O primeiro emprego é uma conquista importante, afinal de contas, ele marca o ingresso da pessoa no mercado de trabalho e consiste nas suas primeiras experiências profissionais. Muitas vezes, esse momento também marca o amadurecimento, o que pode ocorrer ainda na adolescência ou já na vida adulta.

Não podemos deixar de comentar, porém, que é uma situação delicada. Entrar em uma empresa para passar o dia ali, com pessoas que você nunca viu na vida, sendo cobrado por uma atividade que você nunca exerceu antes é um pouco assustador. Contudo, com as atitudes certas, é possível tornar essa experiência mais proveitosa, transformando-a em um ótimo ponto de partida para uma carreira de sucesso.

Na sequência, você vai conferir 8 passos para começar com o pé direito o seu novo emprego. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

1. Fique atento ao comportamento das pessoas

Como citamos, o ambiente de trabalho é um espaço essencialmente adulto, mas, em um primeiro emprego, ainda trazemos muitos traços típicos da adolescência. Sendo assim, o novo funcionário vai perceber que, naquele ambiente, há regras e dinâmicas próprias, diferentes da vida escolar, por exemplo.

Por isso, é importante ficar atento ao comportamento das demais pessoas ali presentes. Observe como elas se comportam, como se vestem, como lidam com as dificuldades do dia a dia, como interagem entre si e até mesmo como brincam umas com as outras. Há muitas normas “implícitas” no ambiente, que precisam ser decifradas.

2. Faça da observação um hábito

Se você está no seu primeiro emprego, ainda não tem referências da vida profissional. Por isso, observe e ouça tudo o que se passa ao seu redor. Como a empresa funciona? Quem é quem? Como a sua tarefa deve ser desenvolvida? A quem você deve prestar contas? Analise o ambiente à procura das respostas. Se não encontrá-las, não hesite em perguntar o que desejar aos seus colegas e supervisores.

PSC

Além de se aprofundar na sua atividade especificamente, procure conhecer a empresa como um todo. Entenda o tipo de solução que ela oferece, descubra quem são os seus principais concorrentes, compreenda o público-alvo da organização e procure conhecer também os outros departamentos da organização. Esse conhecimento tende a deixá-lo mais seguro no dia a dia de trabalho.

3. Relacione-se com os seus colegas

O primeiro dia de trabalho é extremamente desafiante para qualquer pessoa, mesmo para quem já tem bastante experiência no mercado. Contudo, a situação é particularmente complexa para quem está no primeiro emprego. Nesse caso, é natural sentir-se deslocado e intimidado no início.

Você não precisa se forçar a nada, mas, naturalmente, procure conhecer e conversar com os seus colegas. Tire dúvidas com eles, peça ajuda quando necessário e participe das interações sociais — como almoços e happy hours. Aos poucos, você se familiarizará com aquele grupo, o que tornará a sua experiência profissional mais saudável e descontraída.

4. Seja assíduo e pontual

Em um primeiro emprego, você precisa provar a sua maturidade e a sua responsabilidade. Na escola, as faltas e atrasos prejudicam apenas a si mesmo. No ambiente de trabalho não é assim: a sua ausência e o seu descumprimento de horários prejudicam o trabalho de todo mundo. Portanto, só falte se houver uma justificativa séria. O mesmo vale para os atrasos.

Além disso, seja pontual também com a entrega dos seus trabalhos. Se o chefe demanda algo para as 16h, certifique-se de cumprir esse horário. Se perceber que não será possível atender a essa solicitação, converse com o supervisor antecipadamente para renegociar esse prazo, mas não simplesmente entregue com atraso. Mostre que as pessoas podem confiar em você. Isso gerará crescimento.

5. Demonstre iniciativa

Quando uma empresa contrata um funcionário, ela não espera apenas que ele obedeça às ordens e faça o que se pede. A ideia é que ele, com o seu conhecimento, seja um criador, dando sugestões de como aquele trabalho pode melhorar. Sendo assim, se você tiver uma ideia que possa gerar melhorias, comunique-a ao seu supervisor. Mesmo que ela não seja aceita, a atitude demonstra interesse e criatividade, o que é sempre visto com bons olhos.

Além disso, esteja disposto a aprender coisas novas e a assumir novas responsabilidades. Assim, os seus chefes e colegas perceberão que você tem iniciativa e que, portanto, vale a pena “investir” no seu crescimento profissional. Seja participativo e demonstre o seu valor!

6. Nunca deixe de estudar

O estudo e a qualificação profissional são itens que devem acompanhar a carreira de qualquer pessoa, independentemente da área escolhida. Sendo assim, conclua os seus estudos na escola, na faculdade, em cursos técnicos, enfim, em todas as possibilidades que o tornem um profissional mais informado e competente.

Além do mais, aprenda também a estudar por conta própria. A leitura, os cursos e os treinamentos (que as próprias empresas às vezes promovem) são oportunidades de crescimento que geram diferenciais a você e que tornam a execução das suas atividades mais fácil e mais bem-feita.

7. Desenvolva as competências comportamentais

O sucesso em um emprego não depende apenas das competências técnicas, ou seja, dos saberes específicos que cada profissão exige. Na verdade, existem também as soft skills, ou competências comportamentais. Elas consistem em atitudes que o tornam um profissional completo e valioso para as empresas.

Entre as soft skills mais comumente requisitadas no mercado de trabalho, podemos citar: criatividade, inovação, cooperação, responsabilidade, organização, planejamento estratégico, clareza de comunicação, gestão do tempo, inteligência emocional, ambição, foco, sociabilidade, empatia, ânimo e motivação. Elas correspondem às características mais admiráveis no dia a dia, mas que não aparecem nos currículos e não são ensinadas nas faculdades.

8. Fuja das fofocas

Essa dica é válida para todo e qualquer profissional, sobretudo para quem está iniciando a carreira agora. Saiba que as pessoas sempre o avaliarão por suas ações. Por isso, entenda que falar de uma pessoa que não está presente é uma atitude negativa, que esbarra em questões éticas e que não traz nada de construtivo.

Portanto, procure estabelecer uma linha entre a vida pessoal e a vida profissional. Se quiser falar de assuntos pessoais, fale apenas de si mesmo, com alguém de confiança, no momento oportuno. No horário do expediente, porém, mantenha o profissionalismo e cuide apenas de temas profissionais. Seja organizado, focado e disciplinado. Planeje o seu dia e cumpra as suas tarefas no horário. Isso mostrará aos seus chefes e colegas que eles podem confiar em você para um bom trabalho.

Iniciar a vida profissional é um desafio. O primeiro emprego, contudo, já pode ser uma oportunidade valiosa para crescer e tornar-se um profissional de sucesso. Portanto, coloque as dicas acima em prática e alcance resultados extraordinários!

E você, querida pessoa, lembra-se de como foi o seu primeiro emprego? O que você gostaria de ter feito de diferente? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!