Em tempos de crise, conhecer estratégias de como conseguir um emprego é ainda mais importante, pois, com aproximadamente 10 milhões de desempregados, a concorrência por um novo emprego aumenta consideravelmente.  Por isso mesmo, os profissionais que estão em busca de uma oportunidade precisam ser ainda mais inteligentes, tanto ao procurar um trabalho, como no momento de se apresentarem nas entrevistas de emprego.

E se a concorrência está ainda mais acirrada, conseguir um emprego é ainda mais desafiante, porém, não é impossível. Existem boas formas de aumentar as suas chances de sucesso. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você consiga identificar essas oportunidades e aproveitá-las da melhor maneira. Continue lendo e saiba mais!

8 dicas de como conseguir um emprego

Para aumentar as suas chances de sucesso ao buscar o seu emprego novo, confira as nossas dicas e esteja atento ao que você pode fazer.

1. Cadastre-se em bancos de vagas

Muitas empresas colhem nos seus sites ou diretamente no seu departamento de Recursos Humanos os currículos dos profissionais para terem um banco de dados e, quando a oportunidade surgir, chamar os candidatos para os seus processos seletivos.

Diante disso, selecione as empresas nas quais gostaria de trabalhar, envie o seu currículo ou deixe-o com o responsável da organização pela coleta. Fique atento aos sites das empresas, pois eles geralmente contam com um campo chamado “trabalhe conosco”. É por ali que você pode entrar em contato com a empresa e enviar o seu currículo.

2. Faça networking

Outra forma de aumentar as suas chances de sucesso é consultando os seus amigos, familiares, contatos e ex-contatos de trabalho para verificar se alguém sabe de alguma vaga ou mesmo se poderia indicá-lo para alguma empresa.

Muitas vezes, essas pessoas, com quem já trabalhamos ou que são mais próximas de nós, também podem nos informar sobre vagas ou mesmo nos indicar para uma oportunidade. Por isso, ative a sua rede de contatos, perguntando se algum conhecido pode ajudá-lo na sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho. É por isso que ressaltamos com tanta frequência a importância do networking (ativação dessa rede).

3. Cadastre-se em sites especializados

PSC

Outra forma muito eficaz de aumentar as suas chances de conseguir um novo emprego é se cadastrando em sites especializados como a Catho (pago), Infojobs, Manager, Indeed, 99jobs e Sine, por exemplo. Essas plataformas fazem a conexão entre os profissionais e as empresas que têm vagas abertas.

Dentro dessas páginas, tanto você pode se candidatar às vagas, como também as organizações podem ver e se interessar pelo seu currículo e chamá-lo para entrevistas. Por isso, mantenha o seu cadastro nesses sites o mais completo possível atualizando-o sempre que necessário.

4. Fique atento às redes sociais

Nos últimos tempos, também tem se tornado muito comum as empresas usarem as redes sociais para comunicarem as suas vagas nos grupos de emprego. Isso geralmente ocorre em páginas de uma determinada área especializada (grupos de administração, psicologia ou marketing, por exemplo).

Canais como o Facebook e LinkedIn são muito utilizados para essa finalidade, especialmente o último — que é uma rede exclusivamente profissional. Portanto, se você não participa ainda de nenhum grupo de emprego ou de profissionais, trate de se conectar a eles, pois ali podem surgir boas oportunidades gratuitamente.

5. Elabore um bom currículo

Se você está procurando qualquer tipo de trabalho, ou seja, oportunidades em atividades diferentes, saiba que é bom fazer um currículo para cada tipo de vaga, isto é, apenas com as experiências e competências que tenham congruência com o que é exigido para cada emprego.

Por outro lado, se o seu foco é manter-se na sua área de formação, basta apenas fazer um bom currículo, que apresente quem você é, que exiba os seus diferenciais e que seja atrativo aos selecionadores, aumentando as suas chances de ser chamado para entrevistas de emprego. Um bom currículo deve conter os seus dados pessoais, a sua formação, os seus cursos complementares, as suas experiências profissionais prévias e as suas principais competências técnicas e comportamentais.

6. Realize cursos

Outra dica importante é que você enriqueça o seu currículo e fortaleça os seus conhecimentos e as suas habilidades profissionais. Para isso, é essencial que você participe de cursos, treinamentos e workshops. São oportunidades fundamentais para você aprender novos idiomas, fortalecer os seus conhecimentos teóricos, aprimorar a prática da sua profissão e dominar ferramentas (como programas de computação).

Isso deve ser feito continuamente, mas, sobretudo, na busca por um novo emprego. A capacitação contínua revela que você não é um candidato “parado no tempo”, mas alguém que gosta de se atualizar, o que é visto com bons olhos pelos recrutadores.

7. Diversifique as suas experiências

Se você tiver pouca ou nenhuma experiência no mercado de trabalho, não desanime. Você pode colocar no seu currículo outras informações que possam demonstrar os seus conhecimentos e habilidades.

Organização de eventos, participação em competições esportivas ou de conhecimentos específicos, trabalhos voluntários, aulas particulares, estágios, intercâmbios — tudo isso pode ser utilizado para enriquecer o seu currículo. Em momentos de desemprego, recorra também a essas atividades para manter-se intelectualmente ativo.

8. Treine para entrevistas

Por fim, é importante saber que, após ter o seu currículo selecionado para processos seletivos nas empresas, elas provavelmente o chamarão para a realização de testes teóricos, dinâmicas práticas e entrevistas (tanto com profissionais de recursos humanos quanto com os gestores da área em que você pretende atuar).

Por isso, por que não pedir para que um amigo simule uma entrevista de emprego com você? Assim, você poderá treinar falar sobre si mesmo, sobre as suas experiências prévias, sobre os seus objetivos profissionais, sobre os seus pontos de desenvolvimento etc. Uma dica muito importante nas entrevistas é administrar a sua ansiedade, além de, é claro, pesquisar bastante sobre a empresa em questão.

Como podemos perceber, estas 8 dicas de como conseguir um emprego são fáceis de serem colocadas em prática, mas tudo depende do seu foco e da sua atitude. Cadastre o seu currículo em sites, fique atento às vagas nas redes sociais, fale com os seus conhecidos e mantenha-se firme e confiante, pois, certamente, logo uma boa oportunidade de emprego chegará até você. Sucesso!

E você, querida pessoa, tem mais alguma dica para compartilhar com quem estiver na busca por um emprego? Qual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!