Você está se sentindo cansado, tanto física quanto mentalmente? Tem sentido mais dificuldade para concluir atividades que antes eram simples para você? Tem vivenciado oscilações de humor bruscas, medos, dores de cabeça, entre outros sinais desgastantes ao seu corpo e à sua mente? Fique atento, você pode estar prestes a atingir a estafa.

A estafa é um estado de cansaço físico e mental resultante do desgaste provocado por um estilo de vida muito intenso. Neste artigo, vamos compreender melhor em que consiste esse problema e quais são os sinais que indicam que você está perto de atingi-lo. Siga em frente e boa leitura!

O que é a estafa?

A estafa é um estado resultante dos desgastes do organismo diante de uma rotina cansativa, o que se vê tanto em aspectos físicos como em sintomas mentais. Também conhecida como fadiga, a estafa compromete a qualidade de tudo aquilo que fazemos, pois há uma falta de atenção e de energia durante a sua execução. Basicamente, esse problema é um sinal que o organismo dá de que as capacidades da pessoa estão aquém da cobrança imposta a ela, sentindo-se sobrecarregada e exausta.

Em longo prazo, a estafa pode causar uma série de problemas de saúde mental (como os transtornos ansiosos) e de saúde física (como os problemas cardiovasculares.). Também pode provocar abuso de medicamentos, álcool e drogas, em uma tentativa desesperada de aliviar o sofrimento. No entanto, os especialistas afirmam que a melhor maneira de combater a estafa é identificando os seus sinais e modificando o estilo de vida que a desencadeou.

Quais são os indícios de que a estafa está prestes a ser atingida?

Confira, na sequência, os principais sinais físicos e mentais que os especialistas apontam como determinantes nos casos de estafa.

1. Hábitos alimentares prejudicados

A correria do dia a dia leva as pessoas a consumirem, cada vez mais, alimentos industrializados, pois são mais práticos e de preparo mais rápido. Todavia, esses alimentos são ricos em aditivos químicos que fazem mal à saúde, e pobres em nutrientes essenciais.

PSC

Além disso, há pessoas que simplesmente pulam refeições por falta de tempo ou que se alimentam compulsivamente com itens mais calóricos e gordurosos, a fim de sentirem-se melhores. Consequentemente, elas podem desenvolver distúrbios gastrintestinais, como azia, refluxo, gastrite e prisão de ventre.

2. Oscilações de humor

O humor das pessoas tende a oscilar bastante quando estão submetidas a uma pressão intensa. Por isso, os indivíduos que estão próximos de um estado de estafa podem manifestar diferentes emoções em curtos espaços de tempo, como: alegria, euforia, desânimo, tristeza, agressividade, impaciência, e por aí vai.

A agressividade é um sintoma que recebe atenção especial, pois geralmente aumenta muito nos casos de estafa. É comum que até mesmo coisas simples causem explosões de raiva e irritação no indivíduo, que acaba descontando as suas insatisfações em quem estiver ao redor. Isso gera conflitos que poderiam ser evitados, tanto na vida pessoal como na vida profissional.

3. Queda na produtividade

Sabe aquela sensação de que você trabalha, trabalha, trabalha, mas, mesmo assim, não dá conta de tudo o que precisa fazer? Isso ocorre porque, no estado de estafa, a pessoa fica muito ocupada, mas pouco produtiva. O indivíduo está ali, presente no ambiente de trabalho, mas incapaz de agir e de fazer o que deve, como se estivesse paralisado.

O estresse, a procrastinação, a ansiedade e até mesmo o medo de agir fazem com que a pessoa tenha a sua produtividade muito reduzida. Além disso, o cansaço físico e mental reduz muito a energia e a capacidade da pessoa de manter-se concentrada nas atividades, o que favorece a ocorrência de erros e atrasos.

4. Desmotivação geral

Em consequência do que foi citado no item acima, o indivíduo fica desanimado com os seus afazeres. Sente dificuldade de levantar-se da cama e nenhuma vontade de planejar o seu dia e de realizar as atividades necessárias. Isso vale tanto para os afazeres domésticos como para as tarefas profissionais. Aliás, é comum na estafa que a pessoa já chegue ao trabalho pensando na hora de ir embora.

Por isso, se você sente que está cada vez mais cansado, desinteressado e sem prazer pelas atividades de que antes costumava gostar, acenda o sinal de alerta. A desmotivação e a perda de inspiração nas atividades cotidianas podem apontar para quadros de estafa e até mesmo de depressão.

5. Transtornos do sono

A estafa é um quadro conhecido por levar as pessoas à exaustão física e mental. Por isso, essas pessoas podem dormir muito, mas com um sono muito agitado, que não é reparador. Assim, o indivíduo tem a sensação de “acordar cansado”, como se não tivesse dormido nada, mesmo tendo dormido a noite inteira, pois as fases mais profundas do sono não estão sendo alcançadas.

Outro quadro comum na estafa é o oposto: a insônia. Mesmo que a pessoa esteja exausta, ela pode passar a noite revirando-se na cama, com pensamentos acelerados e preocupações intensas que não deixam o sono chegar. É mais um sintoma de estafa ao qual precisamos ficar atentos.

6. Falhas de concentração e memória

Você inicia uma atividade, mas depois não se lembra do que estava fazendo? Chega a um cômodo da casa e se esquece do que precisava fazer lá? Tem deixado passar os prazos para as suas responsabilidades? Tem cometido erros bobos, que antes não costumava cometer? Esses são sinais de que a estafa está prejudicando a sua concentração e a sua memória.

A estafa prejudica a própria capacidade de raciocínio da pessoa, o que dificulta a sua compreensão de determinadas situações, a sua capacidade de planejamento e até mesmo a sua forma de se comunicar com quem estiver ao redor. Fique atento às dificuldades encontradas nessas situações, pois são indícios clássicos do problema.

A estafa é um quadro preocupante, que pode necessitar de acompanhamento médico e psicológico para tratá-lo, bem como de mudanças no estilo de vida para que a pessoa não fique sobrecarregada. Portanto, fique atento aos sinais acima descritos para que isso não ocorra com você. Cuide-se!

E você, ser de luz, se identificou com alguns dos sintomas acima? Já enfrentou momentos de estafa? Como lidou com eles? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!