Se você acessar o site de basicamente qualquer empresa, não será difícil encontrar os valores daquela organização. Eles são, basicamente, os princípios que conduzem todas as atividades executadas ali. No entanto, não só as empresas precisam de valores. As pessoas também têm essa necessidade.

Valores humanos são os princípios éticos e morais que orientam um indivíduo na sua forma de pensar, falar, tomar decisões e agir no seu dia a dia. É importante ter esses valores para que possamos conviver em sociedade de forma pacífica, justa, harmônica e honesta.

Os valores humanos são discutidos desde a Antiguidade, sendo que eles tendem a variar de acordo com diferentes sociedades, culturas e épocas. Todavia, alguns deles são universais e precisam ser colocados em prática por todo e qualquer indivíduo. Na sequência, você vai conferir 7 desses poderosos valores para adotá-los como pontos de orientação para a sua conduta. Preparado? Então, siga em frente e conheça-os!

1. Respeito

O respeito é um dos mais básicos valores humanos. Basicamente, ele consiste em viver de uma maneira que não agrida os direitos do outro, permitindo a ele ser como é. Isso significa que precisamos lidar adequadamente com as diferenças, compreendendo que o outro nem sempre pensará como nós, mas que isso não precisa ser motivo de discórdia.

Vivemos em sociedade, de modo que é preciso respeitar os outros a fim de manter a convivência em harmonia. Isso envolve também ser leal e obedecer às regras existentes nessa sociedade, com o objetivo de preservar os direitos de todos os que nela vivem.

2. Honestidade

Ser honesto significa obedecer às regras vigentes em uma determinada sociedade, dizer a verdade e cumprir as suas obrigações, de acordo com os princípios éticos. As empresas praticamente não colocam “respeito” e “honestidade” entre os seus valores, tendo em vista que eles são obrigatoriedades óbvias, e não diferenciais competitivos.

PSC

A honestidade, porém, não consiste apenas em ser verdadeiro e respeitoso em relação ao outro, mas também consigo mesmo. Se um indivíduo é leal aos seus princípios e não os modifica como bem entende, ele está sendo honesto dentro de si mesmo, o que também é essencial para uma consciência limpa e íntegra.

3. Humildade

Ser humilde significa reconhecer que todas as pessoas vêm ao mundo com diferentes características, de modo que enquanto umas são boas em algumas coisas, outras são boas em outras coisas. O importante é reconhecer que todo mundo tem o seu valor e que ninguém é superior a ninguém.

A humildade, portanto, é um antídoto à arrogância e à prepotência, pois permite que o indivíduo reconheça também as suas próprias falhas e aja no sentido de consertá-las. Isso possibilita que a pessoa compreenda a sua incompletude, a sua necessidade do outro e a sua capacidade de aprender com novas experiências.

4. Empatia

A empatia é um dos valores dos quais mais se tem falado nos últimos tempos. De fato, ele é importantíssimo, pois consiste em colocar-se mentalmente no lugar do outro para compreender o seu ponto de vista, os seus sentimentos, os seus pensamentos e as suas atitudes. Isso nos ajuda a entender que cada pessoa é de um jeito e que só estando exatamente naquela situação para saber como nós agiríamos.

Isso evita, por exemplo, a vontade de julgar os outros. Assim, a empatia nos torna mais compreensivos com realidades que não são nossas e nos afasta momentaneamente do nosso próprio ponto de vista. Dessa forma, ela nos ajuda a ser mais humildes, considerando a existência e a importância do outro. Quando somos empáticos, agimos com o próximo da mesma maneira que gostaríamos que agissem conosco, o que evita os conflitos e fortalece as relações humanas.

5. Senso de justiça

O senso de justiça é a nossa capacidade de avaliar se uma situação é justa ou não, desenvolvendo meios para corrigir o que for considerado injusto. Sendo assim, esse valor é importante para que possamos identificar e defender os nossos direitos quando eles são violados. É o caso de alguém que sofre uma discriminação de algum tipo e recorre aos meios legais para denunciar o evento que sofreu.

O senso de justiça, entretanto, não é apenas um instrumento de defesa individual, mas também para defender o outro. Assim, se você perceber que alguém sofre uma injustiça, esse princípio fará com que você se manifeste em defesa daquele indivíduo para solucionar a questão.

6. Educação

O conceito de educação pode ser compreendido de duas maneiras. Podemos falar, inicialmente, na educação formal, ou seja, nos conhecimentos adquiridos nas escolas e universidades. O conhecimento ajuda as pessoas a tomarem decisões mais úteis e inteligentes, auxiliando no progresso geral da humanidade.

Contudo, o mais comum é que a educação enquanto valor se refira à capacidade que as pessoas têm de serem respeitosas, amáveis e cordiais, sem invadir o espaço do outro e sempre utilizando as chamadas “expressões de educação”, como “por favor”, “obrigado(a)”, “com licença”, entre outras. São boas maneiras que expressam respeito e consideração pelos outros indivíduos.

7. Solidariedade

Por fim, a solidariedade consiste em fazer o bem em direção ao outro, mesmo que essa não seja uma obrigação. São gestos que levam paz e alegria ao próximo, sobretudo a quem estiver precisando — por compaixão, por respeito, por empatia, por senso de justiça, enfim, como consequência dos demais valores já citados aqui.

Trata-se de um interesse genuíno em ajudar o outro, sem esperar nada em troca. Ser solidário é algo que pode se manifestar de diferentes maneiras, como: visitar uma pessoa doente, consolar alguém que sofre, fazer doações materiais ou simplesmente prestar auxílio a alguém que tenha dificuldade em algo, entre outras boas ações.

Como você pode perceber, os valores humanos são princípios que tornam a vida em sociedade mais fácil, pacífica e tranquila. A vida em coletividade não é fácil, já que cada um protege o que é seu e que nem sempre sabemos conviver com as diferenças. No entanto, quanto mais esses valores forem defendidos, divulgados e colocados em prática, mais alcançaremos uma vida de paz e harmonia.

E você, ser de luz, quais são os seus valores de vida, colocados em prática no seu dia a dia? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!