A metodologia ágil é bastante utilizada nas empresas de tecnologia e de engenharia de software. No entanto, ela tem se propagado para várias outras áreas do conhecimento e departamentos de empresas.

No caso da área de recursos humanos, o popular RH, ela ajuda as organizações a tornarem esse departamento mais estratégico e menos operacional. Isso é importante porque, por muito tempo, o RH foi basicamente aquela área que fazia as folhas de ponto e os pagamentos. Hoje em dia, porém, sabe-se que ele é muito mais diversificado e importante para o bom desempenho das organizações.

Neste artigo, você vai compreender o que é o RH ágil, como a metodologia funciona e quais benefícios pode oferecer às empresas. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O que é RH ágil?

No início dos anos 2000, algumas empresas de softwares detectaram um problema: elas demoravam tanto tempo para desenvolver um programa que, quando o concluíam, as necessidades dos clientes já tinham mudado. Por isso, era necessário desenvolver uma metodologia em que diferentes processos pudessem ser executados simultaneamente, garantindo mais rapidez ao desenvolvimento das atividades.

A saída encontrada foi a criação de equipes multidisciplinares, que se dividem estrategicamente na realização das tarefas. De tempos em tempos, os projetos são avaliados, e as correções necessárias são realizadas, permitindo que melhorias sejam obtidas rapidamente.

Nos últimos anos, o que tem ocorrido é uma adaptação desse método para outros setores, incluindo a área de RH. A ideia é que a área seja mais estratégica e focada no colaborador, em vez de ser apenas um departamento operacional. Algumas das principais características do RH ágil são:

  • Enfraquecimento das estruturas da hierarquia organizacional, com fortalecimento da colaboração entre os profissionais;
  • Aumento da transparência na comunicação das informações ao colaborador;
  • Utilização dos processos internos, mas com a consciência de que tudo pode ser adaptável e de que nada é imutável;
  • Modelos de gerência focados na inspiração e no desenvolvimento, mais do que na autoridade;
  • Desenvolvimento de uma ambição positiva, motivada pelo propósito do trabalho, mais do que por recompensas externas.

Como esse conceito pode ser colocado em prática?

PSC

O RH ágil permite que a empresa foque mais nas áreas de treinamento e capacitação de pessoas, liderança humanizada, gestão estratégica de carreiras e até mesmo contratações mais analíticas, de modo que tanto a organização quanto os colaboradores estejam mais satisfeitos por fazer parte daquela empresa. Entenda como isso ocorre.

1. Nos processos seletivos

Tradicionalmente, o RH identifica que um departamento precisa de um novo colaborador, coleta as informações e abre a vaga. No RH ágil, porém, há equipes específicas que cuidam do employer branding, ou seja, do fortalecimento da imagem da empresa como uma boa empregadora. Assim, fica mais fácil atrair profissionais qualificados. O processo seletivo ocorre com análise de informações estratégicas, sendo composto por currículos, entrevistas, dinâmicas, testes de compatibilidade etc.

2. Na área de treinamento e desenvolvimento

A função da área de T&D (treinamento e desenvolvimento) é oferecer cursos e treinamentos para que os colaboradores alcancem o nível de produtividade e qualidade esperado pela empresa. No RH ágil, essa área promove treinamentos e capacitações contínuas, sem estabelecer um limite para o progresso do colaborador. A ideia é que ele cresça sempre, não apenas nos conhecimentos técnicos da vaga que ocupa (hard skills), mas também nas competências comportamentais (soft skills).

3. Nos planos de carreira

No RH tradicional, são definidos cargos e funções específicos e bem limitados, o que tende a enrijecer a postura do colaborador. No RH ágil, porém, o colaborador consegue desenvolver conhecimentos e habilidades (conforme os treinamentos citados no item anterior). Isso permite que ele inove, transite entre diferentes áreas e trace o seu próprio plano de carreira dentro da empresa.

4. Na gestão de pessoas

Por fim, a gestão de pessoas tradicional definia que o RH era responsável por atrair, treinar, avaliar e reter os talentos da organização. A metodologia ágil aplicada aos recursos humanos, todavia, permite que o próprio colaborador se responsabilize pelo seu desenvolvimento. Além disso, como as lideranças são envolvidas no processo, elas também adquirem uma importância maior na seleção, no treinamento e na avaliação dos funcionários, por terem um contato mais direto com eles.

Como adotar o modelo na sua empresa?

Agora que você já sabe o que é o RH ágil, é hora de descobrir como colocá-lo em prática na sua organização. Confira as 4 etapas para que isso ocorra, a seguir.

1. Modifique a mentalidade

O primeiro passo é explicar à empresa como um todo e ao próprio time de RH como funciona a metodologia do RH ágil. Tendo em vista que ela altera as dinâmicas e funções da área, é importante que todos estejam a par dessas modificações, mudando também a sua mentalidade. É importante que aquela imagem de RH burocrático seja apagada, dando lugar a um RH moderno e estratégico, dentro dos objetivos da empresa.

2. Engaje as lideranças

Os líderes de todos os departamentos precisam ser envolvidos no RH ágil. Os gestores das áreas tornam-se mais responsáveis pelo desenvolvimento dos seus colaboradores, cooperando com os profissionais de RH nos processos seletivos, nos treinamentos, nas avaliações de desempenho, nos feedbacks e na retenção de talentos. O foco é no colaborador, de modo que cabe ao líder compartilhar conhecimentos, prestar auxílio e garantir um espaço para experimentar, falhar e aprender continuamente.

3. Estude cada vez mais sobre o tema

A metodologia ágil não é fechada. Ao contrário, ela está em constante desenvolvimento e passando por atualizações. Por isso, procure estudar com frequência sobre o tema, acompanhando as notícias e, se possível, conversando com quem tenha mais experiência com o assunto. Verifique de que maneira esses conhecimentos podem ser aplicados à realidade e ao contexto da sua empresa.

4. Identifique os problemas que o método pode resolver na sua organização

Quais são os problemas de RH que a sua empresa mais enfrenta: dificuldade de contratar profissionais de qualidade? Problemas para reter esses talentos? Oferecer treinamentos qualificados aos colaboradores? Proporcionar qualidade de vida no trabalho a todos? Verifique quais são as principais dores que o seu RH enfrenta e aplique a metodologia ágil exatamente sobre elas.

O RH ágil é uma mudança na forma de encarar a gestão de pessoas. A ideia daquele departamento burocrático e sistemático, checando folhas de ponto e pagamento já ficou para trás. Essas atividades continuam importantes, mas, conforme você pôde observar nas linhas acima, muitas funções mais estratégicas passaram a fazer parte desse setor, com o objetivo de tornar a empresa o mais ágil e competitiva possível.

E você, ser de luz, identifica um RH ágil ou um RH mais tradicional no seu ambiente de trabalho? O que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!