Um organograma funcional é uma espécie de figura que ilustra a forma como a empresa dispõe sua hierarquia, ou seja, distribui as funções e responsabilidades conforme os setores, cargos e conhecimentos de cada um. Esta estrutura ilustra quais são as relações de trabalho existentes na organização, quem está acima e abaixo em sua estrutura organizacional, quem faz o quê e a quem deve responder.
Isso, em partes, também ajuda a simplificar estas informações e a torná-las mais acessíveis a todos, pois este mapeamento ilustra cada parte da organização. Entretanto, isso é feito de maneira setorizada, mostrando os departamentos da empresa e sua inter-relação e não os profissionais em si.
Ainda assim, este tipo de organograma vai além, pois não se resume apenas a apresentar segmentos da empresa. Do topo até as áreas mais operacionais, este diagrama mostra o papel de cada uma dentro do negócio e a relação de cada um dos membros entre si, o que confere uma visão sistêmica da empresa, a fim de que todos possam conhecer sua estrutura de modo geral.
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Organograma Empresarial
O organograma de empresa é a ferramenta ideal para representar a gestão administrativa da sua organização e para que seus colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros tenham consciência da estrutura administrativa da sua empresa. A elaboração de um organograma empresarial segue um modelo com procedimentos padrão.
É montado com caixas (box). Essas caixas são compostas pelos cargos da empresa, ou seja, no organograma, a representação não deve ser de pessoas mas sim de cargos, mesmo se a empresa possui 10 gerentes, apenas uma caixa representará esse cargo.
O organograma é composto por linhas de comunicação, unidade e hierarquia. Vamos entender o significado de cada elemento?
- Linhas de Comunicação: são linhas contínuas que interligam cargos ou áreas da empresa. Indicam que existe uma hierarquia direta entre esses setores.
- Unidades de Trabalho e/ou Cargos: são as caixinhas, nas quais você deve escrever o cargo representado.
- Hierarquia: em geral, a linha de hierarquia funciona de cima para baixo, da esquerda para a direita ou de dentro para fora.
- Hierarquia horizontal no trabalho: cargos e/ou áreas em uma mesma linha indicam que têm nível hierárquico igual.
Cada linha do organograma de empresa representa um nível de autoridade na organização.
3 Passos Para Elaborar o Organograma
- 1º passo: separe as funções exercidas por cada um dos funcionários da sua empresa. Isso é importante porque nas empresas menores é comum que uma única pessoa assuma diferentes cargos. E como nós já falamos, o organograma precisa representar cargos.
- 2º passo: assinale quem está no comando de cada setor e quem lidera o nível estratégico. Uma boa dica é separar cada nível hierárquico por uma cor diferente.
- 3º passo: depois é hora de oficializar o documento com o setor administrativo e todos os colaboradores. Para melhor absorção, é essencial que o organograma seja colado em um local visível e acessível para todos os gerentes e funcionários.
Dicas Importantes Para Montar o Organograma
Para que seu organograma fique mais eficiente, segue algumas dicas importantes:
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- É pertinente que se tenha um conhecimento amplo sobre todas as áreas e departamentos da empresa, bem como as atividades relacionadas à cada cargo para que não haja divergência de função entre os colaboradores;
- Quanto mais objetivo e resumido for seu organograma de empresa, melhor será a assimilação pelas equipes.
- Use softwares legais com tons coloridos para criar seu organograma. Existem várias opções na internet com ferramentas para dar um visual mais atrativo ao seu organograma.
Modelos de Organogramas
Existem vários tipos de organograma empresarial. Dependendo da estrutura da empresa, será identificado o melhor formato:
Organograma vertical:
Esse é o modelo mais clássico de organograma de empresa. A diretoria está no nível mais alto, enquanto que o operacional está inserido nos blocos de baixo.
O organograma vertical segue uma linha hierárquica mais rígida. Quanto maior for a autonomia e a responsabilidade exigidas para cada cargo ou setor, mais alta deve estar a sua posição. A interligação é feita de cima para baixo.
Organograma circular ou radial
No Organograma Circular ou Radial, a hierarquia se apresenta de forma menos rígida, mais suave, colocando-se os cargos lado a lado.
O círculo começa no centro, com a gerência e a diretoria, espalhando-se pelos lados os cargos diretamente ligados.
Esse tipo de organograma é o mais usado em empresas modernas, pois demonstra uma preocupação com o trabalho em equipe.
Organograma funcional
O organograma funcional é muito parecido com o organograma vertical. A diferença é que, em vez de representar os cargos de forma hierárquica, ele exibe as relações funcionais dentro da empresa.
Organograma matricial
O modelo de organograma matricial é muito semelhante ao modelo vertical. Ele é usado para representar a estrutura de empresas que não têm definição clara das unidades funcionais, mas dos grupos de trabalho, que podem ser temporários.
Ele é mais flexível e pode ser alterado de acordo com novas definições.
Organograma linear de responsabilidade
O organograma linear representa a relação entre os cargos e a execução de suas respectivas tarefas. Ele é bem diferente dos demais, com uma estrutura bem mais complexa em função da diversidade e variedade de rotinas existentes na empresa.
Organograma em barras
No organograma em barras, os cargos e/ou funções são distribuídos em barras com tamanhos diferentes e proporcionais à importância e a autoridade do cargo.
Ele é pouco utilizado pois, não permite a visualização das relações entre os órgãos. O modelo indica apenas o nível de hierarquia – quanto mais alto o cargo, maior o tamanho do retângulo ou barra.
Organograma Funcional – Vantagens e Desvantagens
Apesar de ser um excelente instrumento, muitas vezes, esta ferramenta é usada de modo insuficiente, ou seja, vira apenas um documento que não mostra aos colaboradores o porquê de seu setor está presente ali, interligado com tantos outros e muito menos qual a importância deles na construção dos resultados dentro da empresa.
Assim, um organograma funcional que poderia trazer esclarecimentos importantes, não passa mais de um gráfico que não diz nada aos funcionários. Pensando em elucidar ainda mais sobre as reais funcionalidades deste instrumento, vamos conhecer as vantagens e desvantagens do organograma funcional:
Vantagens
- Todos podem conhecer a estrutura de trabalho da empresa, compreender seu papel e como ele se relaciona com o trabalho dos colegas e demais setores;
- Centraliza todas as informações num só lugar e favorece o desenvolvimento de uma visão mais sistêmica sobre o negócio;
- Prega processos mais estruturados e padronizados;
- Mostra onde investir na melhoria dos processos e também no desenvolvimento do capital humano.
Desvantagens
- Não acompanha o desenvolvimento de ambientes em transformação;
- Pode gerar conflitos entre departamentos e seus colaboradores constantemente, pois gera uma competição negativa entre eles;
- Os líderes têm que gerenciar, o tempo todo, conflitos entre os setores;
- Como setoriza bastante cada área, pode gerar animosidades constantes entre elas;
- Considerado inflexível diante das mudanças corriqueiras que acontecem nas empresas.
Por fim agora que conhecemos as vantagens e desvantagens do organograma funcional é hora de avaliar se ele deve ser ou não uma ferramenta a ser implementada em sua empresa para diagramar sua estrutura e torná-la conhecida por todos. E você, o que achou desta ferramenta? Comente!
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