O ser humano é um ser social.  Isso significa que nós precisamos conviver uns com os outros para que possamos conduzir adequadamente as nossas vidas. Em maior ou menor grau, precisamos do conhecimento, das habilidades e do apoio do outro, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.

As habilidades sociais são muito importantes nesse sentido, pois elas permitem que as pessoas sejam capazes de estabelecer e estreitar os laços que estabelecem umas com as outras, o que otimiza a relação nas famílias, nos círculos de amizade, na vida amorosa, no trabalho, no contato com clientes, enfim, sempre que for preciso lidar com outro ser humano.

Neste artigo, você vai compreender a importância do desenvolvimento dessas habilidades e vai conferir algumas dicas para desenvolvê-las no seu dia a dia. Preparado? Então, siga em frente e tenha uma boa leitura!

O que são habilidades sociais?

As habilidades sociais são conjuntos de comportamentos que tornam adequada a sua maneira de expressar os seus sentimentos, opiniões, conhecimentos e atitudes. Da mesma maneira, esses comportamentos também permitem que você seja compreensivo e receptivo quando as outras pessoas se expressarem com você.

Essas habilidades são muito importantes para que haja entendimento, empatia, respeito e ajuda mútua — ingredientes sem os quais provavelmente a humanidade não teria chegado até aqui. Elas não são traços da personalidade de uma pessoa, mas comportamentos que podem e devem ser desenvolvidos ao longo da vida por qualquer indivíduo.

A seguir, você vai conferir 8 dicas básicas para desenvolver as habilidades sociais e colocá-las em prática no seu dia a dia.

1. Manifeste-se com equilíbrio

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Manifestar-se com equilíbrio significa saber a hora e a maneira adequadas de expressar as suas opiniões, sentimentos e atitudes. Significa, por exemplo, compreender que a sua conduta em uma reunião de trabalho é diferente do que se espera em uma festa, pois o contexto e o grau de formalidade são diferentes.

Significa também compreender que o outro tem o direito de se expressar e que você não deve interrompê-lo. Toda conversa flui quando as pessoas envolvidas estão em sintonia e conseguem alternar perfeitamente o momento de falar e o momento de ouvir. Por fim, significa também administrar a intensidade das suas emoções para não agir de forma impulsiva, o que pode ferir o outro e gerar arrependimentos.

2. Aprenda a lidar com as críticas

Nas interações do dia a dia, nem sempre ouvimos o que queremos. Há momentos em que recebemos críticas, ou seja, em que as nossas atitudes e opiniões não são bem-recebidas pelos outros. Nesses momentos, aprenda a diferenciar as críticas construtivas das críticas destrutivas.

As construtivas partem de quem realmente quer nos ajudar, sendo feitas com respeito e com sugestões de melhorias. As destrutivas, por sua vez, partem de quem quer nos ver mal, quase sempre com desrespeito e pobreza de argumentos. Considere as críticas construtivas e verifique o que você pode fazer para melhorar. Quanto às destrutivas, não rebata, apenas ignore-as. Do mesmo modo, só critique alguém quando for realmente necessário — e sempre de forma construtiva, OK?

3. Solucione problemas

As habilidades sociais dependem profundamente da nossa capacidade de solucionar problemas. Sendo assim, não seja daquelas pessoas que apenas comentam os problemas, lamentam as dificuldades da vida, agem com pessimismo, mas não fazem absolutamente nada para resolvê-los.

Em vez de gastar a sua energia lamentando, foque na solução e aja para resolver o que for preciso. Com essa atitude, as pessoas passarão a confiar em você e também agirão da mesma forma, inspiradas pelo poder do seu exemplo.

4. Tome decisões

Determinação também é uma característica importante entre as habilidades sociais. Sendo assim, sempre que for preciso tomar uma decisão, pondere os prós e contras das alternativas, mas não prolongue esse momento por mais tempo do que o necessário. Seja determinado.

Além de você mesmo precisar dessas respostas, pode ser que outras pessoas também estejam dependendo da sua tomada de decisão para que possam agir. Sendo assim, não fique em cima do muro. Reflita, pense e avalie as circunstâncias, mas nunca se esqueça de agir.

5. Compreenda o poder de um elogio

Alguns tópicos acima, citamos que as críticas devem ser feitas com respeito e apenas quando for realmente necessário. Além disso, também precisamos aprender a reconhecer as características positivas daqueles que nos cercam. Sendo assim, saiba que um elogio tem o poder de despertar ânimo, motivação, gratidão e vontade de ser cada vez melhor nas pessoas que o receberem.

Escolha o momento adequado para elogiar e faça-o de forma genuína, sem excessos e sem segundas intenções. Da mesma maneira, agradeça pelos elogios que receber, mas não se envaideça.

6. Aja com empatia

Agir com empatia significa imaginar como você se sentiria e como agiria se estivesse no lugar do outro. Esse exercício é importante para que deixemos de criticar e de julgar realidades que não conhecemos efetivamente. Isso permitirá, por exemplo, que você compreenda as necessidades e motivações para as atitudes do outro.

Não se trata de algo fácil de fazer, mas é importante para manter a solidariedade e o equilíbrio nas nossas relações. Com empatia, podemos agir em relação ao outro da mesma maneira que gostaríamos que agissem conosco se nós estivéssemos naquela posição. Isso ajuda a prevenir e a resolver muitos problemas de relacionamento.

7. Reconheça os sentimentos do outro

Por falar em empatia, ela é essencial para que possamos identificar, compreender e respeitar as emoções das outras pessoas. Ao perceber que alguém está nervoso, ansioso, triste, raivoso, enfim, enfrentando alguma emoção negativa, um indivíduo empático procurará colocar-se no lugar dessa pessoa para compreender a sua realidade.

Sem julgá-la, esse indivíduo será capaz de consolar e oferecer alguma ajuda prática para resolver o problema. Quanto mais uma pessoa compreende as emoções do outro, mais ela também será compreendida, pois o poder do exemplo é poderoso. Isso facilita e acelera a superação dos momentos difíceis, por exemplo.

8. Escute o outro e seja humilde

Muitas vezes, tudo o que uma pessoa precisa é ser ouvida, mesmo que você não tenha nada muito construtivo para dizer ou fazer em relação a ela. A chamada escuta ativa consiste em escutar para compreender, e não em escutar para responder. Esteja ali, 100% presente, ouvindo a pessoa para que ela se sinta mais compreendida e tranquila.

Além disso, seja humilde sempre. Qualquer postura arrogante ou prepotente gera um afastamento que dificulta o surgimento da empatia. Entenda que você não é melhor ou pior do que ninguém, e que você vive para extrair aprendizados de cada dia.

As 8 dicas acima são apenas pontos de partida para o desenvolvimento das suas habilidades sociais. A verdade é que lidar com outro ser humano sempre foi a maior dificuldade da humanidade. É um exercício que se aprende a cada dia, no desenvolvimento da paciência, da tolerância, da humildade, da clareza de comunicação e, acima de tudo, da empatia.

E você, ser de luz, tem desenvolvido as suas habilidades sociais? O que poderia ser melhor nessa área? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!