Todo ser humano tem o desejo e objetivo de ser feliz, não é mesmo? No entanto, antes de alcançar esse objetivo grandioso, é preciso compreender que faz parte da nossa natureza satisfazer diferentes tipos de necessidades, desde as mais básicas até as mais complexas.
Essa é a premissa básica para um elemento bastante estudado na psicologia, na administração de empresas, na gestão de pessoas, no marketing e na área de vendas: a Pirâmide de Maslow. Talvez você até já tenha ouvido falar nela, mas não saiba ao certo em que ela consiste. Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre o tema. Boa leitura!
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O que é a Pirâmide de Maslow?
Abraham Maslow foi um psicólogo estadunidense que, em alguns estudos, observou que os macacos tomavam decisões baseados em suas necessidades individuais. A partir disso, passou a questionar se o comportamento humano também seria semelhante. Em decorrência disso, concluiu que nós, seres humanos, também buscamos satisfazer as nossas necessidades, começando pelas mais básicas e, depois de satisfazê-las, partindo para as mais complexas.
A constatação foi representada de forma visual, dando origem, na década de 1950, ao que hoje conhecemos como a pirâmide das necessidades de Maslow. Trata-se de uma hierarquia, composta pelos 5 níveis a seguir.
1. Necessidades fisiológicas
A base da pirâmide consiste em satisfazer as necessidades fisiológicas humanas, o que inclui tudo aquilo que o indivíduo deve fazer para manter a sobrevivência e a saúde. Aqui, entram a hidratação, a alimentação, o sono, a respiração, a digestão, a produção hormonal, o controle da temperatura corporal e um abrigo. Somente com a satisfação dessas necessidades, podemos pensar no próximo degrau.
2. Segurança
O segundo nível corresponde às necessidades de segurança, ou seja, de proteger o corpo e a vida contra qualquer perigo. Aqui, entram a moradia, as roupas, os hábitos saudáveis, os planos de saúde, o seguro de vida, a estabilidade no trabalho (como fonte de renda), o seguro de bens, a segurança pública, enfim, tudo aquilo que nos torna mais seguros.
3. Amor e relacionamento
Tendo resolvido as questões fisiológicas e de segurança, é hora de pensarmos nos relacionamentos, afinal, o ser humano é um ser social por natureza, e nós dependemos uns dos outros. Já adentrando a área psicológica da pirâmide, a pessoa tem necessidade de amor, de afeto, de pertencimento, de amizades confiáveis, de uma boa relação com a família, de relacionamentos amorosos, de intimidade sexual e de pertencimento a grupos diversos (comunidade, escola, trabalho, igreja, clube, grupos culturais etc.).
4. Autoestima
Nos relacionamentos que desenvolvemos no item anterior, percebemos a necessidade de estima, ou seja, de sermos aceitos pelos grupos dos quais fazemos parte, mas também de gostarmos de nós mesmos. A autoconfiança é resultado da capacidade que um indivíduo tem de reconhecer as suas qualidades e de obter o respeito dos seus semelhantes. Depende também da identificação dos seus pontos que precisam de melhorias, mas da compreensão de que isso não significa que a pessoa não tem valor.
5. Realização pessoal
Por fim, no topo da pirâmide aparece a necessidade de realização pessoal, ou seja, de alcançar os sonhos do indivíduo nas diferentes esferas da sua vida. Aqui, aparecem o conhecimento, o autoconhecimento, a autonomia, o equilíbrio emocional, a independência, a liberdade, a prática dos próprios valores e a vivência de uma rotina que o faça feliz (gostar do dia a dia, do trabalho, dos amigos, da família etc.).
Níveis adicionais
Poucas pessoas sabem, mas Maslow adicionou outros três níveis à sua pirâmide original:
- Aprendizado: a necessidade de adquirir conhecimento para compreender o mundo e agir com inteligência;
- Satisfação estética: a busca pela beleza, pela arte, pela simetria e pela perfeição visual;
- Transcendência: a necessidade de uma vida espiritual, compreendendo que há um poder superior.
