Você conhece o significado de startup? Esse termo que vem sendo bastante utilizado para referir-se a novos negócios na internet apresenta uma definição mais ampla e que não está associada exclusivamente a atividades comerciais desenvolvidas de forma remota, via computadores.

Realizamos essa associação porque os negócios geridos pela internet geralmente implicam em menos custos operacionais e de manutenção, que são características das startups. No entanto, há muitos outros traços que caracterizam essas empresas. Continue a leitura e conheça mais sobre esse meio para a geração de modelos de negócios que ganha espaço e dá início a empresas de sucesso em todo mundo!

Toda grande empresa começa pequena: o conceito de startup

Startups são empresas iniciantes, com uma energia jovial, profundamente imersas nas inovações tecnológicas da era digital. Geralmente, trazem ideias inovadoras nos seus produtos e serviços, ou no próprio modelo de negócios. Por isso, as iniciativas desse tipo oferecem novos ares ao empreendedorismo e podem até mesmo promover novos valores e mudanças significativas na sociedade.

Quando a proposta inicial de uma startup se mostra sólida e construída de modo planejado, é provável que ela atraia investidores que viabilizem essas ideias, colocando-as em prática. Isso representa uma possibilidade de desenvolvimento da empresa para os fundadores, ao mesmo tempo em que é uma opção de investimento para quem tem capital disponível.

As 6 características fundamentais de uma startup

Para que uma empresa jovem seja considerada uma startup, ela obrigatoriamente deve apresentar as 6 características a seguir.

1. Modelo reprodutível e que pode crescer em escala

Uma startup é concebida quando um grupo de pessoas se reúne para construir um modelo de negócios, ainda incerto, que possa ser reproduzido inúmeras vezes e crescer, vindo a se tornar uma grande empresa, sem perder a sua formatação e o seu modelo de negócio.

A possibilidade de o modelo de negócio ser reprodutível em quaisquer que sejam os ambientes é uma característica essencial da startup. Esse modelo precisa ser adaptável às necessidades dos clientes, sem a exigência de grandes alterações, entregando os mesmos produtos com a qualidade padronizada. Esse é um elemento fundamental para que a startup evolua e forneça lucros aos seus fundadores.

2. Incerteza e início modesto

A incerteza atribuída às startups está relacionada ao fato de que elas ainda não geram lucros, apenas demonstram potencial para isso, podendo vir a desaparecer antes mesmo de se transformarem em empresas sólidas.

Essas empresas têm início modesto, geralmente com operações simplificadas e equipes enxutas, frequentemente com operações remotas viabilizadas pela tecnologia. Contudo, mesmo nessa fase inicial, é primordial contar com uma mentoria de algum empreendedor ou investidor mais experiente. Muitas startups começam com talentos expressivos e muita força de vontade, mas sem alguém que de fato tenha experiência na arte de empreender, e é ai que reside a dificuldade inicial.

3. Crescimento ilimitado

A capacidade de crescimento ilimitado é outra característica intrínseca da startup, já que ela foi concebida para expandir a sua capacidade de gerar os seus produtos, sem alterar o modelo de negócio, alcançando altos rendimentos em função dos seus baixos custos.

Por isso, desde que o modelo de negócios seja concebido com planejamento estratégico e com pesquisas que demonstrem que o caminho escolhido é promissor, essas empresas têm tudo para crescer de forma ilimitada. Muitas delas começam em pequenas cidades, mas crescem e expandem o seu alcance estadual, nacional e até mesmo internacional.

5. Baixo custo de operações

O baixo custo também é uma característica intrínseca às startups: funcionam como um embrião de uma empresa, isto é, uma ideia que precisa ser desenvolvida e testada até que esteja pronta para ganhar o mundo, gerando valor aos sócios e provendo produtos inovadores para os seus clientes.

Por se tratar de um negócio potencial, ainda não concretizado, os baixos custos de manutenção são essenciais, uma vez que ainda há probabilidades de que a ideia não vingue e não venha a gerar lucros para os investidores. Por isso, as operações não  podem assumir gastos excessivos.

Após iniciarem a geração de receitas e mostrarem potencial de crescimento e de alcançar melhores resultados continuamente, essas startups conseguem receber investimentos de pessoas interessadas, a fim de que se tornem empresas de sucesso.

5. Disrupção

As startups geralmente ganham valor de mercado porque são disruptivas, ou seja, porque quebram antigos padrões das áreas em que estão inseridas e dão início a novos modelos de negócios.

Para que uma empresa pequena consiga competir com as grandes, ela precisa mostrar algo novo, que pode ser um produto ou um serviço inovador, um atendimento de qualidade diferenciada, taxas abaixo da média do mercado, enfim, algo que de fato possa ser percebido como novo e benéfico pelo consumidor. É isso o que torna essas empresas jovens tão interessantes e criativas, podendo se tornar grandes players.

6. Essência digital

A característica mais conhecida e mais notável nas startups é que elas são profundamente digitais, isto é, se desenvolvem e conduzem as suas operações com base nas tecnologias e na internet, associada a diferentes meios de telecomunicações.

Como a tecnologia tem essa característica de viabilizar negócios sem a necessidade de um ponto físico, o alcance geográfico das empresas tende a aumentar, permitindo que cada vez mais pessoas sejam impactadas pelo negócio. Em culturas altamente digitais, portanto, é fato que as startups apresentam mais popularidade, alcance e possibilidades de crescimento, independentemente do segmento em que estejam inseridas.

Airbnb, Uber e Spotify são exemplos de empresas que reúnem todas essas características. Elas começaram como startups, mas hoje já não contemplam mais essa classificação, sendo empresas sólidas e muito bem-sucedidas. Por isso, empresas assim são inspiração para muitos jovens empreendedores que desejam desenvolver as suas ideias por meio da tecnologia, a fim de transformar positivamente a sociedade e oferecer produtos e serviços que facilitem a vida da população.

E você, ser de luz, conhece mais algum exemplo bacana de startup? O que você pensa sobre esse modelo de negócios? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!