Reclamar é o ato de falar sobre coisas que incomodam, algo bastante comum em nosso dia a dia, mas que devemos olhar com certa cautela. Identificar coisas que não vão bem em casa, no trabalho e nos relacionamentos é importante, mas desde que a ação venha em seguida. A reclamação inerte não resolve problemas, pelo contrário, os intensifica.
Ao longo deste artigo, irei falar a respeito do hábito de reclamar, suas possíveis origens e consequências. Continue a leitura para fazer essa reflexão comigo.
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5 Motivos pelos quais reclamamos
A melhor maneira de quebrar um hábito ruim é entender o que nos levou a cultivá-lo. Quando se trata de reclamação, existem cinco principais motivos, veja quais são eles e comece a observar onde cada um se encaixa nas suas reclamações do dia a dia.
1 – Atrair atenção para si
Muitas pessoas usam a reclamação como uma forma de atraírem atenção para si mesmas. Isso pode ser percebido através de falas, como: “ninguém leva a sério o que eu falo”; “não sou respeitado / valorizado”; “sou injustiçado” e assim por diante. Esse comportamento pode ser uma demonstração de insegurança e carência.
2 – Se eximir de responsabilidades
A reclamação também costuma ser um artifício usado para se livrar de responsabilidades e se manter inerte. Um exemplo comum é uma pessoa que alega que determinada atividade é impossível de ser realizada quando, na realidade, se houvesse mais esforço ela conseguiria.
3 – Se colocar como superior
Quando reclamamos sobre outra pessoa, automaticamente estamos nos colocando como superior a ela. Ao reclamar do chefe e apontar falhas em seu desempenho, um profissional está querendo dizer que faria um trabalho melhor se tivesse naquele lugar.
4 – Disputar poder
Reclamar é uma atitude bastante usada em disputas de poder, como quando duas pessoas estão enfrentando uma divergência. Em muitos casos, uma começa a reclamar da outra como uma forma de mostrar que está certa e convencer os demais disso.
5 – Justificar desempenhos insatisfatórios
A reclamação também costuma ser usada como uma forma de justificar desempenhos insatisfatórios. Uma pessoa que fez um relatório incompleto, por exemplo, pode dizer ao chefe que a culpa é do colega ao lado que estava falando alto ao telefone e atrapalhou sua concentração. Fazendo isso, se exime da responsabilidade por não ter se dedicado o suficiente.
É importante ressaltar que todos esses cinco motivos podem acontecer com qualquer pessoa e que, caso tenha se identificado, não deve se culpar. O melhor a fazer é sempre se observar e se conhecer, porque é assim que poderá aprender e evoluir. Portanto, deixe o autojulgamento de lado, essa é a melhor forma de usar as experiências de forma positiva em prol do seu crescimento.
7 Dicas para quebrar o hábito da reclamação
Reclamar é prejudicial quando se torna a única atitude que a pessoa tem, afinal de contas, apenas dizer exaustivamente que algo incomoda não faz com que o problema se resolva. É preciso agir para solucionar as questões. Veja, a seguir, algumas dicas que poderão te ajudar a quebrar o hábito da reclamação que gera inércia e partir para a ação.
1 – Pense no que pode fazer para resolver o que te incomoda
Sempre que for reclamar de algo, pare e pense no que pode fazer para que aquilo pare de te incomodar. Se for algo que estiver ao seu alcance, ótimo, se não for é sinal de que não vale a pena desperdiçar suas energias falando sobre aquilo repetidas vezes. Então, escolha agir mudando a forma como aquilo te afeta.
2 – Encontre formas positivas de liberar o estresse
Reclamar é uma atitude que, na maioria das vezes, tem como objetivo aliviar o estresse, entretanto, o que acaba acontecendo é que ele se intensifica. Sendo assim, é interessante que encontre outras maneiras de liberar o estresse, realizando atividades que sejam positivas, como praticar um esporte, por exemplo.
3 – Mantenha o diálogo aberto em seus relacionamentos
Por mais que a reclamação vazia seja ruim, isso não significa que as insatisfações devam ser ignoradas, principalmente nos relacionamentos. Procure sempre manter o diálogo aberto com seus familiares, amigos e especialmente em relações amorosas. Se algo te chatear, fale a respeito para o outro e saiba ouvir quando for o contrário, é assim que se torna possível aparar as arestas e manter os laços sólidos.
4 – Concentre-se no lado positivo das coisas
Caso perceba que está reclamando demais, procure fazer uma pausa e começar a se concentrar no lado positivo das coisas. Lembrando que a ideia não é fechar os olhos para os problemas e sim aprender a apreciar o que é bom, isso ajuda a manter o equilíbrio e evita que tenha uma imagem negativa sobre a vida.
5 – Desabafe quando sentir necessidade
Quebrar o hábito de reclamar não deve ser levado como um sinônimo de deixar de desabafar. Falar sobre o que está sentindo com alguém da sua confiança faz muito bem, ajuda a aliviar as tensões e a refletir melhor a respeito. Evite sofrer calado, compartilhe suas dores, mesmo que a outra pessoa não tenha nenhuma solução a sugerir, apenas o fato de ouvir será de grande ajuda.
6 – Procure ser menos crítico
É natural discordar das coisas que acontecem e das atitudes das outras pessoas, mas é preciso se manter alerta para evitar entrar em um ciclo de excesso de crítica. No início do artigo falei sobre como a reclamação é usada como uma forma de se colocar como superior e sabemos que, apesar de diferentes, somos todos igualmente dignos.
Ao perceber que está sendo exageradamente crítico com alguém, pare e reflita, se coloque no lugar dessa pessoa. Esse exercício te ajudará a dosar o nível de crítica e evitar ultrapassar os limites saudáveis e justos.
7 – Assuma suas responsabilidades
Por fim, procure sempre se manter consciente em relação às suas responsabilidades, evitando terceirizar a culpa pelo que acontece. Por mais que atitudes de terceiros possam influenciar as suas ações, você pode escolher a forma com a qual irá agir na grande maioria dos casos. Escolha ser protagonista da sua história e veja o quanto isso é libertador e, ao mesmo tempo, empoderador.
Para finalizar, fique com uma citação da grande escritora Maya Angelou: “O que você deve fazer quando não gosta de alguma coisa é mudá-la. Se não puder mudar, mude a maneira como você pensa sobre isso. Não reclame.”.
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