A saudade é o sentimento experimentado por aqueles que sentem a ausência de uma pessoa, um lugar ou uma experiência. É comum sentir saudades de entes queridos que se foram, de um antigo trabalho, do amigo que mudou de cidade, do cônjuge após uma separação, enfim, de tudo pelo qual se tem algum sentimento e, por algum motivo, não é possível mais viver. Perceba que existe um tipo de saudade que é retribuído e outro que não.

Em se tratando do amigo que se mudou de cidade, por exemplo, é provável que ele também sinta o mesmo, o que permite que se mantenha contato de outras formas, como por mensagens e ligações, além de ser possível marcar encontros esporádicos. Porém, isso não se aplica a casos de separação ou de amor não correspondido, já que o sentimento existe apenas de uma parte. Nesse tipo de situação a saudade costuma ser unilateral, o que a torna ainda mais dolorosa.

7 Dicas para lidar com as saudades de alguém que não pensa em você

Você conheceu uma pessoa, se apaixonou, vocês viveram um relacionamento, mas a história chegou ao fim. Ela seguiu seu caminho, mas o sentimento em seu coração ainda existe, o que faz com que sinta saudades de tudo o que viveram. Passar por isso é extremamente doloroso, porque não há nada o que possa fazer, já que a pessoa amada não deseja mais estar ao seu lado. Contudo, você pode resolver isso, escolhendo de forma consciente superar e deixar essa história no passado de uma vez por todas.

É claro que não é do dia para a noite que o sentimento irá acabar, é bem provável que isso leve tempo, mas é preciso que se esforce para que o sofrimento passe. Se entregar à saudade fará com que se torne cada vez mais refém dela, transformando a dor em algo crônico. Por isso, escolha ser feliz, se amar e aproveitar as inúmeras oportunidades que a vida lhe oferece. Veja, a seguir, dicas que te ajudarão a superar.

1 – Reconheça os seus sentimentos

Quando um relacionamento acaba contra a sua vontade, é natural ter momentos de tristeza, raiva, saudade, frustração, ansiedade. Em vez de querer suprimir esses sentimentos, aceite que eles são normais e que irão diminuir com o passar do tempo. Dessa maneira, quando alguma dessas emoções se aflorar, pare e pense a respeito. Isso te ajudará a entender exatamente o que está se passando em seu interior e se acolher, o que é fundamental para o seu processo de superação.

2 – Encontre apoio em amigos e familiares

Você não precisa enfrentar isso sozinho, se abra com alguém da sua confiança. Talvez, um amigo ou familiar que saiba que irá te ouvir sem fazer julgamentos ou menosprezar o que está sentindo. Às vezes, não é nem preciso tocar no assunto, apenas o fato de ter alguém ao seu lado, seja para assistir TV, dar um passeio ou falar sobre temas triviais, já será reconfortante.

3 – Evite se humilhar para a outra pessoa

Quando a saudade aperta, a vontade é de ir imediatamente até a pessoa amada e implorar para que se reconciliem. Contudo, salvo em raras exceções, se ela optou pelo fim e não demonstra manter qualquer sentimento, é bem provável que não exista nenhuma chance de que isso aconteça. Portanto, evite perder o controle, se a falta do outro aumentar, vá fazer algo que goste, conversar com um amigo, coloque-se em primeiro lugar para evitar passar por situações humilhantes que apenas trarão mais sofrimento.

4 – Mantenha sua mente ocupada

O ócio torna sentimentos muito maiores do que realmente são e podem levar a atos descontrolados. Por esse motivo, procure manter a mente ocupada, isso ajudará a evitar que lembranças surjam a todo o momento. Realize coisas que agreguem e te façam bem, como praticar esportes, fazer cursos, se dedicar a um projeto profissional, planejar uma viagem com amigos, estar com sua família, boas opções não faltam.

5 – Evite mascarar a saudade tentando iniciar um novo relacionamento

Muitos, com o intuito de acalmarem a saudade que sentem do ex-par, embarcam em um novo relacionamento. Embora pareça que assim será mais fácil, a verdade é que não existem atalhos para superar, é preciso viver cada etapa, subir cada degrau. Além do mais, se envolver com alguém sem estar com o coração verdadeiramente livre pode fazer com que essa pessoa sofra, o que não será bom nem para você e nem para ela. Conheça pessoas novas, mas sem forçar situações, deixe que tudo aconteça com naturalidade.

6 – Evite olhar fotografias e outras lembranças

Por mais que tudo o que tenha vivido ao lado da outra pessoa seja parte da sua história, agora não é o melhor momento para entrar em contato com lembranças. Desse modo, procure manter fotografias e objetos que remetam ao relacionamento passado longe do seu campo de visão. Inclusive, evite vigiar as redes sociais do seu ex-par, se mantiverem algum tipo de contato, utilize opções de ocultação das postagens dele do seu feed, mas, se não for o caso, exclua e bloqueie para o seu próprio bem.

7 – Dê tempo ao tempo

Por fim, é fundamental que tenha paciência, porque a saudade irá doer por algum tempo. Mesmo que evite as lembranças, pode acontecer de passar em frente a um lugar que costumavam frequentar juntos, de ouvir uma música que faça com que se lembre de um momento vivido e assim por diante. Quando isso acontecer, acolha o sentimento e, em seguida, vá fazer algo que te faça bem, sem se entregar à tristeza. Pouco a pouco, a dor irá diminuir e sair da sua vida definitivamente.

Sentir saudades de alguém que não pensa em você é natural, afinal, nem sempre o amor nasce em dois corações ao mesmo tempo. Esses desencontros servem para que dê ainda mais valor aos encontros. Dessa maneira, não lamente pela falta que está sentindo, acolha-a e logo irá passar. Então, um dia, irá olhar para trás e entender que isso foi importante para fazer de você uma pessoa mais forte e te preparou para novas experiências.

Se gostou, compartilhe o artigo em suas redes sociais e ajude outras pessoas que possam estar passando pela mesma situação.

Copyright: 112160876 – https://www.shutterstock.com/pt/g/UberImages