Todos os anos, consultorias especializadas lançam o ranking nacional com as melhores empresas para trabalhar, no Brasil. Esse levantamento é muito respeitado pelos profissionais que buscam ingressar em uma organização condizente com os seus anseios de carreira e futuro, pois representa a opinião de quem já está lá.
Entretanto, você já parou para pensar o que essas empresas têm em comum? O que faz com que sejam tão diferentes? Quais são as suas práticas de sucesso no que tange à gestão de pessoas? Esses são alguns questionamentos que aguçam ainda mais a nossa curiosidade sobre essas organizações e que serão respondidos ao longo deste artigo. Continue lendo e confira!
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Quais são os diferenciais das melhores empresas para trabalhar?
Uma boa organização para trabalhar nunca tem apenas um aspecto positivo. Quase sempre, ela é resultado de um conjunto de fatores que incluem remunerações positivas, oportunidades de crescimento e qualidade de vida, conforme você conferirá nos itens a seguir. Descubra o que faz de uma empresa um ótimo lugar para construir a vida profissional.
1. Pertencimento e cultura organizacional sólida
A confiança entre os líderes e os liderados e a sensação real de pertencimento são alguns dos elementos que fazem com que um colaborador eleja a sua empresa como um bom lugar para se atuar. Valores e objetivos congruentes entre a instituição e os seus membros, respeito às diferenças, trabalho em equipe, honestidade e parceria também são fatores importantes. É importante que os valores teóricos sejam vistos na prática do dia a dia, edificando a cultura da organização e dando vida a ela.
2. Oportunidades de crescimento
Empresas, verdadeiramente, preocupadas com o crescimento dos seus funcionários, que estimulam e investem na sua evolução técnica e comportamental e que têm líderes inspiradores também sempre se destacam nessa lista. Por isso, um bom lugar para trabalhar é aquele em que o colaborador encontra possibilidades para crescer, ou seja, um plano de carreira com cargos crescentes e, consequentemente, avanços nas suas atividades e no seu salário. Isso é um importante fator motivacional.
3. Salário e benefícios compatíveis com o mercado
Além dos fatores já citados, também fazem parte deste seleto grupo aquelas empresas que valorizam o trabalho dos seus profissionais, que reconhecem tanto financeiramente, como também publicamente, o seu empenho e resultados. Além de uma remuneração compatível com o mercado (ou até superior a ele), também é fundamental observar o cumprimento das obrigações trabalhistas, bem como o pagamento de benefícios, como vale-transporte, vale-refeição, convênio medico etc.
4. Flexibilidade e preocupação com a vida fora do trabalho
Se o seu filho estiver doente e você precisar chegar mais tarde, sair mais cedo ou mesmo ausentar-se para socorrê-lo, isso será visto com maus olhos pelos seus patrões? Não nas melhores empresas para trabalhar.
Nesses ambientes, existe um canal direto de comunicação com os líderes, que são empáticos para compreender que a vida pessoal de uma pessoa também tem os seus problemas, o que por vezes impacta o trabalho. Assim, a flexibilidade torna-se um diferencial poderoso nesses lugares.
5. Qualidade de vida e bem-estar
As empresas que aparecem nesse tipo de lista são também organizações que se preocupam com o bem-estar dos colaboradores e que incentivam o seu desenvolvimento contínuo. São as mais bem vistas e mais bem avaliadas pelos seus funcionários. Oferecem infraestrutura adequada, regras bem definidas e um equilíbrio na delegação de funções, de modo que ninguém fique ocioso ou sobrecarregado. Assim, a saúde física e mental de cada colaborador é tomada como prioridade.
Além disso, muitas dessas empresas investem em programas de combate ao estresse, que incluem eventos, palestras, confraternizações, espaços de descompressão e descanso, sessões de meditação no trabalho, aulas de ginástica laboral, pet no trabalho, áreas verdes (jardins) e eventos do tipo “dia dos filhos no trabalho”. Eventos de integração entre profissionais de diferentes departamentos também são frequentes.
6. Liberdade de ação
Nas empresas mais bem-avaliadas pelos colaboradores, existe uma liberdade de ação. Isso significa que o funcionário não é visto como uma máquina de obedecer a ordens, mas como um ser pensamente que também pode expor as suas ideias e ajudar os líderes nas tomadas de decisão. Assim, iniciativas criativas, atitudes proativas e modelos de gestão que evitam o microgerenciamento são elementos que compõem o trabalho nessas organizações vencedoras.
7. Avaliações de desempenho, feedbacks e pesquisas de satisfação
Para que as empresas evoluam de forma contínua, é necessário avaliar o desempenho dos colaboradores, com base em critérios técnicos e comportamentais. Isso permite que cada funcionário evolua nas suas respectivas funções. Os feedbacks concedidos pelos líderes têm esse propósito, citando os pontos positivos e negativos do desempenho. Além disso, os próprios colaboradores também avaliam o seu próprio grau de satisfação nessas organizações, o que tende a promover melhorias contínuas.
8. Capacitação profissional
Nessas empresas de sucesso, ao sair de um feedback, o colaborador não recebe apenas a avaliação de desempenho em cada quesito, mas também sugestões de melhorias, por meio de leituras, cursos, eventos e treinamentos. Por isso, essas organizações mantêm parcerias com instituições de ensino ou criam os seus próprios programas de treinamento e desenvolvimento (T&D), contribuindo com a capacitação profissional dos seus recursos humanos.
Conclusão
Para alcançar bons resultados, as boas práticas de gestão de pessoas são imprescindíveis, pois é esse cuidado com o capital humano que faz com que o clima na empresa favoreça o seu crescimento, o bom desempenho, a construção de relações positivas e o alcance de resultados extraordinários.
Sem essa preocupação, por melhores que sejam os salários e as bonificações, os profissionais não sentem que estão em um ambiente seguro, onde podem desenvolver as suas ideias e ter valores realmente alinhados com a organização que escolheram.
Nesse sentido, o papel do líder é o de cuidar para que a sua liderança realmente dê suporte ao desenvolvimento e ao crescimento dos seus liderados. Para isso, deve exercer uma gestão positiva, agregadora, que permita aos colaboradores crescer com as suas experiências e conhecimentos, ter a chance de exercitar o que sabem e receber o suporte e os feedbacks necessários para corrigir erros. Assim, será possível desenvolver os pontos de melhoria e evoluir, todo dia, um pouco mais.
E para você, ser de luz, qual é a melhor empresa para trabalhar? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!