O ambiente de trabalho pode ser bastante estressante e, por isso, saber como ficar em silêncio é uma forma inteligente de aumentar a sua concentração e produtividade. Pesquisas demonstram que o silêncio no trabalho é um fator determinante para profissionais com melhor desempenho. A grande dificuldade está em como estabelecer esse silêncio evitando perturbações de outros colegas e dos estímulos do ambiente.

Neste sentido, eu listei três dicas poderosas de como ficar em silêncio no trabalho de maneira simples. Não se preocupe que você não será considerado antissocial pelos colegas e nem terá que fazer nada impossível.

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Confira 10 Dicas de Como Ficar em Silêncio no Trabalho e seus Benefícios!

Antes de conferir as dicas de como ficar em silêncio é bom saber qual a importância desse estado de relaxamento mental. Desenvolver atividades de trabalho pode ser bastante extenuante para o cérebro e para o corpo, então a recomendação é conseguir se desconectar ao máximo de outros estímulos.

Ter momentos de silêncio é importante para direcionar os seus pensamentos para a tarefa que está realizando e para a redução do estresse.

1 – Evite Conversas de Temas Pessoais

A principal dificuldade em manter o silêncio no trabalho é evitar conversas de cunho pessoal. As pessoas se mostram mais abertas para comentar sobre o churrasco do final de semana e o jogo do seu time do coração do que assuntos profissionais, começando conversas que se estendem. Durante o trabalho evite esses tipos de assuntos com frequência, mas claro que durante o almoço nada impede que você e seus colegas conversem e discutam questões pessoais e gerais.

2 – Estabeleça uma Hora de Trabalho Contínuo

Ninguém gosta de ficar sobrecarregado, não é mesmo? Então converse com os seus colegas sobre os benefícios de estabelecer uma hora de trabalho contínuo, em que o objetivo é ficar em silêncio e produzir. Cheguem a um acordo de que vocês não irão falar mais do que o necessário e focar apenas na atividade que está sendo realizada. Esse período pode ser estendido de uma para duas ou três horas. Nos outros momentos do dia de trabalho vocês podem tentar manter esse ritmo.

3 – Aprenda a Ouvir o Silêncio

O motivo pelo qual as pessoas dizem preferir trabalhar com algum barulho de fundo, seja uma música no trabalho ou conversa de outras pessoas, é que se sentem incomodadas com o silêncio. Aprender como ficar em silêncio é, também, aprender a ouvir na essência o que está compreendido nos momentos silenciosos. Mesmo que nos esforcemos, nunca estaremos longe da produção de sons. A dica é conseguir se distanciar do ambiente físico em que se está algo que só é possível se você reduzir os estímulos de som à sua volta.

4 – Use seu fone de ouvido

Trabalhar com o fone de ouvido é outra estratégia que pode ajudar a evitar com que outros colegas conversem com você. Ele vai perceber que você está precisando ficar focado no que está fazendo, por isso, optou por escutar alguma música ou algum áudio pertinente ao próprio trabalho que está executando no momento. 

5 – Pratique inteligência emocional

A inteligência emocional é uma ferramenta que ajuda a centrar e estar no controle de suas emoções. Quem tem o nível de inteligência emocional alto, sabe o momento certo de falar, de se posicionar. Sabe tirar proveito desse estado emocional controlado e se portar com o outro. 

6 – Respeito o outro

Respeitar os seus limites, saber que quando termina o seu começa o do outro. Estabeleça intervalos de descanso e aproveite para conversar com seus colegas nesse momento. É muito invasivo e deselegante começar a bater papo com o colega do lado sem saber se ele está concentrado na tarefa que precisa entregar. 

7 – Pratique Mindfulness 

A prática do mindfulness ajuda e muito a aprender ficar em silencio. Existem muitos exercícios nesse método para isso. Aprender a ouvir os sons dos pássaros, do vento, do mar, por exemplo, e focar sua mente apenas nesses sons faz com que você se desligue de tudo e comece a centrar no “aqui e agora”. Esses exercícios vão te ajudar a ficar em silencio, prestar atenção até quando seu silencio precisa permanecer, ou seja, você terá mais controle.

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8 – Respire

Respiração é tudo! Já percebeu que quando está nervoso sua respiração fica mais ofegante. Então! Comece a fazer exercícios de respiração. Sente-se num lugar confortável e se coloque numa posição confortável. Respire subindo, profundamente, jogando o ar para o topo da cabeça. Expire descendo, jogando o ar para o ventre. Quando inspirar imagine coisas boas acontecendo, quando expirar, jogue fora todos os pensamentos que lhe fazem mal. Respirar concentra. Bom para acalmar e falar na hora certa. 

9 – Faça meditação

Meditar é ótimo para evitar o estresse, ficar mais centrada e comedida. Faça meditações, ioga, minfulness, etc. Quem tem o hábito de meditar é uma pessoa mais calma. No trabalho consegue desempenhar suas funções com mais tranquilidade, sem se sobrecarregar com tarefas e mantendo-se mais em silencio.

10 – Evite Fofocas

Evitar fofocas vai te fazer manter mais reservado. As pessoas vão perceber que você não está disponível para esse tipo de conversa e vai diminuir as chances de interrupções do trabalho para conversas nada profissionais. 

Gostou das dicas de como ficar em silêncio no trabalho? Então aproveite para compartilhar esse artigo com os seus amigos.

 

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