Qualquer pessoa que ocupa um cargo de liderança sabe que o desenvolvimento de muitas pessoas está, em parte, sob a sua responsabilidade. É também função do líder estimular cada um a dar o melhor de si, o que envolve, muitas vezes, subir o sarrafo e exigir melhores desempenhos. Todavia, alguns líderes acabam pecando pelo excesso e esbarrando em outro tipo de liderança, muito menos benéfico: a liderança autoritária.

Não é bacana cruzar essa linha, deixando a exigência para abraçar o autoritarismo. Com frequência, isso ocorre porque os líderes não compreendem as diferenças entre esses dois tipos de liderança. Na sequência, você vai conferir essas diferenças, a fim de evitar ser um líder autoritário, mas sendo um bom líder exigente. Preparado? Então, siga em frente e continue a leitura!

Diferenças entre as lideranças exigentes e autoritárias em atitudes do dia a dia

1. Quando alguém da equipe comete um erro

O líder exigente nota quando algum colaborador comete um erro. Ele é relativamente compreensivo, mas imediatamente adota uma postura de corrigir, de ensinar, de mostrar o que fazer para que aquele erro não se repita. Na repetição do erro, aí sim pode haver alguma punição.

O líder autoritário, como o próprio nome sugere, abusa da autoridade que tem. Por isso, ele é muito menos tolerante. Tão logo identifica um erro cometido, já aplica uma punição ao colaborador, como cortar um benefício ou mesmo demiti-lo, caso os erros sejam repetidos. Ele não tem essa preocupação com ensinar e ajudar.

2. Quando ele mesmo erra

Quando o próprio líder erra, o líder exigente sente muita vergonha, mas, com alguma dificuldade, admite a falha. Como o seu grau de exigência é alto em relação aos outros, provavelmente, também o é consigo mesmo. Por isso, é muito difícil admitir o erro, mas ele acaba por fazê-lo. É um líder que ouve a equipe e que está aberto a sugestões.

Já no caso do líder autoritário, ele se considera acima do bem e do mal. Por ser a autoridade máxima, ele quase nunca admite um erro. Os outros é que estão errados, os outros é que não compreendem as suas atitudes, e por aí vai. Há sempre uma “justificativa”.

3. Quando precisa lidar com as críticas

PSC

O líder exigente até pode receber críticas. Ele está aberto ao que os demais membros da equipe têm a dizer, pois sabe que cada um tem conhecimentos aprofundados em algum assunto. Todavia, ele demanda que as críticas tenham fundamentos e argumentos sólidos para acatá-las.

O líder autoritário, por sua vez, dificilmente admitirá críticas, mesmo que elas sejam construtivas. Não faz sentido, na mente desse tipo de líder, que alguém em posição inferior na hierarquia possa reconhecer os erros de alguém em posição superior, que essa própria pessoa não reconheceu. Sem humildade, ele combate as críticas recebidas.

4. Quando precisa reconhecer bons desempenhos

O líder exigente sabe o quanto é difícil alcançar os seus padrões de qualidade. Por isso, ele também sabe reconhecer quando algum colaborador ou quando a equipe como um todo faz um bom trabalho. Contudo, ele é seletivo: não sai por aí distribuindo elogios. Reserva-os para quem merecer.

O líder autoritário, porém, tem mais dificuldade em reconhecer os bons desempenhos dos colaboradores. Para ele, é comum a ideia de “não fez mais do que a sua obrigação”. Quando elogia alguém, dá sempre um jeito de mostrar que aquele resultado positivo só foi alcançado porque ele estava na liderança.

5. Ao relacionar-se diariamente com os liderados

O líder exigente costuma ser muito justo. Por isso, ele procurar tratar a todos da mesma maneira, sem beneficiar ninguém. Ele consegue separar os afetos e as relações pessoais das relações de trabalho. Não é porque um colaborador é seu amigo na vida particular que ele será avaliado de forma diferente.

A mesma dinâmica não se aplica ao líder autoritário. Ele geralmente beneficia aqueles que estão mais próximos dele ou que o bajulam. Com essas pessoas, ele tende a ser menos rígido ou até mesmo mais paternalista. Esse tratamento diferenciado costuma gerar conflitos e um clima negativo dentro da equipe.

Os problemas da liderança autoritária

Como já deu para perceber, lidar com líderes autoritários é muito difícil. Esse tipo de líder é, na verdade, um chefe intransigente. Tudo deve ocorrer do jeito que ele quer, sem objeções dos liderados. Quando contrariado, não gosta, pois não é um profissional muito aberto ao diálogo.

Essa liderança sempre se dá pelo medo e pela opressão. Esse tipo de líder pune o erro, mas não compartilha os seus conhecimentos e não ensina o jeito certo de fazer as coisas aos colegas. Esse clima negativo na equipe tende a gerar mais conflitos, menos satisfação e mais rotatividade de funcionários nas empresas.

Segundo especialistas em recursos humanos, porém, há algumas poucas situações em que a liderança autoritária pode ser momentaneamente útil. É o caso de equipes acomodadas ou indisciplinadas, sem estrutura e sem processos de trabalho. Nesse caso, o líder precisa impor valores e regras, mas não é bacana prolongar esse tipo de gestão por muito tempo.

Os benefícios da liderança exigente

Já no caso do líder exigente, como o próprio nome sugere, ele é rigoroso. Contudo, é rigoroso não apenas com a equipe, mas também consigo mesmo, procurando ser um exemplo a ser seguido em tudo: assiduidade, pontualidade, disciplina, criatividade, dedicação, bons relacionamentos, estudos etc.

Esse tipo de líder é muito presente e faz questão de corrigir, ensinar, acompanhar, enfim, liderar com exigência, mas sem desrespeitar ninguém. Ele é aberto ao diálogo e até mesmo às críticas, desde que elas tenham fundamentos.

As empresas e equipes que contam com esse tipo de líder podem ser muito beneficiadas, já que ele potencializa os pontos positivos de cada um, ao mesmo tempo em que ajuda no desenvolvimento dos pontos mais fracos.

E você, querida pessoa, como avalia as lideranças na sua emp_resa? Elas são autoritárias ou exigentes? Caso você seja um líder, em qual categoria se enquadra? Por quê? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!