Por que este conceito é importante?
A pirâmide de Maslow é estudada em diversos cursos de graduação e é importante para diferentes áreas do conhecimento. Ela reflete a psicologia humana, pois todas as nossas atitudes têm o objetivo de satisfazer alguma das necessidades da pirâmide. Naturalmente, isso tem um impacto sobre o comportamento humano, sobre a sociedade e sobre a cultura em que estamos inseridos.
Para que uma pessoa avance ao próximo nível, ela precisa ter resolvido ao menos uma parte do nível anterior. Esse conhecimento é importante para diversas áreas da vida, sobretudo as 6 a seguir!
1. Na área de recursos humanos
A gestão de pessoas das empresas deve conhecer a pirâmide das necessidades humanas para que seja capaz de oferecer aos seus colaboradores a satisfação de todas essas necessidades. Estabilidade, salário, direitos trabalhistas, benefícios, alimentação, transporte, descanso, liberdade criativa, plano de carreira, feedbacks, bons relacionamentos, premiações e desenvolvimento contínuo são exemplos da aplicação da pirâmide a essa área.
2. Na satisfação do cliente
Todo produto ou serviço que as empresas oferecem tem o objetivo de satisfazer as necessidades das pessoas. Por isso, é fundamental conhecer essas necessidades para conceber soluções criativas e eficazes, que atraiam um bom público e que de fato satisfaçam os desejos dos clientes. Isso também inclui o relacionamento, a abordagem, o atendimento e a construção de vínculos de empatia e respeito duradouros.
3. Nas empresas
Os empresários precisam ter muito conhecimento sobre as necessidades das pessoas, de modo que possam satisfazer tanto o seu público interno (colaboradores e fornecedores) quanto o seu público externo (clientes). Resumidamente, a pirâmide de Maslow tem aplicação prática nas empresas devido aos dois itens anteriores. Além disso, ela constitui a busca pela inovação, pelo crescimento, pela estabilidade, por um bom relacionamento com todos os stakeholders e pela realização pessoal e coletiva.
4. Na vida profissional
A vida profissional de cada indivíduo também deve ser conduzida com o objetivo de satisfazer as necessidades. O trabalho e a remuneração garantem a sobrevivência e a segurança das pessoas, mas não apenas isso. Eles também representam a construção de relacionamentos positivos, o aprendizado contínuo, o desenvolvimento de habilidades, a superação de desafios, o crescimento na carreira, a conquista do respeito e do reconhecimento, além da felicidade em fazer aquilo de que a pessoa gosta.
5. No marketing
No marketing, a pirâmide de Maslow é essencial para conhecer as necessidades do público. É com base nessas necessidades que os produtos e serviços são desenvolvidos. Além disso, é a partir desse estudo do público-alvo e das expectativas dele que são concebidas as ações de marketing, as estratégias de precificação, as campanhas publicitárias, as estratégias de vendas e a criação da própria marca (e dos seus valores). É o estudo do comportamento do consumidor que direciona todas as ações dessa área.
6. Na área de vendas
Por fim, se o marketing precisa ser persuasivo, a área de vendas não fica atrás. Os profissionais desse setor precisam ser os que mais compreendem diretamente os desejos, necessidades e expectativas de cada cliente. Isso demanda não apenas a escuta ativa e uma boa dose de empatia, mas também a compreensão geral das necessidades humanas que Maslow propõe. Essas competências tornam o discurso do vendedor mais persuasivo, indo ao encontro do que o cliente espera — uma argumentação racional e emocional para conduzir o cliente pelo funil de vendas.
Como você pode perceber, a pirâmide de Maslow resume as necessidades humanas, subdividindo-as em degraus, de modo que cada indivíduo evolua na hierarquia, na medida em que soluciona essas necessidades. Um estudo que teve origem na psicologia transcendeu para diversas outras áreas da vida, afinal de contas, todas elas têm um mesmo ponto de partida: o comportamento humano.
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