A psicologia é uma área do conhecimento que se dedica essencialmente à compreensão do funcionamento da mente humana. Muitas vezes, ela lida com a cura de doenças, como a depressão e a ansiedade. No entanto, ela não deve dedicar-se apenas à solução de problemas, mas também aos mecanismos que ampliam a qualidade de vida das pessoas e as tornam mais felizes.

É aí que entra a chamada psicologia positiva, uma área da psicologia focada nos recursos que os indivíduos têm e que podem desenvolver para que fiquem mais satisfeitos nas diferentes áreas das suas vidas. Neste artigo, você vai entender melhor a que se refere esse campo da psicologia e de que maneira ele pode influenciar a vida nas organizações. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

Psicologia positiva: compreendendo o conceito

Como segmento da psicologia, a psicologia positiva jamais se descuida da cura das doenças. No entanto, ela vai além disso, focando também em atitudes, pensamentos e comportamentos que estimulem nas pessoas a qualidade de vida e o bem-estar, atuando com mecanismos de manutenção da saúde mental e prevenção ao surgimento dos transtornos da área.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) entende que a saúde é definida não apenas como a ausência de doenças, mas também como “o completo estado de bem-estar físico, mental e social”. É com base nessa definição que surgiu a psicologia positiva.

A questão da felicidade humana não é um assunto novo, tendo já sido abordada desde os filósofos da Grécia Antiga. No entanto, a definição técnica da psicologia positiva tem a sua autoria atribuída a pensadores contemporâneos, especialmente ao psicólogo estadunidense Martin Seligman, professor da Universidade da Pensilvânia.

A ideia, segundo o psicólogo, é que essa área da psicologia foque nas virtudes humanas. A sua lista de virtudes foi construída com base na análise de diferentes culturas, culminando em seis pilares: conhecimento, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência.

No ambiente organizacional

Inicialmente, como pudemos perceber, a psicologia positiva não veio para ser implementada no mundo corporativo, mas sim na vida pessoal. No entanto, o seu conceito, se aplicado adequadamente a esse ambiente, também traz resultados positivos, fazendo com que as organizações incorporem-na em suas culturas. Por meio do coaching de carreira, é possível introduzir esse conceito nas empresas.

No ambiente organizacional, a psicologia positiva traz benefícios, como: aumento da produtividade dos colaboradores, elevação dos níveis de motivação e diminuição do absenteísmo. Esse último fator faz com que haja também um aumento nos lucros das empresas, pois há também uma redução de licenças médicas e faltas.

Uma empresa em que a psicologia positiva é atuante — tanto no departamento de recursos humanos, quanto no comportamento de líderes, gestores e colaboradores em geral — obtém mais conquistas e resultados extraordinários, o que, consequentemente, leva à fidelização de clientes e à retenção de talentos.

Um dos fatores que a psicologia positiva, aliada ao coaching, trabalha dentro de uma organização é a motivação dos colaboradores. Por meio dela, nota-se que as pessoas empenham-se muito mais na realização das suas atividades, tendo prazer em trabalhar e tornando-se com isso mais proativas e produtivas.

Princípios-chave da psicologia positiva dentro das empresas

Dentro das organizações, podemos identificar 4 grandes forças que se desenvolvem com a aplicação da psicologia positiva: a gratidão, o otimismo, a autorresponsabilidade e a resiliência.

  • Gratidão: ser grato consiste em valorizar as coisas boas que já aconteceram e que fomos capazes de conquistar. Isso revela, na empresas, o quanto os seus colaboradores são capacitados, habilidosos e competentes na execução das suas respectivas tarefas. Ter isso em mente reforça nos funcionários o ânimo e a autoconfiança para que resultados ainda melhores sejam alcançados.
  • Otimismo: o otimismo não deve ser confundido com ingenuidade ou com a positividade tóxica (em que somos obrigados a achar que tudo é perfeito). Trata-se apenas de enxergar os momentos com um olhar positivo, extraindo aprendizados até mesmo das maiores derrotas. É também a crença de que não há mal que dure para sempre, pois tudo é passageiro.
  • Autorresponsabilidade: se devemos ser otimistas, isso também não significa apenas confiar no universo e ficar sentado esperando que os milagres aconteçam. Ao contrário, o otimismo inclui confiar em si mesmo para estudar, pensar, agir, errar, aprender, tentar de novo e assumir a responsabilidade sobre os resultados obtidos. Só assim conseguiremos aprender e evoluir.
  • Resiliência: dentro das empresas, às vezes obtemos resultados bons, às vezes ruins. A resiliência é a capacidade que os líderes e as equipes têm de começar de novo, reunindo as suas forças mentais e intelectuais para superar as adversidades e recomeçar — mas de uma maneira diferente! A psicologia positiva ajuda as pessoas nesses momentos de superação.

Coaching de carreira nas organizações

As organizações que têm como preocupação ter um coach de carreira para melhorar os seus resultados conseguem atingir os seus objetivos em menos tempo. O coaching de carreira, utilizando a psicologia positiva, torna os colaboradores muito mais empenhados em darem o seu melhor, desenvolvendo habilidades ao máximo que puderem, sem se deixar dominar por qualquer tipo de problema.

Além disso, por meio da psicologia positiva, o coach consegue identificar os motivos das insatisfações dos colaboradores, que vão desde preocupações com saúde até baixos salários. Ao descobrir as razões que levam as pessoas a terem um desempenho insatisfatório, o coach indica as mudanças que precisam ser promovidas ali.

A transformação no comportamento de colaboradores antes insatisfeitos ocorre por meio da ênfase e da potencialização de habilidades, virtudes e forças de caráter. Com isso, deixam-se de lado as dificuldades, falhas e fracassos que possam atrapalhar o progresso do indivíduo.

Primeiramente, quem inicia esse processo na organização é o coach de carreira. Ele atua junto a todos os colaboradores, inclusive às lideranças, para que haja essa mudança de cultura. Com o passar do tempo, os resultados positivos serão tão perceptíveis que será possível observar as pessoas agindo de uma forma diferente da que agiam antes.

O coach de carreira incentiva o foco no positivo, nas qualidades que cada um tem, e em como cada uma delas é importante para que tudo funcione a contento dentro das organizações. O foco no que é positivo é a atenção voltada para os pontos altos do dia da pessoa e para as coisas que ela conseguiu realizar ao final da jornada de trabalho.

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