O Coaching tem um grupo de “regras” que chamamos de “Princípios Absolutos”. Esses princípios são uma forma de orientar a prática do coach em sua condução do processo de Coaching. É claro que essa regulamentação não funciona de uma coercitiva, causando algum tipo de punição a quem não as seguem, mas funciona como uma identificação do que se pode chamar de Coaching e, mais especificamente, do “Coaching com Alma”, identidade do IBC.
Moldamos abaixo esses Princípios Absolutos para que atendam ao que se pede nas empresas, no mundo dos negócios. É uma forma de manter uma identidade em cada nicho de Coaching que praticamos. Assim, saberemos que um coach com uma formação solida, mesmo que atenda a mais de uma especialidade, continuará caminhando pelo mesmo princípio.
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Suspender Todo Tipo de Julgamento
Como business coach é muito importante conhecer, compreender e respeitar a missão, visão, a essência e os valores do seu cliente, bem como cultura organizacional da sua empresa, de modo a auxiliá-lo a conquistar suas metas e objetivos sempre da melhor maneira possível e respeitando o seu perfil.
Para isso, é essencial suspender qualquer tipo de julgamento em relação à sua visão empresarial e de negócios, pois mesmo que você seja experiente no ramo do seu cliente, é importante lembrar de que ele é sempre o maior especialista na empresa dele. Portanto, é quem deve direcionar seu processo.
Também por isso, o não julgamento é fundamental, uma vez que é o que vai evitar conflitos ideológicos, colisões de egos, ajudar a promover mudanças e transformações na vida do cliente e no dia a dia da sua empresa. A suspensão de julgamento também é primordial para apoiá-lo a caminhar na direção que deseja seguir e não naquela que o coach considera ser a melhor.
Concorde ou não, independente do que o cliente disser na sessão de Coaching ou do seu perfil empresarial, como business coach seu papel é apoiá-lo a ir além. Para isso, você deve isentar-se de julgamentos pessoais de valor e sempre buscar trabalhar com imparcialidade nos seus processos de Coaching.
Esta postura, além de demonstrar profissionalismo da sua parte, também ajuda a dar ao cliente espaço e liberdade para expor suas: ideias, dores, metas, valores, segredos, sentimentos, medos e sonhos. Esta abertura para mostrar-se como é, na realidade, é essencial no processo de Business Coaching, pois é um dos elementos que ajudam a criar um vínculo de confiança verdadeiro entre coach e coachee durante todo o processo e a que este seja bem-sucedido.
Foco no Futuro (Estado Desejado)
Toda empresa deseja crescer, se destacar e prosperar e, claro, para isso precisa projetar seu futuro com estratégia, inteligência, liderança e foco para alcançar seu estado desejado, ou seja, seus resultados extraordinários. Neste sentido, o Business Coaching, assim como outras abordagens do Coaching, também trabalha no tempo presente, mas sempre focado em conquistas futuras, no que a organização deseja alcançar mais a frente.
Na prática, isso quer dizer que o método consiste em sedimentar, no tempo presente, mudanças efetivas na empresa, de modo que estas levem a transformações sólidas e congruentes em todos os níveis e que maximizem o alcance de suas metas e objetivos de forma substancial.
Para isso, a intenção da metodologia é identificar quais são os principais gaps atuais da empresa e trabalhar no sentido de eliminá-los um a um. Isso é muito importante para que mais tarde, estas lacunas não impeçam a organização de expandir, prosperar e conquistar cada vez mais espaço em seu mercado, como também para que a empresa possa crescer de forma saudável e positiva.
Além disso, o foco no futuro promovido pelo Business Coaching ajuda a companhia a pensar no futuro do seu negócio não apenas olhando para aonde ela quer chegar, mas sempre se orientando de onde está: do seu estado atual. Ressaltando que este sempre será o ponto de partida para todas as conquistas de curto, médio e longo prazo e para que o seu estado desejado seja efetivado.
Ação – Tarefas
Uma empresa é uma engrenagem viva, formada por processos e pessoas. Portanto, para que as mudanças que a organização almeja sejam factíveis; a definição e realização de tarefas claras e objetivas são dois dos principais artifícios do Business Coaching para incorporar um mindset vencedor em seu coachee. Se o conhecimento inspira mudanças, a prática faz com que possamos verdadeiramente mudar a nossa realidade para melhor. E nas empresas, investir em ações construtivas, desruptivas, inovadoras e produtivas é fundamental para romper barreiras e alcançar o próximo nível.
A essência do Coaching é promover ações e mudanças. Por isso, se não tem tarefa, você não está fazendo Coaching. Lembre-se sempre disso, pois no ambiente empresarial não é diferente. Assumir um compromisso com a mudança é o primeiro passo para superar os erros, dificuldades, fazer diferente e ir cada vez mais longe tanto interna quanto externamente.
Por isso, como business coach, além de suspender seus julgamentos e trabalhar com foco no futuro, também tem o importante papel também de sempre apresentar novos desafios ao seu coachee e de instigá-lo a fazer suas reflexões, a buscar suas respostas e encontrar-se com sua melhor performance, pois à medida que o cliente vai superando seus limites, descobrindo suas possibilidades e realizando cada tarefa com sucesso, mais próximo também se torna de seu objetivo principal com o Coaching.
Além disso, ser desafiado a incorporar uma nova mentalidade e a desenvolver novos hábitos e comportamentos, as tarefas de Coaching faz com que se promova um exercício diário de mudanças. Isso é muito positivo e enriquecedor, pois se reflete claramente no jeito como o cliente se relaciona consigo mesmo, com o mundo à sua volta e também com sua empresa.
Confidencialidade e Ética
Para que empresa e o business coach possam criar um vínculo positivo é essencial que, antes de tudo, se assuma um compromisso verdadeiro com a ética e a confidencialidade. Ou seja, que se estabeleça um laço de confiança, parceria, respeito e comprometimento mútuo, que garanta o sigilo de todas as informações apresentadas durante e depois da sessão de Coaching.
Todos os dados, relatos, revelações, histórias e conteúdos abordados durante o processo pertencem exclusivamente ao cliente e, apenas este pode decidir fazer uso do que foi relatado ao coach, ninguém mais. A exceção se faz quando, por algum motivo especial, o cliente permite, voluntariamente e, com seu total consentimento, que determinadas informações compartilhadas na sessão sejam reveladas. Contudo, mesmo nestes casos, tudo deve ser conduzido de forma profissional e confidencial, direcionado a comunicação às pessoas certas e evitando que caia em ouvidos errados.
Por tudo isso, de forma geral, cabe ao coach sempre assumir uma postura ética, respeitosa e sigilosa em relação ao que é tratado nas sessões e ao seu coachee, sendo esta uma regra de ouro que sempre deve ser lembrada, respeitada e disseminada.