Qualquer pessoa já passou por momentos de desmotivação, desânimo e falta de vontade de dar o seu melhor na empresa em que trabalha, não é mesmo? Apenas não podemos permitir que esses dias se tornem regra, e não exceção. Se isso acontecer, a carreira do indivíduo será um sofrimento sem fim, e a própria produtividade da organização tende a sofrer uma queda considerável.
Nesse sentido, o team building é um conjunto de estratégias que tem justamente o objetivo de não deixar “a peteca cair” nas equipes de trabalho. A ideia é manter as pessoas cada vez mais unidas e cooperativas umas com as outras, de modo que todos se sintam membros daquele time.
Assim, a empresa consegue driblar esses períodos de desmotivação, auxiliando na construção de um clima organizacional mais agradável. Quer saber como isso é possível? Então, continue a leitura a seguir!
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O que é team building?
A expressão “team building” vem do inglês, sendo traduzida ao pé da letra como “construção de equipes”, em português. Na verdade, não se trata de uma construção propriamente dita, mas de um tipo de treinamento que fortalece as equipes, desenvolvendo cada um dos seus membros.
Esse treinamento não tem o objetivo de desenvolver capacidades individuais nos colaboradores, mas sim de estreitar e melhorar as relações existentes entre os membros da equipe. Um time unido e coeso é capaz de alcançar melhores resultados, justamente porque uns ensinam o que sabem aos outros, de modo que a experiência da troca é extremamente enriquecedora para esse convívio.
Esse processo é tão diferenciado, que nem sempre ocorre na empresa. Na verdade, o propósito do team building é a realização de atividades que não tenham nada a ver com o contexto de trabalho. Assim, os colegas podem ser levados a ambientes fora da empresa, onde podem praticar arvorismo, escalada, entre outros esportes que são praticados em equipe. Aqui, também entram as ações voluntárias e as competições internas da empresa (não associadas ao trabalho).
Qual a importância do team building nas relações entre colegas?
De que maneira o arvorismo em uma cidade do interior pode ajudar uma equipe de trabalho da cidade grande? Bem, quando as atividades são desenvolvidas com planejamento estratégico, elas permitem que os participantes desenvolvam, nesse contexto diferenciado, muitas das habilidades que podem ser utilizadas para resolver problemas de trabalho.
Aqui, estamos falando da liderança, da clareza de comunicação, da ajuda mútua, da organização, do planejamento estratégico, da gestão do tempo, da administração de recursos, entre outras competências. Sem falar que a atividade é muito divertida e oferece um dia diferente aos colaboradores.
O ato de passar um dia juntos em nome de um objetivo que une a equipe inteira favorece a troca de experiências e conhecimentos, o que aproxima ainda mais as pessoas envolvidas. Assim, fica mais fácil estabelecer relações de confiança, de responsabilidade e, quem sabe, de amizade e afeto.
Além do mais, por se tratar de uma experiência incomum, ela também oferece mais autoconhecimento às pessoas, que descobrem características e habilidades que nem imaginavam que tinham, bem como dificuldades e pontos de desenvolvimento. Quanto mais uma pessoa conhece a si mesma, mais ela se desenvolve e potencializa as suas forças, o que tende a fortalecer a equipe como um todo.
Qual a importância do team building na comunicação?
Você já reparou que, durante um jogo de futebol, os técnicos e jogadores conversam o tempo inteiro? Eles fazem isso antes de começar a partida, com a bola rolando, durante o intervalo e mesmo depois que o jogo termina. Isso acontece porque a comunicação é uma etapa fundamental no planejamento das atividades, nos ajustes durante a execução e na avaliação após a conclusão.
Por mais que as pessoas apresentem perfis comportamentais distintos, o trabalho em equipe demanda um mínimo de comunicação. É isso o que as atividades de team building promovem, estimulando o diálogo na resolução de problemas, no desenvolvimento de lideranças, na troca de experiências e na atenção aos detalhes.
As áreas de recursos humanos têm, cada vez mais, investido em atividades de team building, justamente para estimular o desenvolvimento de competências comportamentais tão essenciais ao trabalho em equipe. Isso fortalece os valores da empresa nos seus colaboradores, o que aumenta a harmonia dos times e, consequentemente, a produtividade que podem alcançar no dia a dia.
Quais atividades podem fazer parte de uma estratégia de team building?
Diversas atividades podem ser executadas para estimular nos funcionários de uma empresa o espírito de equipe. É possível trabalhar, por exemplo, com dinâmicas e jogos que exploram diferentes habilidades e que possam ser jogados em grupos. Esse tipo de competição, que não envolve o trabalho, ajuda as pessoas a exercitarem as suas competências e a se unirem cada vez mais para vencer o jogo.
O mesmo vale para as práticas esportivas. Um jogo de futebol, por exemplo, tem muito a nos ensinar sobre planejamento tático e estratégico, liderança, comunicação, delegação de funções, organização, motivação e força de vontade.
Outra opção que tem sido oferecida às empresas para desenvolver o trabalho em equipe é o envolvimento em ações voluntárias, como a criação de campanhas para a arrecadação de mantimentos destinados a instituições de caridade. Além disso, também é possível exercitar o espírito de equipe por meio do planejamento do próprio evento para a entrega do que foi arrecadado. Assim, tanto a campanha quanto a organização do evento atuam como ações que beneficiam o trabalho coletivo.
Qual é o papel da empresa nesse processo?
Para que as atividades de team building sejam um sucesso, é importante que a empresa utilize a sua criatividade e conheça bem os seus colaboradores, de modo que sejam selecionadas tarefas que de fato despertem interesse e engajamento. Além disso, a organização precisa definir as regras aos participantes, os objetivos a serem alcançados com esse treinamento e as habilidades que serão exercitadas.
Por mais divertida que seja, essa estratégia consiste, sim, em um treinamento corporativo que, portanto, precisa ser levado a sério. O importante é que, ao final da dinâmica, as equipes percebam o quanto puderam progredir e desenvolver habilidades essenciais no relacionamento interpessoal e no trabalho coletivo. Se isso for feito, o objetivo terá sido alcançado.
E você, ser de luz, já promoveu ou participou de alguma atividade de team building nas empresas pelas quais passou? Caso afirmativo, como foi a sua experiência? Caso negativo, como você imagina que esse tipo de atividade possa auxiliar as equipes das empresas? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!