O ser humano é programado para fugir da dor e perseguir a felicidade. Mas se essa é a lógica da vida, por que as emoções negativas existem? Faz sentido ignorar as adversidades do dia a dia e focar apenas no que é positivo? Os psicólogos e demais estudiosos da mente humana afirmam que não. Há um limite para a positividade.

Ser positivo significa ser otimista, ou seja, encontrar um lado bom nas situações e reunir forças para superar as dificuldades. Isso, porém, não deve ser confundido com ignorar ou reprimir as emoções negativas, como se elas não existissem. Essa atitude, conhecida como positividade tóxica, pode ser prejudicial à saúde. Saiba mais sobre o tema a seguir!

O que é positividade tóxica?

A positividade tóxica é um estado em que um indivíduo ignora ou não dá importância às emoções negativas, como se elas não tivessem função ou se o sofrimento não fizesse parte da vida.

Esse raciocínio é muito perigoso. Em primeiro lugar, devemos compreender que todas as emoções existentes têm uma função, inclusive as negativas. O medo, por exemplo, por mais desagradável que seja, tem a função de fazer com que você fique mais atento e que se prepare melhor para enfrentar os desafios da vida. Sem ele, certamente os seus resultados seriam muito ruins.

Assim, a positividade tóxica é um fenômeno que ocorre tanto individualmente como em toda a sociedade. Há uma valorização da felicidade e do bem-estar, mas também uma imposição a sentir-se bem o tempo todo, o que não é saudável. Esse tipo de positividade afirma que sentir tristeza, raiva ou medo é errado e que é preciso eliminar tudo isso. A rejeição às emoções negativas, contudo, leva a uma positividade falsa, ou seja, que não se sustenta.

Qual é o problema de sempre “pensar positivo”?

Conforme citamos acima, o ato de sempre pensar positivo nos leva a ignorar as emoções negativas. Se você ignorar a tristeza, não será capaz de extrair aprendizados das situações. Se você ignorar a raiva, não perceberá que precisa mudar algo na sua rotina. Se você ignorar o medo, não conseguirá se preparar adequadamente para os desafios da vida. Percebe como isso causa uma série de problemas?

PSC

Além disso, a positividade tóxica nos leva a reprimir todas essas emoções negativas e até mesmo a sentir culpa quando elas surgem — ou seja, mais uma emoção negativa surgindo! O problema é que quando reprimimos uma emoção, ela não desaparece. Ao contrário: ela cresce “debaixo do tapete”, até que venha à tona com muito mais intensidade do que da primeira vez. Essa repressão, em longo, pode causar diversos transtornos mentais.

Além do mais, a pressão por estar sempre bem pode nos levar a ignorar os problemas e a ignorar também o que nós podemos fazer para resolvê-los. Isso pode tornar as pessoas mais passivas e acomodadas, deixando de lutar pelos seus objetivos. Por exemplo: se você estiver doente, vai ao médico tratar ou vai ficar em casa pensando que está tudo bem? Essa é a lógica negativa que está por trás da positividade tóxica.

Como a positividade tóxica prejudica a sociedade?

Além dos prejuízos individuais, a positividade tóxica também afeta negativamente a sociedade como um todo. A ideia de estar sempre bem nos leva paradoxalmente à falta de empatia com o outro. Se algum amigo nos procura para desabafar, por exemplo, imediatamente falamos “Não pense nisso! Pense positivo!” e ignoramos o que ele está dizendo. Isso pode agravar o problema da pessoa e criar uma sociedade cada vez mais fria acerca dos seus próprios problemas.

É claro que não podemos viver na negatividade o tempo inteiro, mas também não precisamos e nem devemos reprimir o lado negativo. É falando sobre os problemas que levantamos discussões acerca das melhores maneiras de resolvê-los, sendo que a positividade tóxica impede que esse sistema funcione, nos mantendo presos aos problemas.

Assim, as novelas, os filmes, a publicidade, as redes sociais — tudo parece criar um “mundo encantado” onde todos se amam e tudo é perfeito. Não podemos acreditar que isso seja verdade, pois fatalmente comparamos a vida real com essas projeções idealizadas, o que nos leva a um contraste que gera tristeza — já que a vida real não é como nas telas e na ficção.

Como evitar o problema e manter a positividade saudável?

Para evitar a positividade tóxica, é importante compreender que você é um ser humano, e não uma máquina. Você tem sentimentos, sendo que eles podem ser positivos ou negativos. Ambos fazem parte da vida, e não é errado sentir raiva, tristeza ou medo. Sinta essas emoções, identifique as suas causas, dê um nome a elas e acolha a si mesmo nesses momentos de fragilidade. Entenda que isso faz parte da vida. Não se puna e não se culpe por sentir essas emoções.

Diante das emoções negativas, é importante aceitá-las, dar tempo ao tempo, senti-las e, quando sentir-se melhor, refletir sobre o que essas emoções querem dizer. Por que elas surgiram? O que elas estão sinalizando? O que você precisa resolver ou modificar para deixar esse estado negativo? Aos poucos, você encontrará as respostas. Além disso, canalize as emoções negativas para coisas produtivas, como uma atividade física, uma música, uma meditação etc.

Todavia, aliviar é diferente de negar as emoções. Reprimir as emoções negativas, ignorar os problemas, culpar-se cada vez que um sentimento ruim surgir e ceder às pressões de estar sempre bem só vão fazer com que você se sinta cada vez pior e tenha cada vez menos empatia pelo outro.

Assim, inspire-se em exemplos de positividade, mas não se obrigue a viver daquela forma a todo o momento. Busque a felicidade, mas compreenda que não é possível ser feliz o tempo inteiro. Aceite essa realidade, lide com as emoções negativas como for possível e, sempre que necessário, recorra ao auxílio profissional para resolver as suas questões!

E você, ser de luz, tem desenvolvido uma positividade saudável ou uma positividade toxica? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!