No universo das empresas é fundamental desenvolver diversos tipos de planejamentos para que todos os recursos sejam aproveitados da melhor maneira. Isso quer dizer que a verba acordada será respeitada, que não haverá necessidade de mais recursos humanos e que os eventuais problemas que possam surgir no meio do caminho poderão ser resolvidos com relativa tranquilidade.

Isso para ser impossível de se planejar, mas se a gestão, a liderança, o setor financeiro e a área de recursos humanos (RH) se alinharem, tudo ficará mais fácil. Basta que os objetivos sejam determinados e que a possibilidade de se ter imprevistos seja considerada.

Neste sentido, é essencial que a empresa trabalhe com diferentes frentes que contemplem todas as necessidades e que ajudem a evitar inconvenientes de diversos níveis no futuro. Por isso, destaco os planejamentos estratégico, tático e operacional, como três poderosos instrumentos para a efetiva gestão empresarial. Continue lendo para conhecer mais sobre cada um deles!

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O que é planejamento estratégico

O planejamento estratégico envolve as áreas do financeiro, marketing, RH e produção e é definido pela alta administração, que envolve a presidência, vice-presidência e a alta diretoria. A tática tem como objetivo traçar uma visão global das oportunidades e necessidades da empresa, determinando quais são as melhores estratégias e quais as medidas serão adotadas para que estes objetivos sejam alcançados com sucesso.

O que é planejamento tático

O planejamento tático consiste no gerenciamento dos recursos, visando à criação de projetos, normas e medidas que levem à conquista dos resultados projetados pela empresa, em médio prazo. Quem cuida da execução, organização e elaboração do documento são os executivos e gerentes de nível médio.

O que é planejamento operacional

O planejamento operacional é a aplicação prática dos planos estratégico e tático, ou seja, as ações diárias dos colaboradores no sentido de tornar realidade as metas e objetivos definidos pela alta direção. A parte operacional do planejamento é aplicada pelos gestores dos departamentos, a quem compete acompanhar o trabalho dos profissionais e garantir que tenham êxito em suas atividades.

Por que esses alinhamentos são tão importantes

Muito mais do que simples alinhamentos pontuais, o planejamento é uma estratégia que coopera para o bom andamento dos processos, execução das atividades e alcance das metas. Sua importância atinge todas as áreas e todos os níveis de cargos, fazendo parte da rotina do quadro de colaboradores.

O ato de planejar é importante para todos, e especialmente, para as organizações. Isso permite estudar novas oportunidades, definir objetivos mais ousados e empreender inovações e melhorias constantes. O planejamento, quando feito de forma assertiva, permite olhar para a corporação de forma sistêmica, indicando os seus pontos fortes e de melhoria. Somente assim, é possível criar estratégias mais eficientes para potencializar o que deu certo e eliminar o que foi falho.

E tem mais! O planejamento é tão efetivo que permite gerenciar melhor os recursos, criar um ambiente seguro, onde os profissionais compartilham de sua visão de futuro da empresa e querem caminhar junto rumo a ele. Ainda favorece na definição mais clara do estado atual e do estado desejado para que a empresa visualize quais são as suas chances de crescimento e quanto os funcionários devem trabalhar para alcançar, progressivamente, novos e mais altos patamares.

Usar os planejamentos estratégico, tático e operacional ajuda a formar uma base forte e bem específica do que deve ou não ser feito, em quanto tempo e porque. Quando um funcionário entende todos os pilares do cargo que desempenha e como suas atividades são importantes para o sucesso geral, é mais fácil de ele se sentir valorizado e realizar um trabalho com mais qualidade.

No fim das contas, todas as medidas que visam grandes resultados para as empresas. Este trio de planejamento permite um gerenciamento efetivo de todos os âmbitos financeiro, humano e produtivo, e de todos os demais subsistemas que concernem o gerenciamento efetivo do ambiente organizacional.

Você já tinha pensado dessa forma estratégica em relação aos planejamentos? Cada passo do trabalho de uma empresa é importante e conta em curto, médio e longo prazo. Por isso, é interessante pensar em tudo com atenção.

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5 habilidades necessárias para quem faz planejamento

É essencial que os profissionais envolvidos na construção do documento estejam alinhados, mas que também possuam um conjunto de competências específicas. Conheça as 5 principais delas abaixo:

  1. Visão sistêmica: o profissional que planeja precisa ter entendimento do modelo de negócio da empresa, como os processos internos estão estruturados, quais são as possibilidades de crescimento do mercado e noção de tendências do setor.
  2. Organização: conseguir colocar as ideias em um documento de forma clara e eficaz assertiva é uma tarefa difícil e que exige concentração e habilidade comunicativa.
  3. Criatividade: nem sempre o cenário está favorável para a empresa, por isso os envolvidos no projeto do planejamento devem estar preparados para trazer soluções fora da caixinha. E, às vezes, a situação está muito favorável, daí é necessário trazer inovações.
  4. Altruísmo: de nada adianta que os planejadores criem cronogramas e atividades mirabolantes, mas a empresa não ter braço ou recursos financeiro para executar. Por isso, é essencial que o altruísmo faça parte das reuniões de elaboração do documento, assim todos irão pensar na situação atual antes de sugerir coisas fora da realidade.
  5. Curiosidade: é fundamental que o profissional esteja em constante aprendizado, sanando sua curiosidade a respeito de novos métodos de planejamento e obtendo conhecimentos complementares. A educação continuada é importante tanto para o seu crescimento profissional quanto pessoal.

Seguindo a linha de pensamento do último item, se você deseja ser um líder e gestor ainda mais efetivo, saiba que sempre é hora de investir no aprimoramento de suas estratégias de gestão empresarial. Para isso, conte com Business And Executive Coaching (BEC), a formação com método e ferramentas de coaching para aplicação nas empresas. Faça o BEC e leve você e sua empresa a conquistar resultados extraordinários!

Gostou do meu artigo? Se você gostaria de acrescentar mais alguma característica de uma pessoa que cria planejamentos é só falar! Deixe seu comentário abaixo. Aproveite para curtir e compartilhar nas suas redes sociais.

Até a próxima!

 

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