos lidar com esse sentimento de forma funcional, entendendo que o medo orienta o nosso planejamento para que sejamos prudentes, mas sem permitir que ele seja maior do que a nossa vontade de vencer.

  1. Assumir riscos calculados

Isso nos leva ao item 7 da nossa lista, que é assumir riscos calculados. Encontrar o sucesso sempre depende de sair da zona de conforto e fazer algo novo, o que, é claro, vai demandar esforço, estudo, preparo, determinação, entre outras características. Toda iniciativa de sucesso é um risco, mas deve ser um risco calculado, isto é, conduzido com a prudência necessária para que, mesmo se tudo der errado, tenhamos uma base de apoio para começar de novo.

  1. Entender que o sucesso vai incomodar algumas pessoas

Essa talvez seja uma das principais dicas deste artigo. Precisamos entender que ter sucesso vai incomodar algumas pessoas. Quanto mais bem-sucedidos nos tornamos, mais evidenciamos no outro aquilo que ele não está conseguindo alcançar na vida dele, e isso gera desconforto. Aceite essa realidade, mas entenda que quem realmente quer o seu bem vai ficar feliz com o seu sucesso, sem ciúme ou inveja. Que essa percepção o motive a não desistir dos seus objetivos.

  1. Parar de agir só para agradar aos outros

Muita gente tem medo desse incômodo que o sucesso causa nos outros. Por isso, essas pessoas passam a agir só para agradar a opinião alheia, e essa é a receita do fracasso. Ninguém que alcançou o sucesso chegou a esse patamar tentando agradar a todo mundo — o que, aliás, é impossível. Algumas escolhas e atitudes podem ser impopulares, mas, como citamos, quem realmente quer o seu bem vai entender você e vai apoiá-lo verdadeiramente nos caminhos que você escolher.

  1. Fazer o que ninguém faz

Por fim, ressaltamos que é preciso inovar e ser criativo para alcançar o sucesso. Se você fizer aquilo que todo mundo já faz, como poderá alcançar um resultado diferente do que todo mundo já conquista? É preciso pensar diferente, falar diferente e agir diferente. Ou ao menos fazer melhor aquilo que você já faz, em um processo de melhoria contínua. Esse caminho é árduo, sim, mas está longe de ser impossível!

Como você pode notar, querida pessoa, há diferenças universais entre as pessoas de sucesso e aquelas que fracassam. Não se trata de uma receita ou fórmula mágica, mas de um conjunto de fatores que devemos levar em consideração para tirar os nossos planos do papel — o que vale para todas as áreas da vida.

E você, ser de luz, considera qual desses 10 fatores o mais decisivo no caminho do sucesso? Há mais algum que você gostaria de acrescentar à nossa lista? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!