O número de demissões em razão do uso indevido das redes sociais no trabalho tem crescido cada vez mais nos últimos anos. Se, por um lado, as redes sociais são importantes ferramentas de comunicação dentro das empresas, por outro, elas também podem ser uma das principais fontes de distração e punição no ambiente organizacional.
Exemplo disso é o caso ocorrido em Fortaleza (CE), no início deste mês, quando a Justiça do Trabalho considerou justa a demissão de um funcionário que estava afastado por atestado médico. Para a empresa, o colaborador alegava estar doente, mas suas redes sociais mostravam fotos em que o funcionário se divertia no período de licença médica. Isso serviu de prova no processo que a empresa abriu contra o profissional, ganhando na justiça o direito de dispensá-lo por justa causa.
Segundo especialistas, analisar o conteúdo compartilhado pelos funcionários durante o expediente e nos períodos de licença, bem como avaliar seu comportamento nas redes sociais antes da contratação, é cada vez mais comum no meio empresarial. De acordo com pesquisa realizada pela Catho, menos de 15% das organizações realizavam esta verificação em 2011. No ano de 2013, este número aumentou para 23%, e em 2014 para 40%.
O uso inapropriado das redes sociais e aparelhos celulares dentro do ambiente corporativo pode, portanto, acarretar inúmeras consequências para o colaborador, desde uma advertência verbal, afastamento e até mesmo dispensa por justa causa.
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Exemplos do mau uso das redes sociais no trabalho
Confira alguns exemplos de mau uso das redes sociais dentro do ambiente corporativo e suas possíveis consequências e riscos:
Insubordinação
Se uma determinada empresa proíbe ou restringe o uso das redes sociais em determinados horários e o funcionário é pego descumprindo esta norma, ele poderá sofrer punições e até mesmo ser dispensado por motivos legais.
Vazamento de informações sigilosas da empresa
Outro exemplo de mau uso das redes sociais é o compartilhamento indevido de informações sigilosas sobre a empresa em que o funcionário atua. É considerado como falta grave quando o colaborador compartilha qualquer informação confidencial ou referente a um chefe ou colega de trabalho, por mais que exista a intenção de prejudicar a organização. Neste caso, o funcionário pode ser dispensado por violação de informações corporativas.
Distração
É muito comum que o funcionário fique horas nas mídias sociais, em vez de dedicar seu tempo e concentração ao trabalhar. Esta é uma atitude que leva à queda na produtividade, e pode causar demissão do funcionário.
Dicas para usar as redes sociais de maneira profissional
Diante disso, confira algumas dicas importantes para manter a ordem e o bom comportamento, mesmo quando as redes sociais estiverem liberadas s no horário de trabalho:
- Institua um regimento de comportamentos dentro da empresa, que contenha regras sobre a utilização das redes durante a jornada de trabalho;
- Garanta que todas as regras sobre o uso de internet durante o expediente estejam claras e bem definidas;
- Tome cuidado com o que você publica em suas redes pessoais. Lembre-se que, na internet, todo conteúdo é público;
- Utilize o bom senso na hora de navegar na internet durante o trabalho;
- Se possível, desligue seu celular ou coloque-o no modo silencioso, para evitar que as notificações das suas contas pessoais atrapalhem o ambiente;
- Não utilize ferramentas de trabalho, como o computador, para acessar redes sociais ou sites pessoais. Lembre-se que você está sendo observado o tempo todo;
- Mesmo que as redes sociais sejam liberadas em seu trabalho, acesse somente nos horários de intervalo.
E você, que outras dicas considera importantes para o bom uso das redes sociais no ambiente de trabalho? Compartilhe comigo o seu comentário!