Muitas pessoas têm questionado se o modelo “tradicional” de trabalho ainda faz sentido nas suas vidas. Ficar em um escritório das 9h às 18h de segunda a sexta-feira é uma realidade para muita gente, mas que tem sido criticada, sobretudo pelas novas gerações do mercado de trabalho.

Cada vez mais, os profissionais têm almejado não apenas a flexibilidade de horários, mas também um grande alcance geográfico. Por isso, profissões que permitem que as pessoas viajem e conheçam diferentes lugares têm sido cada vez mais procuradas. Neste artigo, vamos conhecer melhor os benefícios de viajar a trabalho e quais são essas carreiras itinerantes. Continue a leitura e confira!

Por que escolher profissões que envolvem muitas viagens?

Há diversos motivos que atraem o interesse das pessoas pelas profissões que envolvem viagens. Esses interesses podem ser tanto pessoais como profissionais, englobando todo um estilo de vida. Confira alguns dos principais motivos para fazer essa escolha:

  • Exploração: o desejo de conhecer novos lugares, visualizar outras paisagens e desbravar culturas diferentes;
  • Oportunidades de carreira: há determinadas profissões ou cargos que naturalmente envolvem viajar, ou que são mais desenvolvidos em outras cidades e países;
  • Variedade no trabalho: há profissionais que têm um desejo natural de sair da rotina, mesmo que apenas de vez em quando;
  • Relacionamentos profissionais: viajar também permite conhecer pessoas, com diferentes culturas e conhecimentos, o que pode gerar parcerias muito frutíferas;
  • Crescimento pessoal e profissional: viver e trabalhar em diferentes lugares pode exigir diversas habilidades e conhecimentos (cultura, idiomas, autonomia, cuidados domésticos etc.), o que pode gerar uma evolução individual considerável;
  • Paixão por uma área específica: alguns profissionais se apaixonam por determinadas áreas que naturalmente demandam muitas viagens profissionais, como jornalismo, fotografia e ciências da natureza.

Quais são as profissões que mais viajam?

Há diversas profissões que envolvem muitas viagens. Na sequência, confira algumas das principais.

  • Turismo

Talvez a escolha mais óbvia seja justamente o turismo: o nome da profissão já indica que a sua essência é a viagem. Essa opção é muito interessante e oferece diversas opções profissionais, como guias turísticos, consultores de roteiros de viagens, profissionais de agências, entre outros. Apesar de não terem uma vida só de lazer, os profissionais desse setor se divertem e conhecem muitos lugares, o que pode ser muito prazeroso e gerar muito conhecimento cultural.

  • Relações internacionais

Profissionais da área de relações internacionais representam as instituições nacionais diante das instituições de outros países. Por isso, estão sempre em contato com consulados e embaixadas, ou mesmo com empresas privadas de outras nações. Planejam ações diplomáticas, o que pode exigir que esses profissionais viajem para representar os interesses das suas empresas no exterior. Assim, eles têm contato com representantes de outros países e se comunicam em outros idiomas.

  • Comércio exterior

Na área de comércio exterior, o profissional atua pesquisando tendências internacionais (de produtos, serviços, comportamento do consumidor, marketing, comunicação social etc.). É assim que esse profissional identifica as possibilidades de atuação para a empresa em que trabalha, propagando as suas ações para outros países. Diante dessa necessidade, as viagens a trabalho podem ser muito frequentes e ajudam as pessoas a analisar diferentes cenários.

  • Tradutor e intérprete

Os profissionais da tradução e interpretação são profundos conhecedores de idiomas, o que os torna naturalmente mais aptos a viagens, sobretudo para o exterior. A sua presença pode ser solicitada para traduzir materiais de empresas, congressos científicos, textos jurídicos, obras de ficção e até tradução simultânea durante eventos. Além disso, esses profissionais podem prestar assistência a turistas e acompanhar empresários e políticos em viagens internacionais, auxiliando em negociações.

  • Ciências da natureza

Existem muitas profissões associadas ao estudo e à observação de determinados fenômenos e características da natureza. Como é de se esperar, os profissionais dessas áreas precisam analisar essas características in loco, de modo a compreender o meio em questão. Biólogos, geólogos, oceanógrafos, zoólogos, arqueólogos e paleontólogos, por exemplo, estão entre os profissionais que precisam ir a campo para conduzir as suas pesquisas, o que faz das viagens algo rotineiro nesses setores de atuação.

  • Moda

A área da moda está sempre em constantes mudanças. Por isso, quem atua nesse meio deve estar sempre atento aos eventos, aos desfiles e às tendências internacionais que servem como referência para as empresas do ramo. Assim, designers, estilistas e pesquisadores do setor estão com alguma frequência circulando entre cidades-chave da moda mundial, como Nova York, Paris, Milão e São Paulo. Essas viagens geram experiências enriquecedoras no currículo de quem atua na área.

  • Jornalismo

O jornalismo também está entre as mais conhecidas profissões associadas ao universo das viagens. Apurar os fatos para reportar a notícia demanda ir a campo para entender o que aconteceu direto da fonte. Por isso, é muito comum que os repórteres tenham que se deslocar ao local de ocorrência dos fatos, o que pode ser em diferentes cidades, estados e até países — no caso dos correspondentes internacionais. Quem atua em veículos de comunicação, assessoria de imprensa e eventos viaja bastante.

  • Fotografia

Assim como no caso do jornalismo, a fotografia também é uma área que demanda muitos deslocamentos, afinal de contas, é preciso estar presente para registrar um fato em linguagem fotográfica. Assim, o fotojornalismo, a fotografia publicitária, a cobertura de eventos e a fotografia artística estão entre as áreas profissionais que podem demandar muitas viagens. Especialmente para quem se especializa em paisagens e imagens da natureza, esse trabalho demanda diversos deslocamentos pelo mundo.

  • Eventos

Por fim, como já citamos em algumas profissões acima, os eventos são acontecimentos que demandam viagens. Esportes, shows, exposições, congressos científicos e eventos corporativos são alguns exemplos de eventos que podem ocorrer em diferentes cidades, estados e países. Por isso, quem trabalha no setor também precisa viajar para promover o evento — produtores, seguranças, patrocinadores, vendedores, jornalistas, publicitários, enfim, todos os envolvidos nesse setor.

Como você pode notar, são várias as possibilidades de atuação para quem gosta de viajar. Algumas das profissões acima são consideradas itinerantes, no sentido de que naturalmente demandam deslocamentos das equipes. Se você não é muito fã de rotinas e deseja viajar mais, talvez as ocupações acima sejam boas sugestões.

Gostou deste conteúdo? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!