Os processos seletivos são essenciais para o sucesso de qualquer organização, afinal de contas, é por meio deles que profissionais competentes e adequados às funções são selecionados. Por isso, esses processos têm se tornado cada vez mais precisos e analíticos, a fim de que formem equipes de trabalho mais competentes.

Nesse sentido, tem surgido um novo cargo dentro da área de recursos humanos: o tech recruiter, um profissional com conhecimentos em T.I. (tecnologia da informação) e que os emprega especificamente nos processos de recrutamento e seleção de profissionais.

Mas quais são as funções desse profissional? Como a tecnologia auxilia na contratação e na retenção de colaboradores? Quais são os benefícios que a presença desse profissional no time de RH oferece? Neste artigo, vamos desvendar o que está por trás dessa profissão ainda desconhecida da maioria. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

Tech recruiter: quem é esse profissional?

O tech recruiter, também conhecido como recrutador técnico, é um profissional com elevados conhecimentos em tecnologia e que, por este motivo, pode tanto utilizar esses conhecimentos para contratar colaboradores especificamente para esse setor (T.I.), como também pode empregar os seus saberes para tornar mais eficazes os processos de recrutamento e seleção de todas as áreas da empresa.

Nem sempre os recrutadores tradicionais do RH têm o conhecimento necessário para avaliar os candidatos às vagas em tecnologia, já que elas demandam conhecimentos em ferramentas e linguagens de programação muito específicos, que não são de conhecimento da maioria das pessoas. Por isso, a presença desse profissional facilita as triagens e as avaliações dos candidatos, permitindo que alguém verdadeiramente competente seja contratado.

Esse profissional deve unir os conhecimentos em tecnologia com as noções clássicas de recrutamento e seleção de recursos humanos, como a compatibilidade técnica com a vaga e a compatibilidade comportamental com a cultura organizacional. Segundo um estudo conduzido pelo PageGroup (2021), esse profissional tende a ganhar entre R$4 mil e R$14 mil, dependendo do tamanho da organização.

O que faz um recrutador técnico?

PSC

O recrutador técnico é responsável pelas seguintes funções, dentro das empresas:

  • Utilizar tecnologias avançadas na triagem dos currículos recebidos;
  • Realizar entrevistas para conhecer os saberes de cada candidato;
  • Desenvolver estratégias que aperfeiçoem os processos seletivos, de acordo com as particularidades de cada vaga (dinâmicas, testes práticos etc.);
  • Conversar com os gestores das áreas responsáveis pelas vagas, a fim de compreendê-las em profundidade;
  • Elaborar descrições de vagas que sejam completas e objetivas;
  • Divulgar as oportunidades de emprego abertas na empresa, por meio dos canais mais estratégicos de comunicação;
  • Acompanhar os grupos e comunidades dos profissionais de tecnologia;
  • Atualizar os próprios conhecimentos acerca das práticas mais modernas, tanto em tecnologia como em recursos humanos.

Quais são os benefícios da contratação desse profissional para as empresas?

Agora que você já sabe quem é o tech recruiter e qual é o papel desse profissional, confira os benefícios de tê-lo dentro das organizações.

1. Processos seletivos mais eficazes

Esse profissional possui elevados conhecimentos em recursos humanos e em tecnologia. Portanto, ele é capaz de adotar as ferramentas mais modernas e de incluí-las nos processos de recrutamento e seleção, elaborando as vagas, divulgando-as estrategicamente e promovendo uma triagem precisa dos currículos recebidos, por meio de operações mais digitalizadas e acessíveis a toda a empresa.

Além disso, esse profissional é extremamente importante para a seleção de novos colaboradores especificamente para a área de T.I., que conta com conhecimentos e linguagens próprias — que não são de conhecimento da maioria dos profissionais de recursos humanos.

2. Elevação da produtividade dos funcionários

Como esse profissional consegue obter funcionários mais qualificados para compor o quadro da empresa, é natural que a produtividade das equipes seja beneficiada. Todos são cuidadosamente selecionados, de modo que apenas os mais capacitados são contratados, compondo times de qualidade e excelência.

Além disso, boas contratações tornam o próprio clima organizacional mais positivo, já que a tendência é que ótimos resultados sejam alcançados. Em consequência disso, a rotatividade de funcionários (o popular turnover) diminui, favorecendo a retenção de talentos. Assim, a organização conta com times profissionais alinhados às demandas e aos interesses da empresa — com competência para agir!

3. Mais agilidade na contratação de novos colaboradores

Os processos de seleção que contam com o auxílio da tecnologia não são apenas mais eficazes, mas também mais rápidos. As ferramentas empregadas permitem saber rapidamente se um candidato é adequado à vaga em questão ou não.

Em consequência da precisão desses processos, toda a área de recursos humanos ganha mais agilidade ao recrutar e selecionar colaboradores. Além disso, a reposição rápida das vagas abertas na empresa recupera prontamente a produtividade das equipes, ao mesmo tempo em que promove em toda a organização uma importante economia de recursos, já que os processos seletivos não são tão longos.

Quero ser um tech recruiter: o que devo fazer?

Se você deseja trabalhar como recrutador técnico, deve ser um profundo estudioso de tecnologia e linguagens de programação, que são os diferenciais desse profissional. Não se trata de uma área substituta aos recursos humanos, mas sim de um complemento, que caminha lado a lado com ela.

Assim, esses profissionais costumam ter formação em T.I., mas com especializações ou MBAs em recursos humanos, gestão de pessoas, enfim, cursos dessa área. É fundamental integrar os dois saberes para tornar-se competente nessa função. Os cursos e as especializações fazem toda a diferença nesse sentido.

Como você pode perceber, a tecnologia e os recursos humanos estão cada vez mais integrados entre si, sendo que o tech recruiter é a personificação dessa integração. Certamente, veremos cada vez mais recrutadores técnicos participando das empresas, contribuindo com os seus conhecimentos em tecnologia na seleção e na construção de times profissionais altamente capacitados.

E você, ser de luz, já pensou em ser um tech recruiter? O que pensa sobre essa profissão nas empresas? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!