A ressignificação da imagem percebida pelo público de uma empresa ou produto é chamada de rebranding. O objetivo desse processo é mudar a forma como o público percebe a marca. Existem várias possibilidades para o processo de rebranding, como mudar o nome, logotipo, identidade visual ou outros elementos. 

Continue lendo para saber mais sobre o que é e quando fazer o processo de rebranding. 

Afinal, o que é rebranding?

Como citamos acima, rebranding é o ato de ressignificar a imagem de uma empresa ou produto. Consiste em uma estratégia devidamente planejada com o objetivo de mudar a forma como o público percebe a marca. Essas mudanças podem ser relativas ao nome, logotipo, identidade visual ou outros elementos. 

Uma marca é muito mais do que o desenho do logotipo, ela abrange todas as associações feitas pelo consumidor a uma empresa. Tudo o que remete à marca está dentro dessa definição.

Vamos a um exemplo prático, um tênis All Star é mais do que um calçado, indica que o usuário faz parte de uma determinada tribo. Outro exemplo é o da Coca-Cola, ao beber o refrigerante o consumidor está ingerindo também uma promessa de bons momentos.

Os sentimentos e sensações associados aos produtos e marcas é que levam os consumidores a fazer suas escolhas. Embora os elementos gráficos tenham grande relevância, existem outros componentes que ajudam a construir a imagem corporativa. Partindo do princípio que qualquer atividade ligada ao branding tem uma função de negócios, é mais fácil compreender porque, às vezes, repaginar é necessário.

PSC

A decisão de mudar a percepção do público a respeito da marca parte de um planejamento estratégico. Percebe-se a necessidade de adequação ao mercado e entra em cena o rebranding. 

Quando fazer rebranding?

O rebranding que pode ser aplicado em várias situações. Para que fique mais claro quando é interessante realizar esse processo, vamos apresentar alguns exemplos a seguir.

Havaianas: o reconhecimento da falência em longo prazo

A análise de dados da marca Havaianas, no fim da década de 1980, não deixou dúvidas para os investidores. A conclusão deles foi a de que a empresa iria à falência nas duas décadas seguintes se mantivesse o mesmo ritmo. 

A solução para fugir dessa quebra iminente foi realizar o processo de rebranding para que o público tivesse outra percepção do produto. Foi a partir dessa estratégia que a Havaianas se tornou o que é hoje, mais do que uma sandália de borracha é um item de estilo. 

Pokémon Company: necessidade de ampliar o público-alvo

Os desenvolvedores da Pokémon Company concluíram que o público-alvo da empresa era muito restrito. Para reverter essa situação e ter acesso a um público mais amplo, a empresa lançou o Pokémon Go. O aplicativo que podia ser baixado gratuitamente ajudou a ampliar seu público-alvo. 

Twix: mudança de nome para internacionalização

Você sabia que o chocolate Twix nem sempre se chamou assim? A marca, que se chamava Raider, decidiu internacionalizar os seus negócios e identificou a necessidade de mudar de nome. A estratégia deu certo e o público estrangeiro aceitou muito bem a empresa. 

Walmart: reposicionamento

Marcas são repletas de significados e, em alguns casos, é necessário modificá-los para se adequar à audiência desejada. Um bom exemplo disso é o do Walmart, que alterou o seu slogan de “preços baixos sempre” para “economize e viva melhor”. Essa alteração ocorreu em 2007 para que fosse possível um reposicionamento. 

Apple: troca de executivos

Os executivos das empresas as representam assim como os elementos visuais. Quando o CEO de uma grande empresa muda, é necessário contar com um projeto de rebranding. Em 1997, Steve Jobs retornou à Apple e isso levou a várias mudanças na marca, inclusive nas cores do logotipo. 

Shell: atualização de imagem

Há marcas bem antigas no mercado e, em alguns casos, seus elementos não são mais condizentes com as necessidades do público. Essa atualização pode ser feita com logotipos que são muito antigos ou quando a identidade visual não é mais adequada. A empresa de combustível Shell realizou o rebranding do seu logotipo oito vezes desde 1909 para modernizar o visual.

McDonald’s: crise de branding

Uma crise de imagem é um dos grandes temores das empresas. O rebranding é uma opção quando isso acontece. A rede McDonald’s enfrentou sérios problemas de imagem quando, em 2004, o cineasta Morgan Spurlock lançou o documentário “A dieta do palhaço”.

O filme, que se tornou um grande sucesso, mostrava Morgan se alimentando apenas de comida do McDonald’s por 30 dias. Os efeitos drásticos no seu bem-estar físico e emocional criaram uma série de problemas para a marca diante do público. A empresa decidiu, então, investir no rebranding, mudando até o menu dos seus restaurantes e acrescentando opções mais saudáveis. 

Facebook: Compra de empresas

Adquirir, separar ou fundir empresas também é uma boa razão para o processo de rebranding. As mudanças podem ser motivadas tanto pela visibilidade quanto por questões legais. Um exemplo dessa situação é a do Facebook, que adicionou os dizeres “from Facebook” à tela inicial do WhatsApp e do Instagram quando os comprou. 

Mastercard: Mudança de nicho de mercado

Para algumas empresas, é impreterível mudar de nicho para manter o seu desenvolvimento. Independentemente da razão para essa mudança, é interessante saber que pode se valer do processo de rebranding.

Visando se adaptar ao mercado mobile, a Mastercard reformulou toda a sua estrutura visual. Essa reformulação teve como objetivo se adequar às necessidades de um público mais jovem e que vive a tecnologia em seu dia a dia. 

Crocs: Desenvolvimento de identidade

Pequenas empresas nascidas em fundo de garagem podem se tornar multinacionais gigantescas em algum momento. Porém, quando há limitação de recursos, é possível que os elementos de branding sejam embrionários. Logo, precisam ser mais bem desenvolvidos. 

A marca Crocs passou por essa situação e precisou repensar as suas cores e elementos gráficos em decorrência do seu rápido crescimento. E nem é preciso um crescimento tão significativo para que o rebranding seja necessário. 

Agora você já sabe o que é rebranding e quando é interessante realizar esse processo! Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!