Você certamente já ouviu falar na palavra ética, não é mesmo? Este assunto existe há milhares de anos e, basicamente, se refere a uma análise sobre as atitudes das pessoas, dentro de determinados parâmetros de honestidade e respeito ao próximo.

Naturalmente, a ética é um elemento que deve nortear as ações das pessoas boas e justas. Isso deve ocorrer em todos os lugares e circunstâncias, e não apenas naqueles em que nos convém. É preciso agir com ética em casa, na escola, na universidade, no hospital, no supermercado, na loja, na igreja, no trabalho, enfim, em todos os lugares por onde passarmos.

Para que você seja uma pessoa verdadeiramente ética, acompanhe a reflexão a seguir, com a definição desse termo e com 5 lições e comportamentos a serem desenvolvidos.

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O que é ética?

Ética é uma palavra de origem grega, derivada do termo ethos. Ela denomina o caráter da pessoa e o conjunto de valores que guiam os seus comportamentos e as suas ações. Normalmente, associamos a ética a regras de conduta, e estas, por sua vez, devem ser seguidas e respeitadas para que não haja prejuízos a ninguém.

Em nosso trabalho, assim como em família e na sociedade, todos nós devemos ter uma postura correta e respeitar as regras que visam a garantir os nossos direitos e deveres, como também o nosso bem-estar individual e coletivo. Assim, não podemos simplesmente chegar ao supermercado e colocar o nosso carro na vaga destinada a portadores de deficiência e fingir que não vimos a placa de orientação, por exemplo.

Do mesmo modo, na empresa, não podemos usar a sua estrutura, incluindo os computadores e telefones, para resolver problemas pessoais ou ainda tentar derrubar um colega que tem um desempenho melhor que o seu. Mesmo que um determinado comportamento não esteja regulamentado por leis, é preciso passá-lo pelo filtro da ética — a reflexão interna sobre a nossa conduta, avaliando se ela é benéfica ou se pode prejudicar alguém.

Não é assim que as coisas devem funcionar! Para conquistar grandes resultados e evoluir continuamente, é preciso que você seja ético e tenha a consciência de que as suas ações, pensadas e impensadas, têm sempre consequências.

5 Lições e Comportamentos Éticos no Trabalho

1. Respeite os seus colegas

Respeito é uma das melhores formas de demonstrarmos a nossa ética e que os valores que seguimos são bons. Por isso, busque sempre respeitar as diferenças — sejam elas de opinião, formação, hierarquia, credo, cor ou gênero. Evite tratar as pessoas de modo pejorativo e criar atritos com seus pares. Coloque-se no lugar do outro e sempre foque em ter um bom relacionamento interpessoal.

Se tiver algum conflito com alguém, resolva-o por meio de um diálogo franco e educado, olhando nos olhos da pessoa. Não a critique pelas costas, sem que ela possa se defender. Você não gostaria que fizessem isso com você, não é mesmo?

2. Seja honesto e justo

Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer em nosso ambiente de trabalho impacta os resultados das outras pessoas, pois cada um, da sua forma, contribui para o êxito da empresa. Sendo assim, quando errar, admita a sua falha e não culpe terceiros por isso. Além disso, jamais faça isso de caso pensado para prejudicar alguém. Assuma os seus erros, procure corrigi-los e aprender com eles.

Da mesma maneira, se você perceber que alguém cometeu um erro, avise a pessoa que, em seu ponto de vista, ela está equivocada. Se ela não concordar com você, paciência, ao menos você fez a sua parte. Se essa pessoa prejudicar você, leve a questão aos seus líderes, para que possam tomar uma decisão justa. Contudo, não queira se vingar ou fazer a chamada “justiça com as próprias mãos”, pois isso agravará o relacionamento de vocês.

3. Foque no trabalho

Se uma empresa contratou os seus serviços, isso quer dizer que ela fez um depósito de confiança em você e em suas competências profissionais. O mínimo que você deve fazer é cumprir com tudo aquilo que a empresa espera de você, ou seja, realizar com total dedicação e empenho as tarefas inerentes à sua função.

Entretanto, se você passa a maior parte do seu dia nas redes sociais, em bate-papos no celular ou em conversas de corredor com os seus colegas, dificilmente conseguirá entregar os resultados para os quais foi contratado. É claro que pequenas pausas são necessárias, mas abusar delas não é uma postura ética. O profissional deve estar focado em executar as suas demandas de forma eficaz e dentro dos prazos. Durante o expediente, deve concentrar-se apenas no trabalho.

4. Não utilize a estrutura do trabalho em seu benefício pessoal

Xerox, internet, ligações, carro e colegas, todos esses elementos do ambiente de trabalho também são usados pelo profissional para atender a interesses pessoais. Com certeza, este é um comportamento antiético, que além de elevar os custos da empresa (com despesas extras com papel, tinta, combustível e energia, por exemplo), demonstra que o colaborador não se importa em usar o que não é seu ou em ajudar a manter a viabilidade financeira do negócio.

Este é apenas um exemplo de como questões cotidianas que parecem simples podem ferir a ética de trabalho. Os recursos acima citados não pertencem ao indivíduo, mas são concedidos a ele durante o expediente exclusivamente para fins profissionais. Não tire proveito pessoal deles.

5. Respeite as regras

Por fim, saiba que “dar um jeitinho” só abre precedentes para que outros colaboradores tenham o mesmo comportamento errado que você. Não seja um mau exemplo. Lembre-se de que as regras e padrões foram criados para melhorar a realização do trabalho e garantir que a sua execução seja correta. Respeite os horários de entrada e saída, as normas internas de comportamento, hábitos de higiene e tratamento de todos os colegas.

Por fim, consulte as normas básicas de ética da sua própria profissão. É sabido, por exemplo, que médicos e psicólogos não devem quebrar a confidencialidade das conversas que têm com os seus pacientes. Jornalistas jamais devem publicar fatos que não foram apurados junto a fontes fidedignas. Vendedores não devem dizer que um produto tem uma característica, sem que de fato a tenha.

É por meio de atitudes éticas no dia a dia da profissão que o valor do profissional é percebido. De nada adianta que o indivíduo tenha conhecimentos extraordinários em sua área de atuação se for incapaz de agir com honestidade perante os colegas, chefes, clientes e parceiros. Em compensação, aquele que age com ética em todas as circunstâncias certamente ganha a confiança das pessoas e cresce em sua carreira.

E você, se considera um profissional ético? Compartilhe logo abaixo a sua opinião sobre este tema. Aproveite também para curtir e compartilhar este artigo em suas redes sociais. Vamos criar uma corrente positiva de comportamentos éticos!

Imagem: Por stoatphoto