Você já percebeu que existem diferentes tipos de empreendedores no mercado? Empresários que comandam seus negócios com estratégias e estilos distintos, mas que têm o sucesso em comum. Será que você se encaixa em um desses tipos e será que está usando as características mais marcantes do seu perfil a favor do seu negócio? Continue lendo para conhecer com mais detalhes e trabalhe com mais foco em fazer o seu melhor!

Conheça 10 tipos de empreendedores e suas características mais marcantes

Leia com atenção os perfis empreendedores que apresentarei abaixo e tente descobrir com qual deles você mais se identifica.

1 – Empreendedor cooperado

Trata-se de um tipo de empreendedor que possui produção autônoma, mas vinculada a uma empresa ou comunidade. Apesar de ser dono da sua força de trabalho, ele atua em conjunto com algum tipo de empreendimento e o sucesso do último se reflete diretamente em seu próprio sucesso. Essa parceria costuma ser firmada por meio de contrato.

O empreendedor desse perfil em geral possui acesso a poucos recursos e não costuma se expor a muitos riscos no mercado. Também se destaca por desenvolver um trabalho em equipe bastante consistente. Podem se encaixar essa categoria costureiros, ilustradores, artesãos, redatores e outros profissionais que atuam como freelancers.

2 – Empreendedor social

Sabe aquele empreendedor que deseja mudar o mundo com o trabalho realizado pelo seu negócio? Esse é o empreendedor de perfil social, assim como outros perfis empresariais, ele busca ter uma empresa potencialmente rentável e de sucesso, mas também deseja trabalhar com algo que contribua positivamente para outras pessoas.

Geralmente, é alguém de perfil bastante visionário e que possui facilidade de trabalhar com grandes equipes. Os empreendimentos sociais costumam seguir uma linha mais sustentável e atendem a públicos carentes de algum tipo de solução para suas vidas, como portadores de necessidades especiais, moradores de comunidades carentes, entre outros. Há inúmeras áreas em que esses empreendedores podem atuar e contribuir para um mundo melhor.

3 – Empreendedor franqueado

Optar por abrir uma unidade franqueada de um negócio de sucesso pode não ser entendido como uma ação empreendedora por parte do mercado, mas exige espírito de liderança e desejo de estar à frente de uma cadeia produtiva.

Em geral, o empreendedor franqueado é aquele que possui o desejo de estabilidade com retorno consistente mensal, ainda que tenha seu próprio empreendimento. Esse é um perfil que não faz grandes considerações a respeito de ampliação do negócio em médio e longo prazo. Atualmente, é um dos perfis empreendedores mais presentes no mercado.

4 – Empreendedor franqueador

O empreendedor franqueador é aquele que está do outro lado da moeda do empreendedor franqueado. Um depende do outro para alcançar o sucesso, porém, têm perfis bem distintos. Dentre as características mais marcantes do franqueador estão uma visão mais ampla, com foco na criação de um modelo de negócios potencialmente replicável e busca pela satisfação do consumidor.

5 – Empreendedor informal

Um tipo de empreendedor muito comum no Brasil, o informal, é aquele que geralmente cria seu próprio negócio como resposta a uma necessidade e não a um desejo de se tornar um empresário, ele trabalha por si mesmo e não busca a formalização. A ideia central desse tipo de empreendimento é ter retorno rápido e normalmente não há um planejamento para consolidação e ampliação.

As características mais marcantes do informal é não correr riscos e não trabalhar com uma estrutura de gerenciamento. Embora seja um empreendedor que trabalha focado apenas no presente, é possível que, em alguns casos, esse tipo de negócio prospere, tudo depende da qualidade do produto/serviço.

Alguns exemplos de iniciativas empreendedoras informais são a venda de doces feitos em casa, oferta de conserto de eletrodomésticos ou de reforma de roupas na garagem de casa, entre outros.

6 – Empreendedor público

Um perfil que pode ser comparado com o empreendedor social e cooperativo, aliando as características mais marcantes de ambos, como buscar direcionar seu trabalho para o bem comunitário e gostar de atuar em equipe. O ponto diferencial está no fato de que esse empreendedor aplica suas ações no setor público.

Um exemplo pertinente é de funcionários do setor público que, ao identificarem uma oportunidade para melhorar serviços básicos e essenciais, utilizam os recursos que estão à sua disposição para conquistar melhores resultados.

7 – Empreendedor individual

A diferença essencial entre o empreendedor informal e o individual é a regularização do negócio. Ambos se dedicam a trabalhar por conta própria para a sua sobrevivência, no entanto, o individual busca por formas de regularizar sua empresa através do registro de MEI (Microempreendedor Individual) ou outra categoria.

Também é necessário mencionar que esse perfil tende a se atualizar para oferecer ao mercado algo alinhado com as demandas geradas pelo mesmo. Podem ser citados como exemplos de empreendedores individuais contadores, advogados, consultores, entre outros.

8 – Empreendedor corporativo

Aquele profissional dos sonhos de toda e qualquer empresa, trata-se de um indivíduo focado em fazer o seu melhor e desenvolver novas ideias e soluções para a companhia em que está. Mesmo que não seja o dono do negócio, ele se dedica ao seu crescimento e encontra realização em ser um funcionário de grande valor dentro do quadro de recursos humanos.

9 – Empreendedor focado no conhecimento

Figura empreendedora que dá grande valor a aquisição de conhecimento e aperfeiçoamento de sua atuação profissional. Esse empreendedor irá se dedicar muito a se tornar o melhor em seu segmento de atuação antes de abrir sua empresa. A grande realização para ele é que o público consumidor o procure pela sua expertise e não porque oferece um preço mais em conta.

Os ganhos obtidos profissionalmente são tão relevantes para ele quanto os ganhos pessoais, aliás, eles estão fortemente relacionados. Empreendedores que criam produtos ou soluções inovadoras se encaixam nessa categoria, o reconhecimento por seus feitos profissionais é o que alimenta sua ambição.

10 – Empreendedor por paixão

É aquele empreendedor que passou anos traçando a sua entrada no mercado e que, em geral, é visto como um gênio por ter vislumbrado uma oportunidade que estava invisível até a sua chegada. Um perfil que se diferencia do individual e do informal por não estar empreendendo por necessidade, mas sim por paixão pelo produto/serviço que está desenvolvendo.

A ambição é a principal marca do perfil desse empreendedor que deseja, acima de qualquer coisa, mostrar ao mundo o seu grande feito empresarial. O sucesso financeiro é uma consequência que geralmente o acompanha.

Gostou de conhecer mais sobre os tipos de empreendedores? Qual é o seu perfil? Comente a respeito abaixo!