Os lucros não aumentam, os clientes não mudam, os colaboradores estão acomodados. A empresa não necessariamente está em crise, mas também não cresce nada. Os resultados são sempre os mesmos. Há algo de familiar nesse cenário? Se a resposta for afirmativa, saiba que a sua empresa está estagnada.
A estagnação pode ser confundida com calmaria e estabilidade, mas não é bem assim. Se você está parado enquanto os concorrentes avançam, você começa a perder a batalha. Por isso, é essencial diagnosticar esse quadro o quanto antes para agir no sentido de revertê-lo. Mas como fazer isso? É o que você vai conferir agora. Boa leitura!
Contents
Os riscos da estagnação
Quando uma empresa deixa de crescer, ela não simplesmente para, mas logo começa a perder mercado. Isso acontece porque os concorrentes continuam a crescer, tendendo a superar a empresa em tamanho de mercado, em quantidade de clientes, em faturamento, em força de marca, entre outros critérios.
Nesse momento, o público da empresa que não tiver sido adequadamente fidelizado pode começar a identificar vantagens em partir para o concorrente. Assim, toda a estrutura da empresa pode tornar-se mais vulnerável.
Além disso, quando as crises têm início, as insatisfações podem atingir até mesmo os próprios funcionários. Sem perspectivas de crescimento, os colaboradores desanimam, perdem produtividade e até mesmo começam a procurar outras oportunidades de emprego.
O que fazer para vencer a estagnação?
Já deu para perceber que o cenário é bem horrível, não é mesmo? Dessa forma, é essencial identificar esses momentos já nos primeiros sinais, de modo que você possa reagir antes que uma crise grave se instale. Cada caso é um caso, mas há algumas dicas que são universais, aplicando-se a organizações de diferentes portes e áreas de atuação. Conheça-as a seguir!
1. Identifique as causas da estagnação
Por que será que a sua empresa parou de crescer? Quais são os sinais que o levam a essa percepção? Há diferentes “sintomas” que podem ser percebidos. O mais clássico é identificar que o faturamento da organização foi basicamente o mesmo do mesmo período no ano anterior — prova comum de estagnação. Pode ser também que a sua empresa esteja tão apegada às estratégias que funcionaram no passado que esteja havendo medo de inovar e de tentar algo novo.
Além disso, os sistemas de gestão podem não estar sendo eficientes, gerando falhas e gargalos. Produtos acumulados no estoque, funções abaixo das expectativas e custos operacionais elevados também indicam a ausência de crescimento. Por fim, nunca se esqueça de levar em consideração o maior termômetro: as opiniões dos clientes. Se há reclamações constantes, há algo a ser resolvido.
2. Otimize a experiência do seu cliente
Se a empresa deixou de crescer, é sinal de que você precisa melhorar a experiência do seu cliente. Por isso, é hora de colocar os times de marketing e vendas para trabalhar, pensando em novos produtos, novos serviços, vendas, pós-vendas, suporte ao cliente, atendimento de qualidade etc.
Por isso, nunca é demais investir em tecnologia e treinamentos para essas equipes. A ideia é encantar o cliente, não apenas com um produto de qualidade, mas também com toda a comunicação, atendimento, rapidez e eficiência em responder às suas solicitações. A ideia é que cada consumidor se sinta especial ali.
3. Invista em comunicação
Para sair da estagnação, como vimos, é importante promover melhorias nas soluções oferecidas e no próprio atendimento ao cliente. No entanto, para que o público possa perceber que a empresa está promovendo essas mudanças, é essencial fazer um bom trabalho de comunicação.
Nesse sentido, entram as forças da comunicação corporativa: assessoria de imprensa, relações públicas, publicidade e promoção de eventos. Em todas essas frentes, é importante cuidar da imagem da marca, de modo que ela pareça sempre ativa e focada na satisfação total do público. Nunca se esqueça de quem não é visto não é lembrado.
4. Apure falhas nos processos internos
Como citamos, a origem da estagnação de uma empresa nem sempre está no seu público, mas sim nos seus próprios sistemas internos. Sendo assim, apure os procedimentos, sistemas e estruturas da sua organização. O que poderia ser melhor? Mais econômico? Mais eficaz? Mais produtivo?
Reúna-se com os gestores de finanças, de recursos humanos e da própria produção para que sejam feitos levantamentos nesse sentido. Apure as falhas existentes e pense em métodos de corrigi-las. Isso o ajudará a reduzir custos e a tornar a sua empresa mais eficaz e produtiva nos processos do dia a dia.
5. Ouça o seu público (interno e externo)
Para identificar os pontos em que a sua empresa deve melhorar, é essencial ouvir tanto o público interno quanto o público externo. O público interno é composto pelos próprios colaboradores. Eles, por viverem a rotina da empresa, certamente identificam falhas que você talvez não veja e podem ter sugestões de melhorias. Mostre-se aberto ao que eles têm a dizer, afinal de contas, foram contratados por suas competências.
Quanto ao público externo, é fundamental ter um bom serviço pós-venda, de modo a ouvir o que os clientes têm a dizer sobre os produtos, serviços, preços, atendimento etc. Assim, tenha equipes de prontidão para receber esses feedbacks — o que pode ocorrer em e-mails, telefonemas, chats, mensagens de texto, redes sociais e sites (como o Reclame Aqui). Monitore a reputação da sua empresa. Do que o cliente fala, certamente saem grandes insights para corrigir problemas e evoluir.
6. Inove
Muitas vezes, as empresas se apegam a determinadas “fórmulas de sucesso” do passado, mas não se dão conta de que, com o passar do tempo, elas perdem a sua eficácia. Sendo assim, a inovação, ou seja, o ato de experimentar novas estratégias, não é um diferencial, mas uma necessidade.
Por isso, monitore tudo o que a concorrência faz e aja no sentido de superá-la (sem copiá-la, é claro!). Fique atento às tendências da economia e do próprio comportamento do consumidor. Invista em tecnologia, em máquinas modernas, em sistemas que integrem a empresa, em novos posicionamentos de mercado, em novas formas de se comunicar com a sociedade, em novos públicos a serem alcançados, em novos produtos, em novos serviços, enfim, em novidades. É o que as pessoas amam!
7. Procure ajuda especializada
Por fim, entenda que diagnosticar as causas de uma estagnação e encontrar as atitudes exatas que fazem com que uma empresa volte a crescer não são processos assim tão simples. O lado bom é que existem pessoas e empresas que oferecem consultorias justamente para identificar problemas e promover meios de resolvê-los.
O próprio coaching corporativo, por exemplo, identifica e trabalha questões corporativas de diferentes áreas: finanças, liderança, gestão de equipes, produtividade, vendas, tecnologia etc. Confiar no auxílio desses profissionais certamente é de grande auxílio.
É notável, portanto, que a estagnação de uma empresa pode ter diversas causas, bem como pode ter diferentes meios para ser superada. A criatividade, a inovação, a análise de processos internos, a ouvidoria aos diferentes públicos e a comunicação são as maiores forças que a empresa pode ter para enfrentar esse momento e recuperar o caminho do crescimento!
E você, querida pessoa, já passou por momentos de estagnação na sua empresa? De que maneiras você conseguiu superar esses obstáculos? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!