Quando falamos em referências profissionais, é impossível não pensar em pessoas de sucesso que começaram do nada e que hoje são famosas, respeitadas, ricas e bem-sucedidas. Porém, muita gente não sabe sobre a sua trajetória de vida, suas dificuldades, percalços, tragédias, ou seja, o que elas tiveram que enfrentar e superar para chegar onde estão.

Isso faz com que muitos acreditem que essas pessoas de sucesso conseguiram tudo facilmente, mas não se engane: na realidade, não é bem assim, pois elas tiveram que lidar com muitos desafios para vencer. Provavelmente, você conhece alguma história de alguém que ousou ir além, que começou do zero uma empresa ou uma carreira esportiva ou artística e que hoje está no topo. Quem lhe veio à mente?

Neste artigo, reunimos as trajetórias de 3 grandes nomes de diferentes áreas de atuação. Confira as suas trajetórias e perceba que todo mundo tem percalços e desafios a superar. Continue a leitura, confira as histórias e inspire-se!

3 referências profissionais de pessoas que começaram do zero

Há algumas trajetórias muito interessantes, e nós gostaríamos de compartilhar com você estas referências profissionais, de modo que possa se inspirar e também se empoderar a conquistar o seu estado desejo e alcançar muito sucesso na sua vida profissional também. Confira.

Sílvio Santos

Antes de se tornar um dos apresentadores mais amados do Brasil e um dos empresários da televisão mais bem-sucedidos, Sílvio trabalhou como camelô, vendendo capinhas plásticas para proteger documentos. Começou de baixo, e a sua popularidade já chegou a ser tamanha, que foi cotado para ser, inclusive, presidente do país. E ai, você voltaria no Sílvio?

O que talvez você não saiba é que o famoso apresentador nasceu em uma família humilde no Rio de Janeiro. Trabalhou como camelô na Avenida Rio Branco e ainda desenvolveu um modelo de alto-falante nas barcas que conduziam as pessoas de Niterói ao Rio de Janeiro — onde tocava música, vendia cerveja e até mesmo fazia anúncios publicitários.

PSC

Foi aí que a veia comunicativa de Silvio Santos deu os seus primeiros sinais. Aos poucos, conseguiu espaço na Rádio Nacional. Do rádio, obteve destaque também na televisão, passando pela TV Globo, TV Tupi, TV Record, até construir a sua própria emissora, o SBT, em 1981. Além de comunicador, Sílvio Santos é um dos maiores empreendedores brasileiros, dono de um grupo empresarial que recebe o seu nome, composto por 38 empresas de diversos segmentos.

Oprah Winfrey

Oprah é a primeira mulher negra a comandar um programa na TV dos EUA, um grande marco em um país marcado pela segregação e pelo preconceito racial, onde, infelizmente, até hoje, vemos diversos conflitos dessa natureza. Tudo começou a mudar quando a jovem Oprah conseguiu uma bolsa de estudos para a universidade. Hoje, ela é uma bilionária empresária do showbiz, conhecida mundialmente, além de ser ativista pelos direitos das mulheres e negros.

Oprah é filha de uma gravidez indesejada e de um pai ausente. Passou a infância em uma zona rural muito pobre, onde foi criada de forma rigorosa pela avó. Abusada por primos e tios, fugiu de casa logo ao concluir o ensino fundamental. Engravidou de um namorado, ainda na adolescência, foi abandonada por ele e viu o filho recém-nascido morrer. Entrou em depressão.

As coisas só começaram a mudar quando Oprah venceu um concurso de locução, devido à sua comunicação e personalidade. Com isso, ganhou uma bolsa de estudos na universidade do Tennessee, onde estudou comunicação televisiva. Aos poucos, ganhou espaço como repórter e entrevistadora, conquistando as audiências locais e, depois, nacionais. Tem um desempenho fenomenal também como atriz, dubladora e autora de livros, revistas e canais na internet.

Gisele Bündchen

Quem vê a linda e maravilhosa modelo nas capas de revistas e na televisão pode até acreditar que, com toda essa beleza e desenvoltura, foi bem fácil para ela conquistar o sucesso. Nada disso. Gisele, que tem mais cinco irmãs, é de uma família simples do interior do Rio Grande do Sul, e recebeu muitos nãos antes de conseguir chegar ao topo. Hoje, depois de mais de 20 anos de carreira, a ubermodel é uma das modelos e empresárias da moda mais ricas e mais bem-sucedidas do mundo.

Filha de uma bancária e de um professor, Gisele chegou a cogitar a carreira de jogadora de vôlei na adolescência, mas, por insistência da mãe, fez um curso de modelagem ao lado das irmãs. Foi “descoberta” aos 14 anos, enquanto passeava em um shopping center em São Paulo, durante uma excursão escolar.

Mudou-se para a capital paulista ainda na adolescência, quando começou a modelar e a vencer concursos do ramo. Em uma carreira meteórica, Gisele realizou desfiles para as mais conhecidas grifes do mundo, além de estampar capas de revistas de moda e até fazer participações no cinema. A mudança brusca no estilo de vida e o ganho da fama, porém, tiveram o seu preço: o desenvolvimento das crises pânico. Hoje, Gisele tem uma rotina mais tranquila e equilibrada, dedicando-se à filantropia.

Inspirador não é mesmo? Todos esses profissionais são referências nas suas áreas porque ousaram enfrentar os seus desafios e fazer diferente dos demais. Seja na postura e no empreendedorismo de Oprah, no andar e no profissionalismo de Gisele ou no jeito único de se comunicar de Sílvio, todos eles foram resilientes para superar rejeições e inteligentes para fazer disso uma motivação para conquistar o sucesso estrondoso que têm.

Faça a sua história de sucesso!

Inspire-se você também nesses grandes nomes, honre e respeite a sua própria história. Faça tudo o que puder para realizar os seus sonhos e conquiste o extraordinário. Os obstáculos sempre vão surgir, mas entenda que eles são apenas desafios que enobrecem ainda mais a sua conquista, e não empecilhos intransponíveis.

E você, ser de luz, conhece mais alguma história inspiradora de superação e sucesso? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Imagem: Three Sixty Images