Se você olhar ao seu redor neste momento, com certa conseguirá identificar muitas marcas de produtos no ambiente em que estiver. As marcas são uma maneira de identificar que aquele produto pertence à empresa X, e não aos seus concorrentes. Dessa forma, quase tudo o que vemos hoje tem uma marca, que pode ser mais ou menos conhecida.

No universo do marketing, as marcas são muito importantes para essa identificação das empresas e para comunicar os seus valores ao público consumidor. Na gestão de uma marca, também pode ser necessário que ela passe por reformulações de tempos em tempos, em um processo conhecido como rebranding.

Neste artigo, você vai compreender melhor o que é uma marca, o que é o rebranding, qual é a importância desse processo e como ele deve ser executado. Para saber mais sobre o tema, é só dar continuidade à leitura a seguir!

O que é uma marca?

A marca é o conjunto de elementos tangíveis e intangíveis que uma empresa utiliza para identificar os seus produtos e expressar os seus valores à sociedade. Os elementos de uma marca incluem o nome, o logotipo, as cores, a fonte tipográfica, a identidade visual, os símbolos, os slogans, as embalagens, as texturas, os padrões, os aromas, os sons, os sabores, os slogans, os jingles, as imagens, os gráficos, enfim, todos os recursos que uma empresa emprega para se identificar e se comunicar.

Além desses elementos tangíveis, as marcas também carregam consigo elementos intangíveis, ou seja, significados profundos. Nenhum dos elementos acima é escolhido à toa. Eles são selecionados para expressar a missão, a visão, os valores, os diferenciais, enfim, tudo aquilo que a empresa deseja comunicar como parte da sua essência. A letra “M” do McDonald’s, por exemplo, é muito mais do que uma letra “M”.

Qual o conceito de rebranding?

Antes de darmos continuidade ao nosso assunto principal, é importante entendermos alguns conceitos que tomamos de empréstimo da língua inglesa:

  • Brand = marca;
  • Branding = processo de construção e desenvolvimento de uma marca;
  • Rebranding = reformulação de uma marca.
PSC

Agora que compreendemos esses conceitos, vamos à sua explicação. O branding é o processo de construção de uma marca, em que os profissionais do marketing tomam decisões referentes a todos os elementos que a compõem, conforme citamos no tópico anterior. A identidade da marca é reforçada em todos os canais de comunicação da empresa: pontos físicos, website, redes sociais, embalagens, campanhas publicitárias, eventos, ações promocionais, brindes e nos próprios produtos.

Quanto ao rebranding, ele consiste na reformulação da marca, ou seja, em alterações em alguns ou em todos os seus elementos. Essas alterações se fazem necessárias, de tempos em tempos, quando a empresa percebe que ela está em um novo momento e desenvolvendo novos valores, que já não são tão bem representados pela marca atual. Assim, algumas marcas recorrem ao rebranding, modificando os seus slogans, logotipos, fontes, símbolos, entre outros elementos.

Por que é necessário promover mudanças na marca?

De tempos em tempos, as empresas precisam revitalizar as suas estratégias de marketing, os seus produtos, os seus serviços, os seus valores e a sua própria identidade. Não se trata de perder a essência, mas de dar a ela uma nova “cara”. Essa tarefa, contudo, não tem nada de superficial, uma vez que demanda muita pesquisa, planejamento estratégico e avaliação, a fim de que decisões eficazes sejam tomadas.

Portanto, são diversos os motivos pelos quais as empresas recorrem ao rebranding: revitalizar as suas energias, melhorar o reconhecimento junto ao público, comunicar novos valores, inspirar os colaboradores, facilitar o trabalho de vendas, fortalecer a marca nos pontos de venda, transmitir mais credibilidade ao público, enfim, motivações diversas para vencer a concorrência e conquistar o consumidor.

Como executar esse processo?

Para que uma empresa promova o rebranding com sucesso, é primordial compreender que ele consiste em diferentes etapas, estrategicamente organizadas. Não se trata de “achismos” ou de “mudar por mudar”. Há pesquisas que embasam cada decisão a ser tomada, conforme você verá nas 3 etapas a seguir.

1. Faça pesquisas de mercado

O que a sua marca representa? Quais valores da sua empresa ela quer comunicar? Com qual público ela pretende dialogar? Quais são os pontos fortes da marca atual? Quais são os pontos que podem ser melhorados? Faça pesquisas junto aos públicos interno e externo para responder às perguntas acima.

Colher dados é o primeiro passo para executar um planejamento estratégico. O rebranding é uma tarefa que cabe ao departamento de marketing, mas que pode receber contribuições de toda a empresa. Verifique também o que a concorrência tem feito nesse aspecto, de modo a criar diferenciais em relação a ela.

2. Realize uma auditoria sobre a marca

Verifique a marca como ela está atualmente. Onde ela está presente? Quais são as suas fraquezas? Quais são as suas forças? O que deve ser mudado? Nome? Logotipo? Cores? Símbolos? Texturas? Fontes? Slogans? Embalagens? Verifique o que deve ser alterado, apresentando uma justificativa convincente para isso.

É essencial que a empresa defina os objetivos que pretende alcançar com esse rebranding e deixá-los bem claros. Por exemplo: deixar a marca mais jovem, fortalecer a ideia de responsabilidade socioambiental, reforçar a identidade tecnológica, enaltecer a tradição, e por aí vai. Defina as metas e as alterações que devem ser feitas.

3.Desenvolva uma marca multicanal

Por fim, lembre-se de que a sua marca estará presente em diversos lugares: embalagens, produtos, painéis, peças publicitárias, papéis timbrados, computadores, dispositivos móveis, enfim, uma infinidade de canais físicos e digitais.

Portanto, verifique se a marca que você está construindo é responsiva, ou seja, se os elementos que a constituem se adaptam bem a todos esses ambientes, sem haver distorções ou alterações.

Como você pode perceber, o rebranding é um processo que deve ser cuidadosamente planejado e conduzido, a fim de atualizar uma marca e reformular os elementos que a constituem. Isso, contudo, não deve ser feito sem motivo, mas sim com um significado profundo e com uma mensagem relevante à sociedade.

E você, querida pessoa, já acompanhou ou desenvolveu algum processo de rebranding? O que pensa sobre essa ação? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!