Ter disciplina para acordar cedo, para seguir uma dieta mais saudável, para praticar exercícios físicos, para seguir uma rotina de tarefas domésticas e até mesmo para ter novas atitudes no trabalho pode ser difícil. A mente humana acostuma-se a determinadas formas de fazer as coisas, de modo que modificá-las demanda tempo e esforço.

A psicologia sabe muito bem disso e, por esse motivo, é capaz de estabelecer as razões pelas quais mudar certos hábitos é tão difícil. É importante compreender essas razões para que possamos lidar melhor com elas, a fim de que a nossa mudança de hábitos seja mais tranquila e bem-sucedida. Mas, afinal de contas, por que mudar de hábitos é tão difícil? Confira os principais motivos a seguir!

1. Porque o desejo de mudança parte de emoções negativas

Imagine que uma pessoa deseja praticar exercícios físicos porque quer ficar mais atraente e viver com mais saúde. Já outra pessoa se matricula na academia porque sofre muito com comentários negativos sobre a sua aparência, tendo problemas de autoestima. Provavelmente, a primeira pessoa terá um processo de mudança mais tranquilo.

Segundo a psicologia, isso acontece porque as emoções negativas, por mais que tenham alguma força, não são uma motivação bacana para as nossas mudanças. Fazer as coisas com base no medo e na pressão externa evita que essas modificações sejam duradouras. Por isso, a motivação deve partir de uma visualização positiva do futuro, ou seja, você deve pensar no que tem a ganhar com essa mudança para ter vontade de executá-la.

2. Porque somos imediatistas

É natural do ser humano querer sair de um estado negativo e alcançar um estado positivo o quanto antes. No entanto, precisamos compreender que o corpo e a mente não são máquinas, o que lhes demanda algum tempo para que se acostumem a novas rotinas. Sendo assim, não vale a pena desistir de adotar um novo hábito apenas porque você falhou uma vez.

Essa mentalidade imediatista, de “tudo ou nada” pode levar as pessoas à falsa crença de que são incapazes de mudar. Portanto, não caia nessa armadilha. Entenda que as mudanças de hábitos são processos longos e gradativos e que é preciso ter paciência durante o percurso.

3. Porque queremos mudanças muito intensas

PSC

Se você nunca praticou exercícios físicos na vida, não pense que é correndo uma maratona por dia que isso será possível. A verdade é que precisamos começar aos poucos, dando tempo para que o corpo e a mente acostumem-se à mudança que está ocorrendo.

Se você já começar a mudar de forma muito intensa, o corpo e a mente gastarão muito mais energia do que estavam acostumados, o que fará com que você se sinta extremamente cansado e muito mais propenso a desistir. Por isso, comece aos poucos e comemore cada vitória, por menor que seja. Somente com o tempo permita-se aumentar as suas metas, mas, para isso, acompanhe o seu progresso.

4. Porque queremos mudar várias coisas ao mesmo tempo

Se você deseja mudar alguns hábitos na sua vida, faça uma coisa de cada vez. Querer meditar 30 minutos, fazer academia, ler 20 páginas de um livro e estudar inglês todos os dias pode ser cansativo. Assim como a intensidade elevada de que falamos no item acima, o excesso de mudanças simultâneas também pode ser exaustivo ao corpo e à mente.

Ao querer mudar tudo ao mesmo tempo, o indivíduo provavelmente terá dificuldade em todas as áreas, o que o leva à falsa crença de que é um fracassado e que jamais alcançará os seus objetivos. Para evitar que isso ocorra, procure modificar um hábito por vez, sem que fique sobrecarregado. A vida é composta por diversas áreas, e nós precisamos de energia para todas elas. Portanto, seja equilibrado!

5. Porque achamos que mudar é fácil

Não. Mudar não é fácil. Não é impossível, mas definitivamente não é fácil. O simples ato de querer praticar atividades físicas pode demandar uma série de questões, como matricular-se em uma academia, separar dinheiro para pagar as mensalidades, comprar uma roupa nova adequada à prática, conhecer as diferentes modalidades, escolher uma atividade que seja prazerosa e encontrar uma hora do dia para adicionar essa prática oficialmente à rotina, com muita disciplina para segui-la.

Dessa forma, é importante que as pessoas entendam a mudança de hábitos não como uma simples atitude, mas sim como um processo, ou seja, um conjunto de várias pequenas ações. É por isso que esse mecanismo consome tanta energia e demora mais do que pensávamos. Portanto, seja paciente, organize-se e respeite o seu ritmo!

6. Porque consideramos as falhas um fracasso definitivo

Ao começarmos o processo de mudança de hábito, as falhas podem acontecer. Um dia em que nos esquecemos de praticar, um dia em que fazemos uma atividade de forma inadequada, um dia em que não obtemos os resultados que desejávamos, e por aí vai. A questão é que não podemos nos esquecer de que os erros são parte desse processo.

Por mais que a falha seja indesejada, ela é uma valiosa fonte de conhecimento. Cada vez que descobrimos um jeito errado de fazer algo, nos aproximamos do jeito certo, nem que seja por eliminação. Portanto, use os erros como guias para encontrar o rumo adequado, e não como fatores de desmotivação. Errar não torna você um fracassado. Errar o torna humano!

7. Porque nos faltam o comprometimento e a disciplina

Por fim, é sempre importante ressaltar que, na maioria dos casos, as mudanças de hábito não se concretizam porque nos faltam o comprometimento e a disciplina. Sendo assim, se você se comprometeu em ir à academia diariamente à procura de uma vida mais saudável, pense nos seus propósitos: eliminar doenças, viver com saúde física e mental, ter mais disposição para o dia a dia etc.

Tenha sempre os propósitos por trás das suas atividades em mente. Essas motivações são o combustível para que você seja disciplinado e não fuja das regras que determinou a si mesmo. Portanto, seja firme e tenha disciplina para seguir em frente. Se começar a abrir exceções em um dia ou outro, em breve poderá perder o rumo da sua mudança de hábitos. Não faça isso. Persista!

Ao longo deste artigo, você conheceu 7 motivos que explicam por que é tão difícil mudar certos hábitos. Que, ao conhecer essas razões, você seja capaz de prevenir-se em relação a elas e de alcançar as suas metas com muito sucesso!

E você, ser de luz, em qual dos motivos acima está se perdendo no seu processo de mudança de hábitos? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!