A ansiedade está relacionada com a preocupação excessiva sobre o futuro, levando a mente a construir cenários hipotéticos que prejudicam o indivíduo, tornando-o desmotivado e improdutivo. Este estado emocional desequilibrado interfere negativamente no dia a dia, e impacta diretamente na qualidade do sono, concentração, alimentação, autoestima e bem-estar.
Ansiedade é um transtorno psicológico que age como um gatilho para desencadear outros transtornos e doenças físicas, tais como gastrite, úlcera, hipertensão, cefaleia e taquicardia. Além disso, o problema cria um ciclo vicioso de pensamentos, emoções e comportamentos negativos que prejudicam a vida do indivíduo como um todo.
Contents
Sintomas da ansiedade
Os sintomas da ansiedade podem se manifestar em nível físico e psicológico. Confira alguns dos exemplos mais habituais:
Sintomas físicos
- Tensão muscular;
- Respiração ofegante;
- Sensação de cansaço;
- Dores nas costas;
- Dor de cabeça;
- Dores abdominais;
- Dificuldade para dormir;
- Suor excessivo;
- Palidez;
- Tremor;
- Palpitação do coração.
Sintomas emocionais
- Fácil irritação;
- Inquietude;
- Descontrole emocional;
- Preocupação exagerada;
- Dificuldade de concentrar;
- Dificuldade de relaxar;
- Desenvolvimento do hábito de roer as unhas;
- Pensamentos negativos predominantes;
- Medo/pânico;
- Insônia;
- Dificuldade de concentração.
Dicas para Controlar a Ansiedade
Existem hábitos que auxiliam a treinar a mente para controlar ou até mesmo superar a ansiedade. Confira oito dicas abaixo:
Organize seu tempo
Deixar tarefas pendentes é um dos grandes inimigos para quem é ansioso. Programe seu tempo, organizando o dia, semana ou mês e, assim, certifique-se de que você não está assumindo responsabilidades acima de sua capacidade. É melhor fazer um menor número de atividade com qualidade e conclusão do que fazer várias demandas ao mesmo tempo e não conseguir concluí-las ou desempenhá-las como gostaria.
Prepare-se
Antes de uma prova, entrevista de emprego, apresentação de um projeto ou realização de outros desafios, é indispensável se preparar. A preparação faz com que você se sinta mais confiante para o que está por vir.
Seja positivo
Imprevistos acontecem na vida de todo mundo, é inevitável e essencial para o aprendizado e evolução de todas as pessoas. O que diferencia as pessoas positivas das negativas é a perspectiva com que escolhem enxergar os problemas, preferindo transformá-los em oportunidades de crescimento.
Cultive boas relações
A qualidade dos relacionamentos influencia substancialmente em seus hábitos, preferências, escolhas e comportamentos. Portanto, cerque-se de relações agradáveis, que fazem questão de serem boas companhias e que contribuem para que você se torne uma pessoa cada vez melhor.
Valorize seu tempo livre
Faça atividades de lazer e diversão, se distraia, descanse, renove-se. Planeje-se para aproveitar seu tempo livre com qualidade.
Exercite-se
A atividade física deve ser aliada de quem sofre com a ansiedade, pois durante sua prática estimula a liberação de substâncias que melhoram o sistema nervoso central, como a endorfina. Mesmo que seja um breve exercício aeróbico de 30 minutos por dia, seu efeito positivo já é significativo e imediato.
Alimente-se bem
Priorize alimentos saudáveis e naturais, adicione mais frutas e verduras e elimine os produtos industriais, gordurosos e com muito açúcar. Fique atento também para o “cafezinho” que, se tomado em excesso, contribui para o aumento da adrenalina e agrava a ansiedade do indivíduo.
Viva o aqui e agora
Pessoas ansiosas pensam excessivamente no futuro. Portanto, lembre-se que o que está por vir não pode ser controlado, e que melhor forma de transformar o amanhã em algo mais próximo do que você deseja é agindo no momento presente. Apenas o aqui e agora estão sob seu domínio.
Este artigo foi útil para você? Então, comente e compartilhe as dicas com seus amigos!